Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EBSCOhost Estilo guiado de pesquisa avançada
Advertisements

Funcionalidades do Menu Superior – Tabelas, Operações em Lote
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em.
Métricas e Estimativas em processo de produção de Software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos.
Gestão e Projetos de TI Prof. Guilherme Keller.
Estimativas de software
Funcionalidades do Menu Lateral Trâmite. Trâmite é o registro da movimentação do(s) dossiê(s) auxiliar(es) do(s) processo(s) entre setores ou unidades.
Walter de Abreu Cybis Outubro, 2003
TI - Sistemática de Métricas
Exercícios de php Dia 04/03/2011.
Plano de Projeto de Software
Gerenciamento de Frota de Veículos
Sistema Força de Vendas para Windows Mobile
Controle geral para comércio
GUIA RÁPIDO - ORDENS DE COMPRA PADÃO
Módulo de Tele Entregas
Nota fiscal eletrônica de serviço
O que é e como funciona ? O usuário acessa e através de senha exclusiva estará apto a fazer pedidos dos produtos STEULA. Este acesso.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Gerenciamento de Controle de Pneu
Gerenciamento de Controle de Combustível
Criando um novo Registro
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
Cadastro de produtos por referência
CAPACITAÇÃO SME-SP.
SGE Sistema de Gerenciamento de Estabelecimentos
Manual - Bikesys Versão 1.0 – Beta Março 2013.
Compras – Cadastro de Cotação de Produtos
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
DEMONSTRAÇÃO BANCA LIGHT
O primeiro campo a ser preenchido é o Código do cliente
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet
Manual Protheus 11.
Compras - Controle de estoque com dois ou mais depósitos
Retaguarda - Cadastrar Empresa. Objetivo Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela,
SACADO CobCaixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Usuários Sacados Grupos de Sacados Títulos Relatórios Relatório.
Sistema de Gerenciamento para Agências de Publicidade.
Análise de Pontos de Função Cristiane Oliveira Novembro/2014
Quando for ser feito um novo cadastro, aparecerá
Acesso ao Site Casa Magalhães
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Compras – Planejamento de Estoque
Contagem Sequencial do Estoque
Métricas para Software Análise de Ponto de Função
INSTALAÇÃO E APLICAÇÃO
Entrada de Produtos por arquivo XML
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Financeiro – Controle de Cheque
Compras - Contagem do estoque utilizando o coletor de dados IdentificaçãoCOM_018 Data Revisão16/10/2013.
Compras - Saída do Estoque (Correção) 1 IdentificaçãoCOM_012 Data Revisão15/10/2013.
Saídas do Estoque 1. Objetivo 2 As principais saídas do estoque podem ocorrer através das vendas, mas algumas saídas podem ocorrer do estoque sem que.
SACADO Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Início Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios Relatório de.
Controle de estoque com dois ou mais depósitos 1.
Saída do Estoque 1 Posto de Combustível. Objetivo O objetivo do texto é explicar como registrar a saída de mercadorias do estoque sem que seja registrada.
Análise Estruturada de Sistemas
PORTAL DO AGENTE Guia de acesso rápido.
Gerenciamento de Controle de Combustível
Manual de Instrução para Utilização do Sistema PEI
UCSal – Bacharelado em Informática
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
Compras – Saída no Estoque. Objetivo Registrar a saída de mercadorias no estoque sem que seja registrada uma movimentação de venda. Esta opção será utilizada.
Cadastro de Produtos. Objetivo : cadastrar todos produtos do estabelecimento utilizados no sistema. Observação: Antes de cadastrar os produtos no sistema,
Melo Informática. Copyright© Todos os direitos reservados. 1 1 Interface Homem X Máquina APF - Análise por Pontos de Função É um método padrão para.
Clique no botão azul (Incluir). O sistema vai abrir um formulário para ser preenchido. Preencha todos os dados solicitados na aba (Veículos), e depois.
Matrícula Objetivo Permitir efetuar a inscrição ou matrícula dos alunos e candidatos nas escolas da rede de ensino. Obs.: Os números de matrícula e de.
Transcrição da apresentação:

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Métricas e estimativas em processos de Produção de software Métricas e estimativas em processos de Produção de software Aula 4

