Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Sindicato dos Professores
1 - docentes integrados na carreira
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
EXAMES NACIONAIS – 9º ANO
Apresentação da proposta do
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Aulas de Substituição Orientações e Práticas
Decreto Regulamentar 2/2008
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
HHHH Projecto Melhor Turma do Curso Escola Secundária/3 de Amarante 6 de Janeiro 2011.
Avaliação de desempenho dos docentes
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Práticas no ensino da língua
ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
AUTOAVALIAÇÃO.
Avaliação de Desempenho Docente Documento Orientador
P: Quem avalia os professores?
Avaliação Simplificada pelo CE no âmbito da Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente (Dec.- Reg. nº 2/2008 de 10 de Janeiro e Dec. Reg.- nº ?? de ??)
Prefeitura municipal de Imperatriz
Tópicos da Intervenção de Ramiro Marques no Seminário da FNE, 30/3/2011.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Departamento do Ensino Secundário
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Avaliação Educacional
Avaliação Educacional
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
Procedimentos de referenciação e avaliação
Avaliação Externa - processo
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Secretariado de Exames
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Formação de Avaliadores Externos Formador: Mª José Mariano
Regime de Avaliação do Desempenho Docente
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
Formação de Avaliadores Externos
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Provas Finais do Ensino Básico 2015
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro Despacho nº 12/2013, de 23 de janeiro Despacho nº 13/2013, de 23 de janeiro COMPONENTE EXTERNA.
PROPOSTA DE ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Grandes linhas de força da proposta da SREC.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2012/M, de 8 de outubro AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Transcrição da apresentação:

Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013

Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Enquadramento legal – ECD – Decreto-lei nº 41/2012, de 21 de Fevereiro, Decreto Regulamentar nº 26/2012, 21 de Fevereiro, Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out., Despacho Normativo nº 24/2012, de 26 de Out. (regime jurídico da ADD) Perfil do Avaliador Externo Processo de Observação Efeitos na Observação Observação – tarefa instrumentos de registo e procedimentos Classificação – padrões de desempenho

Formação de Avaliadores Externos Estatuto da Carreira Docente (ECD) – ECD – Decreto-lei nº 41/2012, de 21 de Fevereiro – no seu preâmbulo refere a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) ‘assente na simplicidade, na desburocratização dos processos e na sua utilidade, tendo em vista a revitalização cultural das escolas e uma maior responsabilidade profissional. A ADD incide em ‘três grandes dimensões: i) a científico - pedagógica, que se destaca pela sua centralidade no exercício profissional; ii) a participação na vida da escola e na relação com a comunidade educativa; e iii) a formação contínua e o desenvolvimento profissional Transversalidade dos processos deontológicos da docência como profissão.

Formação de Avaliadores Externos ECD (Cont.) – ciclos de avaliação correspondentes aos escalões da carreira avaliação externa Avaliação interna e avaliação externa Princípio da Hierarquização - selecção dos avaliadores internos Avaliadores externos Obrigatoriedade para docentes em período probatório, posicionados nos 2º, 4º escalões, candidatos à menção de Excelente e docentes integrados na carreira que tenham obtido insuficiente – Avaliadores externos – avaliação da dimensão científico – pedagógica 5 menções qualitativas: Insuficiente, Regular, Bom, Muito bom e Excelente

Formação de Avaliadores Externos Decreto Regulamentar nº 26/2012, 21 de Fevereiro (regime jurídico da ADD) Potencia a dimensão formativa da avaliação Potencia a dimensão formativa da avaliação, minimizando-se os conflitos entre avaliadores e avaliados. melhoria da qualidade do serviço educativo desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes Visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e da aprendizagem dos alunos, bem como a valorização e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes centrada na observação de aulas e no acompanhamento da prática pedagógica e científica A AEDD é centrada na observação de aulas e no acompanhamento da prática pedagógica e científica do docente.

Formação de Avaliadores Externos Decreto Regulamentar nº 26/2012, 21 de Fevereiro (cont.) interna Componentes interna e externa. avaliação interna A avaliação interna é efectuada pelo agrupamento de escolas do docente e é realizada em todos os escalões. A Avaliação Externa do Desempenho Docente (AEDD) centra-se na dimensão científica e pedagógica e realiza-se através da observação de aulas por avaliadores externos. Compete aos avaliadores externos procederem ao registo das suas observações. A observação de aulas corresponde a um período de 180 minutos, distribuído por, no mínimo, dois momentos distintos.

