FACILITY LOCATION PROBLEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Advertisements

Distância Conceito útil para se medir a localização relativa entre diferentes vértices de um grafo Distância d(v,w): em um grafo conexo: número de arestas.
Gustavo Sant´Anna Ferreira Rodrigo Ribeiro de Souza
Grafos - Caminhos Caminhos Máximo / Mínimo:
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Método Simplex Resolução Algébrica
O Problema da K-Dispersão Discreta
Pontes Seja (G) o número de componentes conexas de G. Uma ponte é uma aresta a tal que (G - a) > (G)
Métodos para representação de estruturas hierárquicas
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Modelos Matemáticos utilizados na PO
Programação Não Linear
Programação Linear Método Simplex
DESIGN PATTERNS FOR DECENTRALISED COORDINATION IN SELF- ORGANISING EMERGENT SYSTEMS Tom De Wolf e Tom Holvoet.
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEíCULOS COM DIVISÃO DE ENTREGA
Dárlinton B. Feres Carvalho
Introdução à Otimização
NÃO DETERMINISMO Marcus Eduardo Cabral Seabra
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
SIMPLEX ANÁLISE COMPLETA ANDERSON BESTETTI 1, EDUARDO RIGHES 1, EVERTON FONTOURA 2, GUILHERME LAZZARI 3, RODRIGO SCHRAMM 3, ROGERIO MARTINS 4 1 {anderson.bestetti,
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
Programação Linear.
Informática Teórica Engenharia da Computação
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Flávia Barros.
Funções da Administração
Otimização Inteira 5a. Aula Franklina.
Programação Linear Rosa Canelas Janeiro 2008.
Alexis Adriano da Silva Vitek Consultoria Ltda.
Histórico, exemplos e problemas
Pesquisa Operacional Programação Linear Solução Gráfica.
O problema do emparelhamento máximo
Problemas de fluxo em grafos 1º semestre/2012 Prof. André Renato
TEORIA DE FILAS SERVIÇO BULK
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
Algoritmos de Busca Local
Redes ADSA António Câmara.
II. METODOLOGIA Ambas as antenas, PIFA modificada e BFMA, foram analisadas numericamente empregando as equações integrais dos potenciais em conjunto com.
O Problema de Corte de Estoque
Introdução Prof. Antonio Carlos Coelho
Algoritmos de Chave Pública
Capitulo 8: Dualidade O que é um modelo Dual?
Programação Linear Resolução Gráfica
Métodos de Resolução Solução Analítica Solução Numérica
Artigo: Berth allocation planning in the public berth system by genetic algorithms Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Heurística.
Problemas de Rede.
Aula 12 COLORAÇÃO DE GRAFOS
Análise e Síntese de Algoritmos
Exercícios de Fluxo em Redes
Prof. Geraldo Nunes Silva
O Problema do Corte Unidimensional
Grafos e Teoria da Complexidade Professor: Fabio Tirelo
Linguagem de Programação II Parte VI Professora: Flávia Balbino da Costa.
Definição de Estatística
CARACTERIZAÇÃO DO TEMA DE TESE Rosely Antunes de Souza Prof. Mayerle Setembro 2006.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Armazenagem.
2 - Portfólio de Investimentos
Prof. Geraldo Nunes Silva Estas notas de aula são Basedas no livro: “Hillier, F. S. e G. J. Lieberman. Introdução à Pesquisa Operacional, Campus, 3 a ed.,
Mailson Felipe da Silva Marques Johnson Cordeiro Sarmento
Pesquisa Operacional Profa. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães
Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
Pesquisa Operacional:
Disciplina: Otimização Econômica
Roteirização.
PROF. MSc. ALEXANDRE FERREIRA REFERÊNCIA: ANDRADE, Eduardo L. de. INTRODUÇÃO À PESQUISA OPERACIONAL, 3 a. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, PROBLEMAS.
Grafos e Teoria da Complexidade Professor: Fabio Tirelo
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 10 Algoritmos Genéticos Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

FACILITY LOCATION PROBLEM

ORIGEM Estão freqüentemente no nosso cotidiano. Tratam de decisões sobre onde encontrar facilidades em uma rede, considerando a demanda, visando otimizar determinado critério. Esse problema começou a ser estudado por Alfred Weber em 1909. Weber seguiu a linha de pesquisa sobre a seleção de locais de facilidade tendo como objetivo minimizar os custos sobre transporte e a distância.

APLICAÇÕES Esses problemas tratam da questão de onde localizar uma facilidade e podem ser aplicados para tomar decisões em situações como: Onde construir escolas, hospitais, fábricas. Como posicionar policiais nas ruas, de modo que atenda à maioria da população. Também é usado na hora de instalar uma antena de telefonia celular.