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Aula 4 - Funções Transacionais Saídas Externas - SEs Saídas Externas - SEs è Conceito è Regras de identificação è DER è Regras de contagem de DERs è RLR è Regras de contagem de RLRs è Tabelas(complexidades e contribuições) è Cálculo dos Pontos por Função Brutos

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SEs - Saídas Externas - Conceito A intenção primária de uma Saída Externa é de apresentar informações aos usuários através do processamento lógico e da recuperação de dados ou informações de controle. Exemplo: O usuário solicitou um relatório contendo, além das informações básicas de funcionários (nome, endere- ço telefone, matrícula etc), um cálculo do tempo de casa de cada um deles. O relatório, inclusive, deve ser classificado em ordem descendente pelo valor calculado deste tempo. Tem-se então uma saída externa (SE),pois existem dados calculados É um processo elementar que remete dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. A lógica de processamento deve conter ao menos uma fórmula matemática de cálculo ou criar dados derivados. Uma saída externa pode também manter um ou mais ALIs ou alterar o comportamento do sistema.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Contagem de Saídas Externas Contar SEs significa: Identifica-las; Classifica-las quanto a sua complexidade; Pontua-las segundo suas complexidades.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SEs - Regras de identificação A seguinte regra deve ser satisfeita para o processo elementar; candidato a ser contado como uma Saída Externa.- (CPM 4.1.1) O processo elementar remete dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação sendo contada. ALI Dados ou Informações de controle Aplicação sendo contada ALI

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SEs - Regras de identificação Pelo menos uma das seguintes regras devem ser satisfeitas para um processo elementar sendo contado como consulta externa (SE): (CPM 4.1.1) A lógica do processo elementar contém ao menos uma fórmula matemática de cálculo; A lógica do processo elementar cria dados derivados; A lógica do processo elementar mantém ao menos um ALI; A lógica do processo elementar altera o comportamento do sistema

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SEs - Regras de identificação Para o processo elementar identificado, pelo menos uma das características abaixo deve ser satisfeita.- (CPM 4.1.1) A lógica de processamento deve ser única e diferente de todas as outras saídas externas na aplicação sendo contada; O conjunto de dados elementares identificados é diferente dos conjuntos identificados por outras saídas externa na aplicação sendo contada; Os ALIs mantidos ou AIEs referenciados são diferentes dos usados por outras saídas externas. Unicidade

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SE - Exemplos: São Saídas Externas Relatórios ou telas de apresentação de dados com cálculos ou dados derivados; Transferência de dados para outras aplicações, com cálculos ou dados derivados; Não são Saídas Externas Menus de navegação com somente recursos de seleção de telas; Parte de entrada de uma saída externa; Telas de mensagens de erro; Campos de sumário em relatórios detalhados. Relatórios ou transferências para outras aplicações que ao serem executados,fazem manutenções em ALIs.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Dado Elementar Referenciado - DER Um DER é um campo único, não repetitivo, reconhecido pelo usuário Regras de Contagem: Contar um DER para cada campo reconhecido pelo usuário e não repetitivo que atravessa a fronteira da aplicação e é requerido para especificar quando, o que ou como os dados serão recuperados ou gerados pelo processo elementar; Não contar campos que são recuperados ou derivados pelo sistema e armazenados em um ALI durante o processo elementar, se este campo não cruzar a fronteira do sistema; Se um DER tanto entra quanto sai pela fronteira da aplicação, conte-o somente uma vez para o processo elementar da SE; Contar um DER pela habilidade da aplicação em especificar uma ação a ser feita, mesmo que existam múltiplos métodos de invocar a mesmo processo lógico; Contar um DER pela capacidade da aplicação em enviar uma mensagem de resposta para fora da fronteira da aplicação, indicando um erro ocorrido durante o processamento ou confirmando que o processo foi completado ou informando que o processo deve continuar; Contar um DER para cada campo não repetitivo, reconhecido pelo usuário que sai pela fronteira da aplicação; Não contar literais, variáveis de paginação ou geradas pelo sistema como DERs.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Arquivo Lógico Referenciado - ALR Um arquivo lógico referenciado é: Regras de Contagem: Contar um ALR para cada ALI mantido durante o processo elementar; UM ALI lido ou mantido pela SE Um AIE lido pela SE Contar um ALR para cada ALI ou AIE lido durante o processo elementar; Contar somente um ALR quando um ALI é mantido e lido pelo processo elementar da SE.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SEs - Tabelas de Complexidade e Contribuição de PFs Com as SEs identificadas, os dados apurados de ALRs e DERs devem ser verificados na tabela de classificação de complexidades abaixo - CPM A classificação de complexidade leva imediatamente ao número de pontos de função do elemento apurado (SE).

