Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métricas e Medição de Software
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
Manutenção em software Conceitos básicos
Qualidade de Software Aula 4
Objetivos Medir a Funcionalidade de Sistemas de acordo com a perspectiva do usuário Medir o desenvolvimento e a manutenção de software independentemente.
Análise de Pontos de Função Carlos Eduardo Vazquez
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos.
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 6 Análise e Projeto de Sistemas I.
Gestão e Projetos de TI Prof. Guilherme Keller.
Métricas para o Processo e o Projecto de SW
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Estimativas de software
Rational Unified Process(RUP)
Gerenciamento do escopo do projeto
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Análise de Requisitos Use Case Renata Araujo Ricardo Storino
Gerenciamento da Integração
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Bruno Ramos Carneiro da Cunha Fernando Ramos Prata Marcel Mattos da Fonseca.
Análise de Pontos de Função Carlos Eduardo Vazquez
TI - Sistemática de Métricas
Plano de Projeto de Software
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Programação Baseada em Objectos Desenho de TAD
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Gerencia de Projeto OO Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 5 Fernanda Campos DCC/UFJF.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Métricas em Engenharia de Software
Métricas de Produtos para Software.
Exercícios Elabore um algoritmo que solicite ao usuário um número e apresente os resultados da tabuada de multiplicar deste número, a qual deverá ser impressa.
Como controlar o caixa Supermercados.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Cap 4 – Métricas do Processo e Projeto de Software
1 Cap 5 –Planejamento de Projetos de Software Ricardo L Schneider FES.
Pontos por Função medindo tamanho de software Prof. Rodrigo Nin
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Extranet GRD – Guia de Remessa de Documentos
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
ITIL – Entrega de Serviços
Projeto de Banco de Dados
Engenharia de Software
Técnicas e Projeto de Sistemas
Trabalho Final de Fundamentos da Engenharia de Software Métrica de Pontos de Função André Costa de Jesus & Helena Prudente Bartholo.
Análise de Pontos de Função Cristiane Oliveira Novembro/2014
GESTÃO DE FICHEIROS ÍNDICE Pág. I.Instalação do Software 2 II.Selecção de Empresas / Manutenção de Empresas 5 III.Criação da Base de Dados (Clientes,
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Planilha Eletrônica - Excel
Métricas para Software Análise de Ponto de Função
Laboratório de Programação
Felipe Ribeiro Katia Barros Katya Lyra Luanna Brito
Engenharia de Software
como ferramenta no Gerenciamento de Projetos de Sistemas
Expansão dos Casos de Uso
Diferenças entre as Técnicas de Estimativa: Análise por Ponto de Função e Stories Points Aluna: Fabiana Leonel Professores: Alexandre.
Gestão de Projetos Aula 01.
Engenharia de Software
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos.
TAES 3 - Seminário Uma Introdução à Análise de Pontos de Função
Estimando Esforço de Projetos de Software utilizando pontos de Função Carlos Antônio Menezes de Albuquerque Recife, Julho de 2003.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Gerenciamento de Escopo
CONTABILIDADE DE CUSTOS
1 Estimativa, Teste e Inspeção de Software Gerência de Projetos: Estimativa de Software Marcos Camada
Melo Informática. Copyright© Todos os direitos reservados. 1 1 Interface Homem X Máquina APF - Análise por Pontos de Função É um método padrão para.
Transcrição da apresentação:

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Aula 6

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Aula 6 - Tipos de Contagem è Projeto de Desenvolvimento - Developing è Projeto de Manutenção Evolutiva - Enhancement è Cálculo do tamanho de um sistema em produção - Application Conteúdo da aulaConceitoIntrodução

