COAP- OS DISPOSITIVOS DO DECRETO 7.508:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Regionalização do SAMU 192 Diretoria de Atenção Especializada Coordenação de Urgência - COUR.
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Política Estadual de Cirurgias Eletivas
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Regiões de Saúde e Contratos Organizativos da Ação Pública da Saúde (COAP) Brasília-DF, 12/03/2013.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
ESTADO DO CEARÁ Ceará Fortaleza
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
SEMINÁRIO NACIONAL DE DISSEMINAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS – COMPONENTE II DO REFORSUS “A REGIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM MATO GROSSO.
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Fórum de Secretários Executivos
Estado do Amapá: Uma Experiência no Uma Experiência no Processo de Habilitação na NOAS na NOAS Apresentação: Dr. Ronaldo Dantas.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
OPERACIONALIZAÇÃO DA NOAS NO ESTADO DE ALAGOAS
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
Diretoria da Assistência Farmacêutica - DASF
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Regionalização Solidária.
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
BASE LEGAL Decreto Nº 3147-R, instituindo a Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde publicada no Diário Oficial de 22 de novembro.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SUPERINTÊNDENCIA DE GESTÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL – SUGEPS
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE E REGIONALIZAÇÃO Conselho Nacional de Saúde – setembro 2013.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
DESAFIOS PERMANENTES DA GESTÃO DO SUS FORTALECER OS VÍNCULOS INTERFEDERATIVOS NECESSÁRIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SUS ALCANÇAR MAIOR EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA.
Os Caminhos do COAP em MS Abril – Advento do Decreto 7508 em PDA Macrorregionais: 1.Fevereiro a Outubro de 2011 – Dourados 2.Outubro de 2011.
COSEMS Mato Grosso do Sul 19 de Março de AVALIAÇÃO DO COAP 2013.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. SITUAÇÃO Criado Grupo de Condução Estadual de operacionalização do Decreto e Portaria SES da Criação.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

COAP- OS DISPOSITIVOS DO DECRETO 7.508: ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DIRETORIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SUS COAP- OS DISPOSITIVOS DO DECRETO 7.508: A EXPERIÊNCIA DO ESTADO DE ALAGOAS XXIX CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE, CULTURA DE PAZ E NÃO VIOLÊNCIA Sylvana Medeiros Torres Secretária Adjunta de Estado da Saúde de Alagoas

JORGE DE SOUZA VILLAS BÔAS- Secretário de Estado da Saúde de Alagoas SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL – SUGEPS JÚLIA LEVINO - Superintendente ALICE ATHAÍDE – Diretora de Planejamento JOELLYNGTON MEDEIROS – Ass. da SUGEPS

Plano Diretor de Regionalização- PDR 2002 – Atualização do PDR com adaptações para contemplar as exigências da NOAS (forte apelo ao processo de construção das regiões sanitárias) 2007 – Início das discussões para atualização do PDR sob a ótica do ‘Pacto de Gestão” Plano Diretor de Regionalização- PDR

PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO – PDR 2011 (RES. CIB/AL 072/2011)

PLANO DIRETOR DE REGIONALIZAÇÃO – PDR 2011 (RES. CIB/AL 072/2011)

Proposta de Implantação do COAP 2011: Consolidação das CIR como instâncias de deliberações operacionais regionais. Definição do novo desenho estrutural do PDR- incorporando as definições contidas no Decreto 7.508/11. 2011 / 2012 – agenda estratégica de alinhamento conceitual sobre o Dec. 7.508/11 obrigatória em todas reuniões ordinárias das CIR e internamente com todas áreas técnicas da SESAU. CGR/CIR – AGENDA ESTRATÉGICA Em todas as reuniões dos CGRs/CIRs de 2011/2012 sem prejuízo de outros itens 1 – DECRETO 7.508/2011 2 – PDR (DESENHO / MAPAS DE SERVIÇOS / PLANILHAS) 3 – TRANSIÇÃO CGRs – CIRs Proposta de Implantação do COAP

