Professor Roberto Petry

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Transcrição da apresentação:

Professor Roberto Petry Integração do Projeto Gerência de Projetos Lukas Kersting Marcelo Nozari Mauricio Astiazara Professor Roberto Petry Canoas, Novembro de 2004

Sumário Introdução Desenvolvimento do Plano de Projeto Execução do Plano de Projeto Controle Integrado de Mudanças Ferramentas de Apoio Conclusão Referências Questões para Discussão

Integração do Projeto Assegurar a coordenação dos elementos do projeto Equilibrar objetivos e alternativas para atingir as expectativas Constituído por 3 processos que são por natureza integrativos Interagem com as demais áreas do conhecimento

Integração do Projeto Iniciação Planejamento Controle Execução Finalização

Integração do Projeto Os 3 processos são: Desenvolvimento do Plano de Projeto (processo de planejamento) Execução do Plano de Projeto (processo de execução) Controle Integrado de Mudanças (processo de controle)

Integração do Projeto Cada processo possui: Entradas Ferramentas e Técnicas Saídas

Integração do Projeto Desenvolvimento do Plano de Projeto Execução do Plano de Projeto Controle Integrado de Mudanças

Desenvolvimento do Plano de Projeto Utiliza saídas de outros processos Deve criar um documento consistente e coerente Este documento guia a execução e controla o projeto

Desenvolvimento do Plano de Projeto Guia a execução do projeto Documenta premissas do projeto Documenta decisões de planejamento Provê uma base para medida de progresso

Desenvolvimento do Plano de Projeto – Entradas Outras saídas de planejamento Informações históricas Políticas Organizacionais Gerência da Qualidade Administração Pessoal Controle Financeiro Restrições Premissas

Desenvolvimento do Plano de Projeto – Ferramentas e Técnicas Metodologia de Planejamento de Projetos Habilidades e conhecimentos das partes envolvidas Sistema de Informação de gerenciamento de projetos Gerência de Valor Agregado (EVM)

Desenvolvimento do Plano de Projeto – Saídas Project Charter Estratégia de gerência de Projetos Declarações de escopo Estrutura Analítica de Projeto Estimativas de custo, datas das atividades Documentos base para medição de desempenho Principais marcos e datas previstas Mão-de-obra chave

Desenvolvimento do Plano de Projeto – Saídas Plano de gerência de risco Planos auxiliares de gerenciamento Questões por resolver e decisões pendentes Detalhes de suporte Saídas de outros processos não incluídas no plano de projeto Informação ou documentação adicional Documentação técnica Documentação sobre padrões relevantes

Integração do Projeto Desenvolvimento do Plano de Projeto Execução do Plano de Projeto Controle Integrado de Mudanças

Execução do Plano de Projeto Neste processo, o produto do projeto é criado É na execução que a maior parte do orçamento será gasta O desempenho é monitorado A necessidade de ações corretivas pode ser detectada

Execução do Plano de Projeto – Entradas Detalhes de suporte Políticas organizacionais Ações preventivas Ações corretivas

Execução do Plano de Projeto – Ferramentas e Técnicas Habilidades de administração em geral Habilidades técnicas e conhecimento do produto Sistema de autorização de trabalho Reuniões de revisão de status Sistema de Informação de gerenciamento de projetos Procedimentos organizacionais

Execução do Plano de Projeto – Saídas Resultados do trabalho Requisições de mudança

Integração do Projeto Desenvolvimento do Plano de Projeto Execução do Plano de Projeto Controle Integrado de Mudanças

Controle Integrado de Mudanças Determina que uma mudança ocorreu e a gerencia Mantém a integridade das medidas de desempenho Reflete as mudanças no escopo do produto no escopo do projeto Coordenar as mudanças entre as áreas do conhecimento

Controle Integrado de Mudanças Relato de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle Auxiliar de Mudanças

Controle Integrado de Mudanças – Entradas Plano de Projeto Relatórios de desempenho Requisições de mudanças

Controle Integrado de Mudanças – Ferramentas e Técnicas Sistema de controle de mudanças Gerência de configuração Medidas de desempenho Planejamento adicional Sistema de Informação de gerenciamento de projetos

Controle Integrado de Mudanças – Saídas Atualizações no Plano de Projeto Ações corretivas Lições aprendidas

Relação PMBOK:Gerência da Integração CMMI: Gerência de Projeto Integrada NBR ISO/IEC 12207: Gerência Organizacional

Ferramentas de Apoio IT Project Office Trace GP Dot Project

IT Project Office Empresa: Primavera Site: http://www.primavera.com/solutions/po.html

IT Project Office

IT Project Office

IT Project Office

Trace GP Empresa: Trace Sistemas Site: http://www.tracegp.com.br

Trace GP

Trace GP

Trace GP

Trace GP

Dot Project Empresa: Dot Project Site: http://www.dotproject.net

Dot Project

Dot Project

Dot Project

Outras Ferramentas AQDevTeam JIRA First Manager.com http://www.automatedqa.com/products/aqdevteam.asp JIRA http://www.atlassian.com/software/jira First Manager.com http://www.1stmanager.com