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Contagem de projetos de Desenvolvimento - Developing Um projeto de desenvolvimento consiste de três componentes em termos de funções: Funcionalidades da aplicação incluídas pelos usuários como requisitos; Funcionalidades de conversão, incluídas pelos usuários como requisito; Avaliação do fator de ajuste. Compreendem as funções usadas depois da instalação do sistema. Elas existem para satisfazer as necessidades de saída do negócio do usuário. (CPM 4.1.1) Compreendem funcionalidades providas somente na instalação do sistema. Elas existem para converter dados ou proporcionar outros requisitos estabelecidos pelo usuário e necessários à conversão. (CPM 4.1.1) Compreende a determinação das 14 características gerais do sistema em desenvolvimento, para avaliar a complexidade funcional da aplicação. (CPM 4.1.1)

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Fórmula de Cálculo PFd = (PFb + PFc) * FA PFd - Número de pontos de função de desenvolvimento; PFb - Número de pontos de função brutos apurados; PFc - Número de pontos de função adicionados por processos de conversão de dados; FA - Valor do fator de ajuste. Onde:

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Contagem de projetos de Desenvolvimento - Enhancement Um projeto de desenvolvimento consiste de três componentes em termos de funções: Funcionalidades da aplicação INCLUÍDAS como requisitos do usuário, pelo projeto; Funcionalidade de conversão INCLUÍDAS como requisitos do usuário, pelo projeto; Valor do Fator de Ajuste para a aplicação. Segundo o CPM compreendem: è Pontos por função identificados das funcionalidades que são incluídas pelo projeto de enhancement; è Pontos por função contados por causa da alteração de funcionalidades alteradas durante o projeto de enhancement; è Pontos por função contados por funcionalidades deletadas durante o projeto de enhancement. Consiste dos pontos por função entregues por causa de qualquer funcionalidade de conversão requerida pelo usuário. (CPM 4.1.1) Dois valores devem ser considerados, segundo o manual: CPM 4.1.1: è Valor do Fator de Ajuste ANTES do início do projeto de enhancement (FA Original); è Valor do Fator de Ajuste DEPOIS que o projeto de enhancement tiver sido concluído.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Fórmula de Cálculo PFm=[(ADC+ALT+PFC)*FAd] + (EXC * FAA) PFm - Número de pontos de função do projeto de manutenção; ADC - Número de Pontos por função que foram adicionados a aplicação pelo projeto de manutenção; ALT - Número de Pontos por função que foram alterados na aplicação pelo projeto de manutenção; PFC - Número de Pontos por função que foram adicionados a aplicação por processos de conversão de dados no projeto de manutenção; FAd - Valor do fator de ajuste da aplicação depois do projeto de manutenção; EXC - Número de Pontos por função que foram excluídos da aplicação pelo projeto de manutenção; FAA - Valor do fator de ajuste da aplicação antes do projeto de manutenção. Onde :

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Contagem de Aplicações Implantadas - Application Existem duas ocasiões onde este tipo de contagem deve ser efetuada 1 - Quando um desenvolvimento é concluído e entregue. Esta fórmula deve ser usada para estabelecer o valor, em Pontos por função, do tamanho de uma aplicação, ou seja, foram entregues funcionalidades requeridas pelo cliente - Linha de base do tamanho do sistema. As conversões não devem ser contabilizadas no tamanho da aplicação entregue, pois elas existiram somente para o processo de implantação do aplicativo. PFa = ADd * FA PFa - Número de pontos de função da aplicação; ADd - Número de pontos por função adicionados pelo projeto de desenvolvimento e entregues como parte integrante da aplicação; FA - Valor do fator de ajuste da aplicação. Onde: Fórmula de Cálculo

