SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MPEs- SUSTENTABILIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MDL
Advertisements

68ª SOEEA Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Brasileiro
IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
I Curso de Nivelamento em Manejo de Sementes Florestais
Relatório de Finalização do Projeto RFP
Conservação e desenvolvimento sustentável
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
Registro – 21 de outubro de 2009
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA.
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Mercado de Serviços Ambientais
DIÁLOGO BRASIL – UNIÃO EUROPEIA SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
Agricultura e os Serviços Ecossistêmicos: Integrando Agroecologia com pagamentos para Serviços Ecossistêmicos em Paulo Lopes Joshua Farley, PhD University.
Universidade de Cuiabá Faculdade de Arquitetura
Produtor rural Identificação e Criação de Oportunidades
Pagamento por Serviços Ambientais: discussões e aplicações sobre o Sistema PSA (aula 1) Rafael Vieira Economista(UFRuralRJ). Especialista em Economia Internacional.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS de outubro de 2011 “Diretrizes para o Turismo Sustentável/LN”
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Gerhard Valkinir Cabreira
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Restauração de Habitats
Híbridos de Arroz – Presente e Futuro
Floresta Nacional de Caxiuanã
Problema 3 Turma 1. 1) Descrever os serviços (de 10 a 20) dos ecossistemas da paisagem de seu tema. 2) Categorizar (em classes) estes serviços em função.
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Estratégias para a Amazônia
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Os Fins Desejáveis e as Características Físicas dos Recursos Joshua Farley, PhD University of Vermont Community Development and Applied Economics & Gund.
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
Economia Ecológica e Pagamentos para Serviços Ecossistêmicos Joshua Farley, PhD University of Vermont Community Development and Applied Economics & Gund.
Pagamentos para Serviços Ecossistêmicos: Sustentabilidade, Justiça e Eficiência Seminário Estadual sobre Pagamentos por Serviços Ambientais 18 e 19 de.
Economia Ecológica e Pagamentos para Serviços Ecossistêmicos Joshua Farley, PhD University of Vermont Community Development and Applied Economics & Gund.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
A Iniciativa Verde e o Programa Nascentes Roberto Resende São Paulo, 27/10/2015.
SERVIÇOS AMBIENTAIS PRESTADOS PELAS FLORESTAS: DESMATAMENTO EVITADO COMO FERRAMENTA DE REGULAÇÃO CLIMÁTICA (REDD) Rodrigo de Almeida – Biólogo Instituto.
Pagamentos para Serviços Ecossistêmicos: Sustentabilidade, Justiça e Eficiência Joshua Farley, PhD University of Vermont Community Development and Applied.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Transcrição da apresentação:

SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010

Serviços Ambientais: Desafios e Oportunidades Mudanças Globais e Serviços Ambientais; Produção; Carbono; Água; Biodiversidade; A Conservação da Variabilidade Genética Regional; A Polinização; A Beleza Cênica e a Proteção de Identidade Geográfica; Outros Serviços Ambientais dos Ecossistemas; Perspectivas para o Futuro

I - Mudanças Globais e Serviços Ambientais Recursos Naturais: A base de recursos naturais, os ecossistemas e sua relação com os Serviços Ambientais –O impacto do aumento da população na disponibilidade de áreas para agricultura e assentamento humano; –O impacto na biodiversidade; –O impacto nos recursos hídricos; –O impacto nos recursos atmosféricos Serviços Ambientais: Conceito –Grupos e tipos de serviços ambientais As ações institucionais mundiais As ações institucionais nacionais

II - Produção Os Fatores de Produção Produção e Sociedade – Função social da produção Distribuição de usos da terra e disponibilidade de Áreas Agriculturáveis no Mundo: –Agricultura –Pecuária –Biocombustíveis Florestas Pegada Ecológica O Desenvolvimento Sustentável dos Cenários Rurais – Índice de Sustentabilidade

III - Carbono Mudanças Climáticas Globais UNFCCC, IPCC, Protocolo de Quioto e Mercados de Carbono DCP e LB/M Estudo comparado de metodologias florestais de MDL Como preencher um DCP Ciclo dos projetos de MDL e dos mercados voluntários –Programa de Atividades - PoA As empresas e as mudanças climáticas globais Inventários Corporativos de GEE Neutralização de GEE com projetos Florestais, Agroflorestais e Silvipastoris A madeira e a mitigação das mudanças climáticas globais Estudo comparado de casas de interesse popular de 52 m2 de madeira e tradicionais Certificação de carbono

IV - Água As Plantas e a água; Distribuição de água pelo mundo; Água Verde, Água Azul, Água Virtual e Água Cinza Ciclo da água, os Ecossistemas e os serviços ambientais relacionados com a qualidade e a quantidade de água Bacias hidrográficas e Estratégias de PSA de água Os sistemas de Pagamento por Serviços Ambientais da água Estudos de Caso pelo Mundo Estudos de Caso no Brasil Produtor de água – como participar A Pegada Hídrica, Inventário Hídrico e Certificação de água

V- Biodiversidade O que é biodiversidade? A CDB e o GEF Unidades de Conservação Estratégias de Uso da Terra e biodiversidade –Sistema Silvipastoril –Mosaicos de UCs Valor econômico e Estudos de Caso O Programa de Compensação da Biodiversidade nos Negócios – BBPO (Business and Biodiversity Offsetting Program) –Como preparar a empresa, analisar a oportunidade –Estudo de Caso O sistema de certificação LIFE

VI – Conservação da Variabilidade Genética Regional Respostas genéticas às mudanças climáticas globais Variabilidade genética regional Estratégias de conservação da variabilidade genética regional –Estudo de Caso A distribuição territorial das espécies florestais –Proposta Bosque de sementes nativas e sistema silvipastoril – bancos ativos de germoplasma Estratégias para o desenvolvimento de projetos para remuneração ou pagamento pelo serviço ambiental de conservação da variabilidade genética regional

VII – Polinização Tipos de polinizadores Importância dos Polinizadores na silvicultura e agricultura –Iniciativas globais de polinizadores Valoração dos serviços ambientais de polinização Estudos de caso Estratégias para desenvolvimento de projetos para remuneração ou pagamento pelo serviço ambiental de polinização

VIII – Beleza Cênica e Proteção de Identidade Geográfica Beleza Cênica e Cenários Rurais –Componentes da paisagem ou cenário rural Valor da beleza cênica nos cenários rurais Design e Planejamento da Paisagem Arquitetura Florestal A Propriedade Intelectual da Proteção de Identidade Geográfica Estudo de Caso Global Estudo de Caso Brasil Certificação de Identidade Geográfica

IX – Outros Serviços Ambientais dos Ecossistemas Habitat para Biodiversidade Recreação e Ecoturismo Cultural Religioso Controle de erosão Fixação de toxinas e recuperação de solos Prevenção e Controle de Doenças Crônicas: sedentarismo, obesidade mórbida etc; Transmissíveis: Malária, gripe aviária etc Outros: –Aumento da capacidade de filtragem dos solos; –Aumento da capacidade de trocas iônicas dos solos; –Barreira: poluição – visual, sonora, atmosférica etc –Inspiração – livros, filmes, poemas etc;

X – Perspectivas para o Futuro Produção e integração florestal Cadeias de Prestação de Serviços Ambientais Indicadores de Prestação de Serviços Ambientais Marketing de Serviços Ambientais –Certificações; –Rotulagem Economia de Restrição de Carbono Arranjos de Prestadores de Serviços Ambientais Locais – APSAL PSA no Futuro

Obrigado!