Proposta de Implantação do COAP 2012: Definição dos compromisso da gestão do SUS em Alagoas e o MS com a implantação dos dispositivos do Dec. 7.508/11 nas 10 regiões de saúde; Oficialização do Grupo de Trabalho – grupo condutor de construção do COAP (Pt. GAB-SES/AL 146 (03/07/2012). Constituição e capacitação dos Grupos Temáticos - Formado por técnicos da SESAU das Superintendências de: Atenção à Saúde(SUAS); Vigilância em Saúde; Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação(SURAUD); Gestão, Participação e Controle Social (SUGEPS); Coordenação Geral e Financeira; Coordenação Setorial de Gestão de Informática (CSGI) e Coordenação Setorial de Gestão de Pessoas (CSGP) com representação técnica do COSEMS em cada GT. Proposta de Implantação do COAP

Planejamento Integrado – SUPERINTENDÊNCIAS e CG + COSEMS DECRETO 7.508 / 2011 GRUPOS DE TRABALHOS TEMÁTICOS COMPOSIÇÕES Planejamento Integrado – SUPERINTENDÊNCIAS e CG + COSEMS Mapa da Saúde – SUPERINTENDÊNCIAS e CG + COSEMS RENAME – SUAS(DAF) / SUVISA / SURAUD + COSEMS RENASES – SUAS/SUVISA/SURAUD/SUGEPS/CSGDP + COSEMS Sistema Cartão SUS – SURAUD/SUGEPS/CSGI + COSEMS Orçamentário /Financeiro – SUGEPS/SURAUD/CEPOF + COSEMS COAP (Instrum. Jurídico) – ASTEC/SUGEPS/CEPOF + COSEMS

5ª Região -Piloto para a implantação e construção do COAP Conforme o novo desenho territorial das Regiões de 2011, publicado no DOE de 09/09/2011, a 5ª região de Saúde é constituída por sete municípios: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela, perfazendo, juntos, uma população de 220.237 habitantes, segundo Censo IBGE 2010.

Critérios para definição de estudo piloto na 5ª Região de Saúde 100% dos Municípios com PMS; Participação efetiva dos gestores nas reuniões da CIR; Região de Saúde com poucos municípios e de fácil acesso.

Em 2013: Oficinas para discussões do COAP são ampliadas para as 10 Regiões de Saúde; Grupo Condutor COAP- Coordenação das ações relativas ao COAP; Grupos Temáticos: Autonomia para a condução das ações específicas, formado por técnicos das diversas áreas da SESAU ; Reuniões sistemáticas do grupo condutor com as coordenações dos Grupos Temáticos e Apoiadores do MS ao Estado, para avaliação das ações e definição de encaminhamentos.  Processo de Trabalho

Processo de Trabalho Reuniões sistemáticas dos Grupos Temáticos; Articulação com as Redes de Atenção à Saúde; Apresentação sobre COAP na reunião das CIR de acolhimento aos novos gestores; Oficinas com os municípios por Região de Saúde; Oficina para discussão dos instrumentos do COAP: construção de agenda de trabalho -17 e 18 de abril

Agenda pactuada MS/SESAU PRIORIDADE Ref. Resp. Prazo Status Definição das Responsabilidades Individuais e Solidárias (Programações e Pactuação de metas) PGASS- Discutir a Cláusula 9ª- voltada para o Planejamento Regional Parte i, ii, iii, iv Grupo Renases- AL Planejamento Regional Set/13 Para o Estado todo Regulação das ações de serviços em saúde (referência) e Contratualização dos serviços de saúde. Parte II Áreas (SUAS, SURAUD, SUGEPS, e Jurídico). Construção PPI x Programação Anual e Relações de fluxos interestaduais Atualização do CNES Áreas Técnicas – Todas SURAUD Jul/13 Em discussão Construção do MAPA DA SAÚDE nas 10 regiões de saúde, constando os povos indígenas, quilombolas, ciganos e LGBT Diretoria de Planejamento SUVISA/DIPS Definição da RENAME com os farmacêuticos dos municípios e discutir a lista de medicamentos do DSEI GT Rename Realizar levantamento com recursos de custeio e investimento (Municipal, estadual e Federal) Parte III FES/GRUPO TÉCNICO FINANCEIRO Jul/2013 Definir a atuação de cada componente SNA no âmbito regional para auditoria do COAP Parte IV DIAUD SEAUD Construção da proposta de Monitoramento do COAP SUGEPS/DIAUD/ Jurídico/CSGF Agenda de Articulação/Política Realização de uma reunião entre Diretoria COSEMS e SESAU Secretaria Adjunta Realizado Discussão da aplicação da contrapartida do estado nos blocos de financiamentos que ainda não é realizada. SUVISA, SURAUD Realização de uma reunião entre a Diretoria da AMA, COSEMS e SESAU Realização de uma Assembléia do COSEMS com a participação do MS e SESAU Junho Agenda com Procuradores, assessoria jurídica. Região Piloto 5 Região Oficina COAP em Alagoas-17 e 18 de abril de 2013