TRABALHOS RELACIONADOS Geomarketing: Modelos e Sistemas, com Aplicações em Telefonia. Paulo Sérgio Sampaio de Aragão - Tese de Mestrado Universidade Estadual de Campinas. Distribuição de gás natural no Brasil: Um enfoque crítico de minimização de custos. Eduardo Rocha Praça – Tese de Mestrado Universidade Federal do Ceará.

MODELOS MATEMÁTICOS Formulação matemática do problema de máxima cobertura: Church e Revelle (1974) apresentaram a formulação matemática deste problema. A fomulação é a que se segue:

Problema de localização de máxima cobertura Consiste em escolher locais para instalar facilidades de forma que o maior número de clientes (pontos de demanda) sejam cobertos, e saber qual cliente será atendido por qual facilidade. O PLMC procura cobrir áreas de demanda. Não faz restrição de capacidade. Não exige que todas as áreas de demanda sejam cobertas.

Problema de localização de máxima cobertura

Problema de localização de máxima cobertura v(PLMC) = Max∑ Di yi (1) i E N sujeito a ∑ xj ≥ yi para todo i E N (2) jENi ∑ xj = p (3) j EM xj E {0, 1}, para todo j E M, (4) yi E {0, 1}, para todo i E N (5)

Problema de localização de máxima cobertura Onde: S : distância de serviço - a área de demanda é coberta se está dentro desta distância; N = {1, 2, ..., n} : conjunto de pontos de demanda; M = {1, 2, ..., n} : conjunto de poss´ıveis facilidades; Di : a demanda de população da área i; p : número de facilidades a serem localizadas; dij= a menor distância do nó i ao nó j; Ni = {j E J | dij ≤ S}; yi recebe 1 se a área de demanda é coberta, caso contrário recebe 0 xj recebe 1 se a facilidade deve ser localizada em j, caso contrário recebe 0

Problema de localização de máxima cobertura Nesse Modelo acima descrito, a função objetivo (1) procura maximizar a população coberta. A restrição(2) diz que a área de demanda j E J é coberta e se há pelo menos uma facilidade dentro da distância S. A restrição (3) limita o número de facilidades a p. E as restrições (4) e (5) definem as variáveis de decisão a {0,1}.

Algoritmo HLA p/ PLMC Heurística aplicada ao PLMC (HLA)

Algoritmo HLA p/ PLMC Dados J conjunto dos vértices facilidades = {j1,..., jp} e Ck conjunto de vértices do agrupamento k = {v1, ...v|Ck|} | Ck | cardinalidade de Ck Enquanto (solução-inicial melhora) faça Para k = 1, ..., p Para i = 1, ..., | Ck | Troque facilidade jk por um vértice vi; Calcule o valor sol correspondente ao novo valor de cobertura; Se sol é melhor que solução inicial então ¸ Faça melhor vértice← vi; Faça solução-inicial← sol; Fim Se; Fim Para; Se houver melhor vértice então; Atualize J; Fim Enquanto;

Algoritmo HLA p/ PLMC

Algoritmo HLA p/ PLMC

Algoritmo HLA p/ PLMC

Modelo matemático para o Problema das P-medianas O problema das p-medianas pode ser formulado como um problema de programação inteira binária. Dado um grafo descrevendo uma dada instância, obtida através da aplicação do algoritmo de Floyd (Beasley, 1993) e um conjunto resultante de vértices. N = {1, ..., n} podemos descrevê-lo da seguinte maneira:

Modelo matemático para o Problema das P-medianas v(PM) = Min∑ ∑ dijXij (1) iEN jEN sujeito a ∑ Xij = 1; i E N (2) jEN ∑ Xjj = p (3) Xij ≤ Xii i, j E N (4) Xij E {0, 1}, i E N, j E N (5)

Modelo matemático para o Problema das P-medianas Onde: N = {1,...,n} é o índice dos objetos a serem alocados; p : número de medianas; [dij ] é a matriz de distâncias; Xij recebe 1 se o vértice i é atribuído ao vértice j, caso contrato yij recebe 0.

Modelo matemático para o Problema das P-medianas Nesse modelo as restrições 2 e 4 vértice j seja atribuído somente a um vértice i, que deve ser uma mediana. A restrição 3 assegura o número exato de medianas a serem localizadas e a restrição 5 indica a condição binária de atribuições.

Trabalho Prático - 1 Função Objetiva: Minimizar a distância entre os vértices e as Medianas. Escolha da Mediana.

Modelo matemático para o Problema das P-medianas