LOT-SIZE PROBLEM   PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES COM VÁRIOS CENTROS DE PRODUÇÃO. Sheila Souza Lino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Programação PD-I
Advertisements

Controle Digital - CDG Prof. Cesar da Costa
Amintas engenharia.
Inteligência + Artificial
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Planejamento-Mestre da Produção
Redação de textos técnicos recomendações
Introdução à Otimização
Lógica de Programação Módulo II
Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores
Gerenciamento de projetos
Alguns conceitos e técnicas de gestão de estoque.
Unidade 02 GRUPO O Subgrupo 02.
SISTEMAS LINEARES ( AULA 2 ).
Quantidade de Pedidos Prof. Reinaldo Di Lucia 1º Semestre de 2011.
Heurísticas, algoritmos gulosos e aproximações
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Administração Financeira
Otimização por Colônia de Formigas (ACO)
Proposta para uma mudança nos processos organizacionais zusammenarbeit.
Apresentação Intermédia José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
Sistemas Operacionais
PESQUISA OPERACIONAL.
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Conceitos Básicos de Estoques
UNIDADE 1 – Noções básicas de erros
Just-in-time (JIT) Just-in-time (JIT) é fruto de uma filosofia japonesa de organização de produção, na qual os estoque são vistos como desculpas pobres.
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Adpt. por Prof. Guilherme Amorim
Heurísticas, algoritmos gulosos e aproximações
1. Introdução Heitor L. Polidoro 1, Denis F. Wolf 2 Laboratório de Robótica móvel Departamento de Sistemas de Computação Instituto de Ciências Matemáticas.
Complexidade computacional
Natureza do Planejamento e Controle
Avaliação de Desempenho
Psicologia Organizacional.
Construção e Análise de Algoritmos
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Reunião Ministério Infantil do Centro Evangelístico Internacional de Barra de São João.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Inventando Funções Heurísticas Flávia Barros.
UFPA - PPGEE - LPRAD Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho Um Modelo de Desempenho Markoviano para Escalonamento de Processos Paralelos.
Métodos de Resolução Solução Analítica Solução Numérica
Trabalho Prático 1 Estudo de Algoritmos de Busca de Soluções em Prolog
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando experimentos computacionais.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A utilização de técnicas de controle multiváriavel avançadas como MPC já se tornou bastante difundida na indústria, porém ainda.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
GERENCIA DA PRODUÇÃO Docente: JOYCE HELENA BALIEIRO
Integração numérica Aula 10 Fórmulas de Newton-Cotes: Trapézios;
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Pesquisa Operacional Programação Linear
Problemas de Otimização Combinatória
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Planejamento Desagregado e Controle de Itens de Lead Time Longo
ESTUDO DAS PERDAS TÉRMICAS DE UM FORNO TÚNEL BRASILEIRO
Roteirização.
ANTONIO AUGUSTO LISBOA DE SOUZA
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Capa Título do projeto Nomes dos autores Local e Data.
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

LOT-SIZE PROBLEM   PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO DE LOTES COM VÁRIOS CENTROS DE PRODUÇÃO. Sheila Souza Lino

Resumo:   Neste trabalho, um estudo de caso é realizado relativo ao problema de dimensionamento de lote, envolvendo o planejamento único de centros de produção onde vários centros de produção não apresentam restrições de capacidade. A demanda pode ser conhecida como demanda com atraso ou não. Este problema é o resultado para simplificar problemas práticos, tais como o sistema material exigências de planejamento. Também é um problema com dimensionamento múltiplo e capacidade de produção limitada por motivos de máquinas. Em primeiro lugar, a implementação eficiente de um algoritmo de programação dinâmica progressiva para os problemas com um único centro de produção. Embora isto não reduz a sua complexidade, ele mostrou ser bastante efetivo, de acordo com testes computacionais. Em seguida, foi possível estudar o problema com uma produção sendo implementando dois algoritmos, o primeiro é uma extensão do algoritmo de programação dinâmica para um centro de produção e o segundo, é uma implementação eficiente do primeiro algoritmo. Suas eficiências são mostradas pelo teste dos algoritmos computacionais e propostas para futuras pesquisas são apresentadas.   Palavras-chave: planejamento de produção, dimensionamento de lotes, programação dinâmica, demanda com atraso.

Introdução Este problema de dimensionamento de lotes vem sido estudada desde 1958 e ate hoje foram apresentados novos resultados. Planejamento produção, sem restrições de capacidade onde demanda com atraso é permitido.

Problema de Dimensionamento de Lotes com Demanda com Atraso St – custo do período em t; Ct – custo unitário de produção do período t; ht – custo do estoque em período t; hbt– retorna custo unitário do ponto do período t; dt– Demanda do item no período t. Xt –números de unidades produzidas no período t; It–estoque final do período t.

Custos de produção de Xt são dadas por: E os custos de estoque de It são dadas por:

O problema de dimensionamento de lotes pode ser escrito como se segue (Zangwill, 1969):

Quando demanda com atraso é permitido, estoque no período T pode ser negativo. Para representar o problema como uma rede, Zangwill (1969) definido como o estoque ao termino do período T, como a demanda de que acumulada ainda não foi atingido no final do período T. Assim, Onde > 0 e > 0. Assim sendo, o modelo (1-4) pode ser reformulado como uma função de variáveis e , conforme mostrado abaixo pode ser representado por uma rede (Zangwill, 1969), veja Figura 1.

Onde somatório (sumhk) representa o custo acumulado de estoque, e é calculado por:

Problema de dimensionamento de Lotes para Vários Centros de Produção

A Tabela abaixo a média de tempo para percorrer as implementações do algoritmo proposto. Resultados mostram um desempenho computacional melhor. Embora não reduz a sua complexidade, mas reduz o tempo computacional aproximadamente por 40%.

Conclusões e futuras pesquisas Os resultados mostraram que a eficaz implementação do algoritmo de programação dinâmica tem reduzido tempo computacional por 40%, embora não tenha reduzido a sua complexidade. A solução para o problema estudado permitir o desenvolvimento de algoritmos exatos e heurísticos para resolver os problemas de dimensionamento de lotes com vários itens de vários centros produção e capacidade restringirem, onde demanda com atraso possa existir. Como isso a demanda com atraso passa ser um problema real, onde geralmente prazos podem ser negociados, e se adicionar os custos para as empresas ou não.

Bibliografia   Site: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-74382005000300010&script=sci_arttext