Oficina sobre o Mapa da Saúde com os municípios e o Ministério da Saúde em novembro de 2012; Consolidação dos dados pelas áreas técnicas da SESAU: CSGDP, SURAUD E SUGEPS-2012; Envio da consolidação dos dados para avaliação dos municípios e ajustes necessários em 2012;  Elaboração de planilhas para que os municípios atualizem os dados que constam no Mapa da Saúde em 2013; Oficina para os municípios, objetivando otimizar o processo de construção do COAP em 2013. Ações desenvolvidas na 5ª Região de Saúde

Reuniões com os farmacêuticos para discussão e elaboração da RENAME; Treinamento no Laboratório de Informática da SESAU para construção da RENASES;   Projeto piloto no município de Roteiro, para higienização da base de dados do cartão SUS. Ações desenvolvidas na 5ª Região de Saúde

OFICINA DO COAP 5ª REGIÃO

Metodologia de Trabalho Oficinas com os municípios por Região de Saúde: 12 Oficinas; Reuniões macrorregionais das Comissões Intergestores Regionais do mês de junho tendo como ponto de pauta o COAP: 02 Reuniões; Convite aos gestores, profissionais dos municípios da Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Controle e Avaliação, Planejamento e Assistência Farmacêutica; Discussão sobre os dispositivos do Decreto 7.508/2011, por Grupo Temático; Definição de metas e pactuação de prazos para o avanço das discussões; Definição de técnicos de referência para o COAP nos municípios; Orientação aos municípios para a formação de um Grupo condutor municipal do COAP; Envio de e-mails e contatos telefônicos com gestores e técnicos de referência em cada município para manter o fluxo da informação.

Metodologia de Trabalho Oficinas para Discussão do COAP Data Região Local 12/04/13 2ª e 3ª Maceió 15/04/13 9ª e 10ª Arapiraca 16/04/13 5ª e 6ª 23/04/13 7ª e 8ª 25/04/13 1ª e 4ª 08/05/13 15/05/13 17/05/13 23/05/13 27/13/13

OFICINAS COAP – DIVERSAS REGIÕES

Metodologia de Trabalho Sensibilização de gestores da Saúde, Procuradores e Prefeitos para adesão ao COAP; Articulação com as Comissões Intergestores Regionais; Manter na pauta das CIR as discussões sobre COAP; Capacitação dos gestores, técnicos da SESAU e dos municípios para a construção do Mapa da Saúde, RENAME e RENASES.

GT Mapa da Saúde Oficina sobre o do Mapa da Saúde da 5ª Região em Oficina com os municípios e o Ministério da Saúde em setembro de 2011. Elaboração de Manual para orientação de acesso ao Sistema Mapa da Saúde.   Consolidação do dados da 5ª Região pelas áreas técnicas da SESAU: CSGDP, SURAUD E SUGEPS.  Em 2013 Elaboração de Planilhas para que os municípios atualizem os dados que constam no Mapa da Saúde da 5ª Região, que foram também encaminhadas a todos os municípios alagoanos.

GRUPO TEMÁTICO DO MAPA DA SAÚDE

GT RENASES Elaboração de planilhas dos componentes da RENASES, segundo Portaria nº.841/2012, (Atenção Básica, Urgência e Emergência, Atenção Ambulatorial Especializada, Odontológica Especializada, Atenção Hospitalar, Ações e Serviços de Vigilância em Saúde); Elaboração de Guia de Acesso aos Sistemas de Informações em Saúde do SUS/DATASUS(TABNET,SIGTAP,CNES); Orientações específicas a municípios da 5ª Região de Saúde;  Treinamento no Laboratório de Informática da SESAU. 