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos 2 - Quando um projeto de manutenção evolutiva (Enhancement) é estabelecido Contagem de Aplicações Implantadas - Application O tamanho da aplicação original (sobre a qual será feito o projeto de enhancement), deve obrigatoriamente ser atualizado a fim de refletir as modificações que serão realizadas; O projeto de enhancemente pode alterar uma aplicação incluindo, alterando ou excluindo funcionalidades. Consequentemente o tamanho da aplicação após o projeto de enhancement será modificado; Os fatores de ajuste, antes e depois do projeto de enhancement, serão diferentes (na maioria dos casos); As conversões não devem ser contabilizadas no tamanho da aplicação entregue, pois elas existiram somente para o processo de enhancement do aplicativo.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Fórmula de Cálculo PFAd = [ (PFa + ADC + ALTd) - (ALTa + EXC) ] * FAd Onde: PFAd - Número de pontos por função ajustados da aplicação após o projeto de manutenção evolutiva (Enhancement); PFa - Número de pontos por função brutos, antes do projeto de enhancement (*); ADC - Número de pontos por função brutos que foram adicionados pela aplicação pelo projeto de enahncement; Altd - Número de pontos por função brutos correspondentes às funcionalidades que foram alteradas pelo projeto de enhancement - Refletem o tamanho das funcionalidades após as alterações ALTa - Número de pontos por função brutos das funcionalidades que foram alteradas pelo projeto de enhancement. - Refletem o tamanho das funcionalidades antes do projeto de enhancement; EXC - Número de pontos por função das funcionalidades que foram deletadas (excluídas) pelo projeto de enhancement; FAd - Valor do Fator de ajuste para a aplicação após o projeto de enhancement ter sido concluído. (*) - Deve ser usada a fórmula anteriormente definida: PFa = Add * FA

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo (CPM 4.1.1) Foram identificadas funções de dados e transacionais em uma contagem, da seguinte forma: AIEs ALIs EEsCEsSEs Conversão : 1 EE (Complexidade baixa) - 3 PF PFd = (PFb + PFc) * FA Fator de ajuste = 1,05 PFb = = 115 PFd = 115 * 1,05 = 120,75 PFd = 121 PFajustado Resultado

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos è Será necessária a adição de DERs em uma das funcionalidades existentes-CE de complexidade baixa. Os DER adicionados na CE serão feitos através do acesso a mais um dos ALIs utilizados. Com os DER e ALR adicionados a complexidade da funcionalidade passa a ser média è O usuário não precisa mais de uma das EEs (complexidade baixa), de forma OnLine. Então ela deve ser removida Exemplo: (CPM 4.1.1) Foram solicitadas as seguintes modificações - (Enhancement): è AS alterações efetuadas não modificarão o fator de ajuste da aplicação Adicionadas Excluídas Alteradas 1 EE(baixa) - 3 PF 1 SE(alta) - 7 PF 1 CE(média) - 4 PF Conversão FA antes = FA depois = - 0 PF 1,05 PFm=[(ADC+ALT+PFC)*FAd] + (EXC * FAA) PFm=[(7+4+0) *1,05] + (3 * 1,05) = 14,7 PF PFm = 15 PF è O usuário necessita de um relatório adicional sobre tarefas existentes, incluindo totais (avaliada através da PF como de complexidade alta, segundo os ALR e DER que utiliza) è Não serão necessárias funcionalidades de conversão de dados

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo: (CPM 4.1.1) Qual o tamanho da aplicação após o projeto de enhancement ? Inicialmente: 115 * 1,05 = 121 PF ajustados Após o enhancement: PFAd = [ (PFa + ADC + ALTd) - (ALTa + EXC) ] * Fad Ou seja: PFAd = [( ]) - (3 + 3)] * 1,05 PFAd = 126 PF Então, apesar do trabalho necessário para o enhancement ser de 15 PF, a aplicação cresceu apenas 5 PF no seu tamanho total ao final do projeto Pois: Originalmente = 121 PF e após o enhancement = 126 PF

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos PFd = (PFb + PFc) * FA PFm=[(ADC+ALT+PFC)*FAd] + (EXC * FAA) PFa = ADd * FA PFAd = [ (PFa + ADC + ALTd) - (ALTa + EXC) ] * FAd DEVELOPING ENHANCEMENT APPLICATION Após Developing Após Enhancement