Hospital das Clínicas da UFMG:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Advertisements

SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contribuição da Tecnologia da Informação
MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE RESPONSÁBILIDADE DE TODOS
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
CeFACS Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
SAÚDE Compromissos de Governo.
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
CÂMARA DE SAÚDE.
VICE-DIRETORIA TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
UNACON Hospital Municipal de Caetité
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Regionalização Solidária.
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
BUSCA DE REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
OFICINA – AGENDA ESTRATÉGICA – EDUCAÇÃO NA SAÚDE Intersetorialidade Saúde – Educação Brasília, 07 de dezembro.
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
UFMG – Hospital Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais
NOAS.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
Hospital Universitário Cajuru
Ministério da Educação - MEC
“Desafio de aprimoramento do Programa M AIS MÉDICOS no território local” Seminário Programa Mais Médicos na Perspectiva da Gestão Municipal para o Atendimento.
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior – SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES Coordenação Geral de Residências.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
"A Gestão da Estratégia e o papel da Liderança em Organizações Públicas"
Título da apresentação Implantação AGHU no HUPES.
Título da apresentação HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MIGUEL RIET CORRÊA JÚNIOR FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE JULHO de 2015.
DESAFIOS DA GESTÃO NA MACRO CARIRI. MACRORREGIÃO CARIRI População = hab REGIÕESPOPULAÇÃO Número de Municípios45 Icó Iguatu Brejo.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

Hospital das Clínicas da UFMG: Acessibilidade, Regulação e Contratualização junto à Gestão Municipal

Hospital das Clínicas da UFMG Criado em 1928 Unidade Especial da UFMG Hospital público, geral, integrado ao Sistema Único de Saúde/SUS Hospital de ensino certificado pelo Ministério da Educação – Portaria Interministerial MEC/MS 1704 de 17 de agosto de 2004 Mantém contrato de gestão com o Gestor Municipal desde 2004

Hospital das Clínicas da UFMG Gestão 2010/2014 DIRETOR GERAL Prof. Antônio Luiz Pinho Ribeiro VICE-DIRETORA GERAL/DIRETORIA TÉCNICA E CLÍNICA Profª. Luciana de Gouvêa Viana DIRETORA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Profª. Andréa Maria Silveira DIRETORA ADMINISTRATIVA Adm. Elizete Maria da Silva Neme

Hospital das Clínicas da UFMG Missão Desenvolver a assistência na área da saúde com eficiência, qualidade segurança e, de forma indissociável e integrada, o ensino, a pesquisa e a extensão. Negócio Assistência à saúde no âmbito do SUS, com ênfase na atenção especializada, formação de recursos humanos e produção de conhecimento em saúde. Visão Ser em 2015, o melhor hospital de Minas Gerais, modelo de excelência em saúde com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, preservando a identidade como hospital universitário.

A . SOCIEDADE PROCESSOS GESTÃO Desenvolvimento de parcerias FINANCEIRA Financiamento Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Ensino Assistência Ser em 2015, o melhor hospital de Minas Gerais, modelo de excelência em saúde com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, preservando sua identidade como hospital universitário. Prestar assistência humanizada e de qualidade com ênfase na média e alta complexidade, alinhada às políticas públicas Implementar Gestão dos Riscos Participar da definição e operacionalização dos fluxos assistenciais da rede Redefinir o modelo assistencial centrado no paciente com visão integral e multidisciplinar Aprimorar a gestão financeira Implementar programa de qualidade e segurança Fortalecer sistema de governança institucional Adotar planejamento estratégico como base para a gestão Implementar gestão por competências Implementar a gestão orientada para resultados Incrementar a captação de recursos Gestão de pessoas Pensamento sistêmico Cultura de inovação Aprendizado organizacional Gerar e avaliar tecnologias em saúde Participar na formação de recursos humanos em saúde Implementar sistema informatizado integrado de gestão Aprimorar o processo de comunicação institucional Consolidar as ações de extensão Extensão Pesquisa VISÃO

Hospital das Clínicas da UFMG ATIVIDADES ASSISTENCIAIS Atendimento : Consultas ambulatoriais: 30.000/mês Consultas em emergência: 2.000/mês Cirurgias: 2.000/mês Internações: 1.500/mês Partos: 200/mês Exames laboratoriais:160.000/mês Exames de imaginologia: 8.000/mês

Hospital das Clínicas da UFMG ATIVIDADES DE ENSINO Alunos de graduação: 2.000 por semestre Enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, gestão em saúde, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional, entre outros. Residentes (MEC): 440 39 programas na área médica Odontologia Multiprofissional Especialização: Infecção Hospitalar Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Hospital das Clínicas da UFMG ATIVIDADES DE PESQUISA Projetos registrados: 250 Alunos de Pós-Graduação: 550 Grupos de pesquisa CNPq: 65 Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa Clínica Projetos pioneiros e premiados nacional e internacionalmente: Elsa, Telessaúde Convênios internacionais: França, Holanda, Espanha, dentre outros

Hospital das Clínicas da UFMG Área construída: 63.400 m2 Prédio principal e 6 anexos Leitos ativos: 511 Leitos gerais: 423 Terapia Intensiva – Adulto: 51 Terapia Intensiva – Pediátrica: 11 Unidade Neonatal: 26 Número de salas cirúrgicas: 34 Número de consultórios: 344 Centro dialítico: 21 hemodialisadores

Hospital das Clínicas da UFMG Contratualização com Gestor Municipal: Uma década de desafios e avanços! SMSA UPA CEM HC UFMG UBS SAMU DEMAIS HOSPITAIS

Hospital das Clínicas da UFMG Contratualização com Gestor Municipal: Uma década de desafios e avanços! “Este Plano Operativo Anual (POA) é termo integrante do contrato de hospital de ensino e contém as características gerais dos serviços e atividades desenvolvidas pelo CONTRATADO, os compromissos assistenciais com os respectivos quantitativos, as metas gerenciais e de qualidade da assistência e de educação permanente, que são objetos de pactuação deste instrumento contratual.”

Hospital das Clínicas da UFMG POA do HCUFMG: Ênfase na Atenção de Atenção à Saúde Materna e Infantil (“Rede Cegonha”) Inserção na Rede de Atenção às Urgências Atenção às demandas da alta e altíssima complexidade

Hospital das Clínicas da UFMG

Hospital das Clínicas da UFMG Avaliação e monitoramento: Comissão de Acompanhamento de Contrato Técnico de referência “O HOSPITAL fará jus aos recursos financeiros mediante cumprimento do pactuado neste Plano Operativo Anual – POA, que se encontram estabelecidos nos Anexos Técnicos estratégicos por serviço/especialidade, parte integrante deste, de acordo com as modalidades descritas.”

Hospital das Clínicas da UFMG Avaliação do Trimestre Outubro/Novembro/Dezembro de 2012

Hospital das Clínicas da UFMG Desafios: Compatibilizar as demandas do ensino de graduação e pós-graduação com a Missão do Hospital e com as demandas apresentadas pelo Gestor Municipal. Assegurar o cumprimento de metas em um cenário adverso ao pleno funcionamento da Instituição.

Hospital das Clínicas da UFMG O novo cenário: Contratualização com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Preocupações: centralismo decisório (gestão financeira e dimensionamento de recursos humanos).

Muito obrigada!