GT RENASES ORIENTAÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DA PLANILHA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA AOS MUNICÍPIOS:  PROCEDIMENTO: Relacionar os procedimentos da Tabela SUS (SIGTAB) que se relacionam com a ação/serviço proposto na RENASES. Correlacionar a Ação/Serviço com as Redes, Portarias, Manuais Técnicos e Protocolos do Ministério da Saúde.  PRODUÇÃO MUNICIPAL: Relacionar os procedimentos apresentados pelo município nos últimos seis meses (TABNET/DATASUS), que se relacionam com a ação/serviço proposto na RENASES. Analisar se o município está deixando de registrar algum procedimento.    REFERÊNCIA LOCAL: Relacionar os procedimentos que serão executados no nível municipal. Analisar minuciosamente quais procedimentos podem e devem ser executados nos serviços municipais.    REFERÊNCIA REGIONAL: Relacionar os procedimentos que serão executados no nível Regional. Descrever o município e o serviço de referência.   REFERÊNCIA MACROREGIONAL: Relacionar os procedimentos que serão executados fora da Região. Descrever o município.  

GT RENASES  

GT RENASES  

GRUPO TEMÁTICO DA RENASES

GT RENAME   Elaboração de Relação de Medicamentos em articulação com o GT RENASES. Reuniões com os farmacêuticos das 10 Regiões para discussão da REMUME e RENAME. Reuniões específicas com os farmacêuticos da 5ª Região para discussão e elaboração da REMUME e RENAME

  Proposta de datas para fechamento das RENAMES regionalizadas em Alagoas: GT RENAME REGIÃO DATA 6ª 03/07 1ª 05/07 5ª 09/07 7ª 10/07 2ª 12/07 8ª 17/07 3ª 19/07 9ª 24/07 4ª 26/07 10ª 31/07

GT RENAME

GT Sistema Cartão SUS Projeto Piloto no município de Roteiro (5ª Região), para higienização da base de dados do cartão SUS; Analise da viabilidade da ampliação da higienização da base de dados do cartão SUS para os demais municípios da 5ª Região de Saúde; Orientações aos municípios das 10 Regiões de Saúde.  

GT COAP (Instrum. Jurídico)) Em 2013 ocorreu a discussão com a Procuradoria Geral do Estado;  Articulação com a Assessoria Jurídica da AMA; Reuniões com as áreas técnicas da SESAU; Início da elaboração da minuta do COAP.    Elaboração de planilhas para preenchimentos pela SESAU e municípios; Agendamento de reunião com os técnicos do setor financeiro das SMS.   GT Orçamentário /Financeiro

Teto Financeiro por Região e MACRO

PER CAPITA RECURSOS FINANCEIROS - EXECUTADOS 265,66 343,70 145,35 ESTADO DE ALAGOAS - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE RECURSOS FINANCEIROS - PREVISÃO ATUALIZADAS (RREO 2011) DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO SANITÁRIA Município População Total¹ RECURSOS FINANCEIROS - EXECUTADOS FEDERAL² ESTADUAL² PRÓPRIOS³ TOTAL PER CAPITA 270020 Anadia 17.424 1.802.245 234.282 2.601.210 4.628.919 265,66 270100 Boca da Mata 25.776 5.079.093 392.764 3.414.347 8.859.280 343,70 270140 Campo Alegre 50.816 2.466.461 610.549 4.324.616 7.386.536 145,35 270400 Junqueiro 23.836 2.813.071 291.995 3.450.001 6.541.556 274,44 270780 Roteiro 6.656 859.682 101.842 1.332.455 2.288.905 334,87 270860 São Miguel dos Campos 54.577 7.172.614 3.231.231 8.455.427 18.810.123 344,65 270915 Teotônio Vilela 41.152 7.164.767 666.843 6.169.959 14.001.569 340,24 Total 5ª Região 220.237 27.357.934 5.529.508 29.748.015 62.635.457 284,40 ¹ - População 2010 - IBGE / ² - Fonte RREO/SIOPS / ³ - Informações SIOPS – Consulta por Fonte RECURSOS FINANCEIROS - TRANSFERÊNCIA DO FES A MUNICÍPIOS DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO SANITÁRIA Município População Total¹ RECURSOS FINANCEIROS - Fonte 0100 (RP) TOTAIS PER CAPITA PRÓS² T. COMP. AFB³ RH MUNIC. OUTROS   Anadia 17.424 192.468 X X X 32.996 8.818 234.282 13,44 Boca da Mata 25.776 317.424 48.416 26.924 392.764 15,23 Campo Alegre 50.816 507.651 87.809 15.090 610.549 12,01 Junqueiro 23.836 231.445 47.039 13.511 291.995 12,25 Roteiro 6.656 84.000 12.767 5.075 101.842 15,30 São Miguel dos Campos 54.577 3.081.523 100.559 49.149 3.231.231 59,20 Teotônio Vilela 41.152 588.844 77.999 X X X 666.843 16,20 Total 5ª Região 220.237 5.003.354 407.586 118.569 5.529.508 25,10