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos SE - Exemplos: 001/99 Na aplicação de recursos humanos, o usuário solicitou a capacidade de mostrar os dados básicos de funcionários a partir de uma consulta pelo seu número de matrícula. Foi então elaborada a seguinte tela: OBS.:Todas as informações apresentadas são pesquisadas em uma única tabela (TRH_Funcionario) Informe No. De Matricula Nome Telefone Residencial Empresa HPT Sistema de Recursos Humanos Pesquisa funcionário por No. Matrícula Endereço Bairro Cidade UFCEP 05/03/ :30 Sair Imprimir Pesquisar Funcionário X (61) Setor Habitacional Norte, Quadra 2 casa 12 Asa Norte Brasília DF Tempo de casa: 2 anos e 23 dias Cálculo SE Capacidade de processamento => SE

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo (*)Fonte: Braga Antônio, Análise de Pontos de Função, IBPI Press, 2a. Edição, Rio de Janeiro O sistema de cliente objetiva apoiar algumas áreas da empresa, mais especificamente o Departamento de Vendas e o Departamento de Marketing, nas suas atividades diárias em busca da realização de negócios. O sistema de clientes será desenvolvido em linguagem de quarta geração, usando banco de dados relacional e será implantado em equipamentos de rede local de microcomputadores. O sistema será utilizado por todos os funcionários destes dois departamentos, em um ambiente on-line. Seus usuários não têm grandes conhecimentos de informática de forma que as telas devem ser de fácil utilização além de possuírem auxílios (helps) associados. Espera-se um volume de transações não muito elevado já que a aplicação será restrita a estes dois departamentos. No entanto em épocas como final de ano, é esperado um período de intensa utilização do sistema. : As principais funções do sistema serão : è Cadastramento de clientes; è Alteração de dados cadastrais de clientes; è Consulta a dados de clientes; è Cadastramento de produtos; è Alteração de dados cadastrais de produtos; è Cadastro de pedidos de clientes.

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Modelo de dados Cad_Pedidos Numero_Produto Codigo_Cliente Código_Produto Quantidade Preco_unitario Data_pedido Cad_Clientes Cod_cliente Nome_Cliente Razão_Social Tipo_Cliente Território Endereço Bairro CEP Cidade CGC Inscr_estadual Contato_1 Telefone_1 Contato_2 Telefone_2 Hist_Cliente Cod_cliente 1_Produto_Mais_Comprado 1_Valor_Compra_Produto 1_Preco_medio_prod 2_Produto_Mais_Comprado 2_Valor_Compra_Produto 2_Preco_Medio_Prod Total_Compra_Ano_Anterior Total_Compra_Ano Total_Compra_Mês_Atual Cad_Produtos Cod_Produto Nome_Produto Descricao_Produto Tipo_Produto Unidade_Produto Custo_Medio_Produto Preco_Medio_Produto Principal_Fornecedor Preco_Ultimo_Fornecimento Principal_Cliente Data_Ultimo_Pedido Quantidade_Ultimo_Pedido Preco_Unitario_Ultimo_Pedido

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Tela - Inclusão de clientes Tipo Nome Contato 1 Inclusão de Clientes Endereço Bairro Cidade CEP Incluir Código Razão Social TerritórioCGCInscr.Estadual Contato 2 Fone 1 Fone 2 Auxílio Arquivos referenciados: Clientes Dados: Todos do Arquivo Regras: Enviar mensagem de erro caso CGC inválido Enviar mensagens de erro caso cliente já exista

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Tela - Alteração dos dados de clientes Arquivos referenciados: Clientes; Dados: Tudo pode ser alterado, exceto Código do Cliente; Regras: Cliente não encontrado Tipo Nome Contato 1 Alteração de Dados - Cadastro de Clientes Endereço Bairro Cidade CEP Alterar Código Razão Social Território CGC Inscr.Estadual Contato 2 Fone 1 Fone 2 Auxílio Procurar

