Thomas Hobbes.

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Transcrição da apresentação:

Thomas Hobbes

Relato Biográfico Thomas Hobbes nasceu em 5 de Abril de 1588, Malmesbury, na Inglaterra dos Tudors e morreu em Hardwick Hall, no dia 4 de dezembro de 1679. Foi um matemático (professor de Carlos II, enquanto Príncipe de Gales), teórico político, e filósofo inglês. Alegou em sua autobiografia, que "ao nascer sua mãe teria dado a luz a gêmeos: Hobbes e o medo", já que a mãe de Hobbes havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola (a Invencível Armada) que estava prestes a atacar a Inglaterra. Seu pai era o vigário de Charlton e Westport, cidades próximas de Malmesbury, mas uma disputa com outro vigário, o levou a se mudar para Londres. Por causa disso, aos sete anos de idade ficou sob a tutela de seu tio Francisco. Viveu até os 91 anos durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito mais do que quarenta anos. Aos 80 anos Hobbes produziu novas traduções para o inglês, tanto da Ilíada e da Odisseia e escreveu, em 1672, uma autobiografia em latim. Imagem 1: Malmesbury // Imagem 2: mapa da localidade // Imagem 3: Hardwick Hall

Relato Biográfico (continuação) Aos catorze anos foi estudar em Magdalen Hall, Oxford, onde predominava o ensino da escolástica de inspiração aristotélica, mas a que Hobbes não demonstrou grande interesse. Em viagens pela Alemanha, Itália e França mostratam o declínio da escolástica. Em geral, Hobbes era a favor da explicação mecanicista do universo (que predominava na época), em oposição à teleológica defendida por Aristóteles e a escolástica. Também teve a oportunidade de conhecer Galileu, durante uma viagem à Itália em 1636 (6 anos antes de Galileu morrer), sob cuja influência Hobbes desenvolveu a sua filosofia social, baseando-se nos princípios da geometria e ciências naturais. Hobbes e Magdalen Hall

Principais Idéias Em Paris Hobbes escreveu sua obra prima, "O Leviatã"; ou "Matéria, Forma e Poder da Comunidade Eclesiástica e Civil", um estudo filosófico sobre o absolutismo político que sucedeu a supremacia da Igreja medieval. A obra foi publicada no ano seguinte, 1651, englobando todo o seu pensamento. No final do livro colocou que os súditos tinham o direito de abandonar o soberano que não mais os podia proteger em favor de um novo soberano que pudesse fazê-lo. Esta posição foi considerada como ofensa ao herdeiro Carlos II, exilado em Paris enquanto a república sucedia a Carlos I na Inglaterra. Hobbes foi olhado como oportunista e repudiado pelos exilados de Paris, ao mesmo tempo que o governo francês o tinha sob suspeita devido a seus ataques ao papado. Em fins do mesmo ano de 1651 Hobbes voltou à Inglaterra procurando estar em paz com o novo regime. Hobbes com a capa do Leviatã

Influência na Educação Thomas Hobbes defende a educação como forma de colocar ordem e paz na sociedade através do Poder Absoluto exercido pelo monarca. Na sociedade atual temos o modelo de educação no qual a figura do “mestre” é constituída de grande autoridade: ele detém o conhecimento e transmite-o aos alunos. Os estudos de Hobbes são mais vistos na Ciência Política. Hobbes com a capa do Leviatã

Com quem Concordava Thomas Hobbes concordava com os céticos e com René Descartes, cuja idéia era que o indivíduo não poderia conhecer nada sobre o mundo exterior a partir das impressões sensoriais que possui dele. Recebeu também, grande influência do filósofo Francis Bacon e de Galileu Galilei no desenvolvimento de sua filosofia social. Platão (em baixo: Descartes, Bacon e galilei

De quem discordava O Filósofo Thomas Hobbes discordava completamente da explicação teológica defendida por Aristóteles e a Escolástica, pois a Filosofia escolástica não pregava o distanciamento das questões religiosas, apesar de apresentar uma nova concepção para a época. Aristóteles

Christiane Sangenetto Filosofia da Educação Recreio Noite – 2011-01 Christiane Sangenetto Claudia Tabosa Maria Lucia Costa Sheila Macedo Aristóteles