DEC. 7.508/MAPA - LEVANTAMENTOS FINANCEIROS MÉDIAS PER CAPITA REGIONAIS (R$) TESOURO ESTADUAL (FES) / Fonte 0100 (RP)

5ª REGIÃO DE SAÚDE % E PER CAPITA TRANSFERIDOS A MUNICÍPIOS TESOURO ESTADUAL (FES) / Fonte 0100 (RP)

GTs JURÍDICO E FINANCEIRO

Agendamento - 2º semestre 2013 Reuniões permanentes dos Grupos Condutores do COAP; Reuniões permanentes dos Grupos Temáticos; 04/07- Reunião do Grupo Condutor COAP; 05/07- Reunião do Secretário Estadual da Saúde com os prefeitos e gestores da 5ª Região; 05/07- Reunião do Grupo Condutor COAP com os gestores da 5ª Região; 18/07- Reunião do GT Financeiro com técnicos do Setor Financeiro dos municípios; 19/07 – Reunião do condutor do COAP; 25 e 26/07-Oficina em São Miguel dos Campos para conclusão do COAP da 5ª Região de Saúde.

Reunião CIR 1ªMacrorregião Reunião do Secretário Estadual da Saúde com os Prefeitos e gestores da 5ª Região Reunião CIR 1ªMacrorregião

Equipes técnicas dos municípios com insuficiência de RH; Inexistência de Sedes Regionais de Saúde; Não cumprimento dos prazos de envio de informações pelos municípios e áreas técnicas da SESAU; Mudanças nas equipes técnicas das SMS; CNES precisando de atualização; Senhas do Sistema Mapa da Saúde não disponibilizadas para os municípios; Não disponibilização de mídia plástica e impressora em quantidade suficiente para otimizar a higienização da base de dados do Cartão SUS. Entraves

Avanços Reuniões Sistemáticas do Grupo Condutor do COAP; Ganho de escala com ampliação do número de Técnicos indicados pelos Municípios; Adesão dos gestores, técnicos da SESAU e dos municípios à proposta de discussão e construção do COAP; Reuniões Sistemáticas dos Grupos Temáticos; Articulação com as Redes de Atenção à Saúde; Articulação com o COSEMS; Articulação/Apoio Técnico do MS; Construção coletiva da metodologia adotada.

Estratégias Incorporar aos GTs mais de 300 técnicos nas discussões de implantação do Dec. 7.508/11, aumentando a massa crítica do processo; Reunião do Secretário Estadual da Saúde com os Prefeitos e gestores da 5ª Região; Fazer check list e definição de prazos de todas as ações agendadas SESAU/MS/Municípios; Intensificar os contatos com os municípios da 5ª Região , visando o cumprimento dos prazos agendados.

REFLEXÃO “Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito “ Martin Luther King

Obrigada! Sylvana Medeiros Torres Secretária Adjunta de Estado da Saúde de Alagoas Coordenadora do GT COAP (82) 3315-1157 smt@saude.al.gov.br