“A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ICMS ECOLÓGICO INVESTIMENTO EM PRESERVAÇÃO
Advertisements

CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Aroldo Correa da Fonseca
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Unidade de Pesquisa do Governo Federal
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
Conservação e desenvolvimento sustentável
SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ÁREAS PROTEGIDAS
ICMS Ecológico Pagamento por serviços ambientais prestados pelas áreas protegidas Wilson Loureiro – IAP / UFPR Simpósio Nacional de Áreas Protegidas -
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Gestão Ambiental Aplicada
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
Sistema Nacional de Unidades de Conservação SNUC
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Gerente da Gestão Ambiental – PMM Presidente da ANAMMA-RN
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
Unidades de Conservação
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
Manejo de Recursos Naturais
Representatividade das Unidades de Conservação Integral - PESC
ICMS ECOLÓGICO Andrea Franco de Oliveira
LIMITAÇÕES À ATIVIDADE URBANÍSTICA MUNICIPAL
Política Nacional de Meio Ambiente
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
Análise das Principais Leis Ambientais Existentes no País
Disciplinas: Ecologia da Conservação e
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Gestão Territorial de Áreas Protegidas II Seminário Mosaico de Áreas Protegidas Manaus, 26 a 28 de Novembro 2008.
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Florestas Públicas e Mosaicos
Conservação e Preservação
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Unidades de Conservação de Santa Catarina
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. UCs - “Uma unidade de terra e/ou mar destinada especificamente à proteção e à manutenção da diversidade biológica e dos recursos.
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
HISTÓRICO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO SNUC
Profª.: Danúbia Zanotelli Soares
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
Local: Sede do PARNA Monte Pascoal
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Gestão do Turismo em áreas protegidas – a trajetória do Sul da Bahia, Brasil 29 de novembro, 2011 Conferência Internacional em Turismo, Fortaleza-CE Rui.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
As Áreas Protegidas são criadas para garantir a sobrevivência de todas as espécies de animais e plantas, a chamada biodiversidade, e também para proteger.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
“Oportunidades de Otimização da Gestão Pública a partir das Unidades de Conservação” Belém – Pará 07/06/2016 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO.
P2 Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

“A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio “A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio. Uma sociedade que precisa proteger a natureza de si mesma não pode estar certa.” José Lutzemberger

Conceito de UCs São áreas espacialmente definidas, terrestres ou marinhas, estaduais, federais ou municipais, criadas e regulamentadas por meio de leis ou decretos, cujo os objetivos baseiam-se na conservação in situ da biodiversidade e da paisagem, bem como a manutenção do conjunto dos seres vivos em seu ambiente (plantas, animais, microrganismos, rios, lagos, cachoeiras, morros, picos etc), de modo que possam existir sem sofrer grandes impactos das ações humanas (BRITO et al, 1995).

Histórico da criação de UCs 1658, defesa das florestas para proteção dos mananciais (IBDF, 1981); No Brasil - pela Carta Régia de 13 de maio de 1797, que designou o então governador da Capitania da Paraíba a tomar todas as precauções para preservar as florestas no Estado do Brasil; Em 1817 e 1818, Dom João VI, ainda vivendo na cidade, baixou dois decretos reais: um determinando o fim do corte de árvores junto a mananciais e às margens de riachos próximos à capital, e outro ordenando a avaliação de terras de particulares com o intuito de adquiri-las para a administração governamental, visando preservar os rios ameaçados (IBDF, 1982: 9; e Drummond, 1997b: 216). A criação do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, em 1872, a criação de áreas protegidas vem se consolidando como o mais frequente instrumento para a proteção da paisagem e da biodiversidade. Essa primeira iniciativa cujo objetivo seria conservar belas paisagens virgens para as futuras gerações (UC. SUSTENTÁVEL, 2012);

1960 - Criação de alguns PARNAS (que teve um impulso notável no processo de criação destas unidades), (MITTERMEIER e outros, 2005); 1970 - evidências do crescimento da ciência da conservação e da consciência ambiental (O aumento do número de UC, melhora dos conceitos e das leis - investimento muito além daqueles feitos por qualquer outro país tropical e equivalente aqueles realizados por países desenvolvidos), (MITTERMEIER e outros, 2005); O conjunto de UC Na Bahia é marcado pelo predomínio da categoria APA em detrimento das UC de proteção integral (PINHO, 2008); A primeira APA, denominada Gruta dos Brejões foi criada em 1985 e a partir daí mais 40 Unidades de Conservação da Natureza estaduais foram criadas, sendo: 31 APA, 2 ARIE, 3 Parques, 2 Monumentos Naturais e 2 Estações Ecológicas (PINHO, 2008); as UC de uso sustentável representam 10% do território baiano, enquanto as UC de proteção integral equivalem a apenas 0,1% do território estadual (SEMARH, 2007a).

Em 2000 o SNUC foi oficialmente instituído por lei, o que representou um momento histórico para a conservação da biodiversidade no Brasil, definindo e regulamentando as categorias das unidades de conservação em níveis federal, estadual e municipal (MITTERMEIER, et al, 2005). A Lei do SNUC prevê ainda três instrumentos relacionados ao ordenamento e gestão do território: as reservas da biosfera, os mosaicos de unidades de conservação e outras áreas protegidas e os corredores ecológicos. Esses instrumentos ajudam a manter a estrutura e funções ecológicas, das unidades de conservação, integrando-as em paisagens terrestres e marinhas mais amplas, a partir do ordenamento do território, da interação entre a vida econômica e social com práticas que proporcionam a preservação dos ecossistemas e da promoção da conectividade entre as unidades (SOUSA, 2011). O SNUC atualmente é composto por 310 unidades federais, 397 estaduais, 60 municipais e 973 RPPN (SOUSA, 2011).