Formação de Avaliadores Externos Decreto Regulamentar nº 26/2012, 21 de Fevereiro (cont.) Resultado final da avaliação – expresso numa Escala de 1 a 10 As classificações quantitativas são convertidas em menções qualitativas (Excelente, Muito Bom, Bom, Regular e Insuficiente). A classificação final - resultado da média ponderada das pontuações obtidas nas três dimensões de avaliação Ponderações: a) 60% para a dimensão científica e pedagógica; b) 20% para a dimensão participação na escola e relação com a comunidade; c) 20% para a dimensão formação contínua e desenvolvimento profissional.

Formação de Avaliadores Externos Decreto Regulamentar nº 26/2012, 21 de Fevereiro (cont.) a) Dos 60% para a dimensão científica e pedagógica;  A avaliação externa representa 70% da percentagem prevista na dimensão científica e pedagógica

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out.  Estabelece os parâmetros nacionais para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (artº1).  Incide na dimensão científica e pedagógica, realiza -se em sala de aula e tem como objetivo reconhecer a qualidade do desempenho dos docentes (artº2).

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.) (artº2) componente interna e uma componente externa  Dimensão científica e pedagógica - componente interna e uma componente externa = 60% do valor obtido no resultado final.  A AEDD realiza-se através do processo de observação de aulas, atribuindo-se-lhe uma ponderação de 70% na avaliação global da dimensão científica e pedagógica.

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.) (artº2) docente deve  Na concretização da dimensão científica – pedagógica o docente deve:  orientar a sua ação em benefício da aprendizagem dos alunos;  seleccionar as melhores abordagens de ensino;  analisar as suas aulas sob o ponto de vista da eficácia dessas abordagens;  criar um ambiente educativo securizante e digno – estimulante para a aprendizagem;  ter presente a especificidade dos papéis de «aluno» e de «educador/professor».

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.) «científico»«pedagógico»,  A avaliação externa efectua-se com base nos parâmetros «científico» e «pedagógico», com igual ponderação de 50 % na classificação final. (art.º4)  Parâmetro Científico  Parâmetro Científico (artº5) -Reporta-se aos conteúdos disciplinares que o docente leciona (40%). - Integra conhecimentos de língua portuguesa que agilizam a aprendizagem dos conteúdos disciplinares (10%).

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.)  Parâmetro Pedagógico  Parâmetro Pedagógico (artº6) elementos didácticos -Integra os elementos didácticos (40%) nos seguintes aspectos: a) estruturação da aula para se leccionarem os conteúdos previstos e se alcançarem os objetivos; b) evolução da aprendizagem e orientação das actividades; c) acompanhamento da prestação dos alunos e informação aos mesmos sobre a sua evolução.

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.)  Parâmetro Pedagógico  Parâmetro Pedagógico (artº6) elementos relacionais -Integra os elementos relacionais 10%) nos seguintes aspectos: a) funcionamento da aula com base em regras que acautelem a disciplina; b) envolvimento dos alunos e a sua participação nas atividades; c) estímulos com vista à melhoria da aprendizagem.

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.)  Observação de aulas (artº7) -O avaliador regista obrigatoriamente as suas observações (anexo I), que tem caráter indicativo -Depois do registo da observação de aulas, o avaliador preenche uma grelha de avaliação (anexo II) ( Ver anexos e instrumentos)

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 24 /2012 de 26 de Out. ( bolsa de avaliadores externos constituída em cada Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE), organização da intervenção dos avaliadores externos – seleção, procedimentos, competências …

Formação de Avaliadores Externos Subtemas a abordar PPPProcesso de Observação PPPPapel do Avaliador OObservação de aulas – efeitos TTTTarefa de Observação

Formação de Avaliadores Externos Despacho Normativo nº 13981, de 26 de Out. (cont.)  Classificação  Classificação (artº8) - É realizada pelo avaliador externo e efectua-se numa escala de 1 a 10 valores. - É atribuída de acordo com o expresso no anexo III - Processa-se pela conversão da escala quantitativa em menções qualitativas (descritores). - (V. Classificação anexos II e III)