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Tela - Consulta a clientes cadastrados Arquivos referenciados: Clientes e histórico-clientes; Dados: pesquisa por código do cliente ou CGC; Regras: Verificar se cliente existe. Se não=>Mensagem de Erro Tipo Nome Contato 1 Consulta de Dados - Cadastro de Clientes Endereço Bairro Cidade CEP Codigo Razão Social Território CGC Inscr.Estadual Contato 2 Fone 1 Fone 2 Auxílio Procurar Total compra do ano Total compra do mês

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Tela - Exclusão de clientes cadastrados Arquivos referenciados: Clientes ; Dados: Somente é necessário informar CGC ou Código. Nome e razão social são mostrados antes da confirmação de exclusão do cliente cadastrado Nome Exclusão de Dados - Cadastro de Clientes Código Razão Social CGC Procurar ExcluirAuxílio

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Tela - Cadastro de Pedidos de Clientes Procurar cliente: Informar CGC ou Código ou Ambos Ao Clicar o botão procurar, o sistema, através do ALI Clientes, recupera seu nome e razão social e o campo (Cod.e CGC) que não tiver sido utilizado como parâmetro (completando a tela) Procurar Pedido: Ao clicar o botão visualiza pedido, com os campos No.Pedido e Data preenchidos, a aplicação recuperará todos os itens daquele pedido daquele cliente. COMBO Item: Ao se acionada recupera todos os itens (Cod. e Descrição) cadastrados. Ao atualizar o campo item é recuperada a Unidade do Item e o valor unitário do item Selecione um item, preencha a quantidade e clique no botão Incluir Item. O item incluído será mostrado na parte de baixo da tela, juntamente com os demais já selecionados. Após a escolha de itens e para conclusão de um pedido clique no botão Gravar. Isto causará a inclusão de todos os itens deste pedido na tabela de Pedidos. Cada pedido é gravado por completo, isto é, seu número, data e todos os dados dos itens. existentes nesta tabela. Para alterar um pedido, selecione-o através do seu número e data, clicando o botão Procurar (Itens). Na parte de baixo da tela, exclua itens, incluindo-os novamente na sua forma modificada, ou acrescente novos itens. A alteração de pedidos será realizada ao clicar o botão gravar novamente. Antes da inclusão do conjunto de itens a aplicação apagará todos os itens anteriomente cadastrados para este pedido Nome P E D I D O S Código Razão Social CGC Procurar Cliente Inclui Item Item QtdUnidade Procurar No. Pedido Data ____/____/____ Item Unidade QtdS.Total Total ImprimirGravar V.Unit Exclui Item

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Impressão do Pedido Cliente: Nome Código Razão Social CGC No. Pedido Data ____/____/____ Item Unidade QtdS.Total Valor Total do Pedido: V.Unit Quantidade de itens solicitados:

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Exemplo - Estudo de Caso: Modelo de dados Cad_Pedidos Numero_Pedido Codigo_Cliente Código_Produto Quantidade Preco_unitario Data_pedido Cad_Clientes Cod_cliente Nome_Cliente Razao_Social Tipo_Cliente Terriório Endereco Bairro CEP Cidade CGC Inscr_estadual Contato_1 Telefone_1 Contato_2 Telefone_2 Hist_Cliente Cod_cliente 1_Produto_Mais_Comprado 1_Valor_Compra_Produto 1_Preco_medio_prod 2_Produto_Mais_Comprado 2_Valor_Compra_Produto 2_Preco_Medio_Prod Total_Compra_Ano_Anterior Toal_Compra_Ano Total_Compra_Mês_Atual Cad_Produtos Cod_Produto Nome_Produto Descricao_Produto Tipo_Produto Unidade_Produto Custo_Medio_Produto Preco_Medio_Produto Principal_Fornecedor Preco_Ultimo_Fornecimento Principal_Cliente Data_Ultimo_Pedido Quantidade_Ultimo_Pedido Preco_Unitario_Ultimo_Pedido ALI 1(RLR)/15(DER) ALI 1(RLR)/6(DER) ALI 1(RLR)/13(DER) AIE 1(RLR)/3(DER) Simples = 7PF Simples = 5PF

Métricas e Estimativas em processo de produção de Software RiKos Lógicas de Processamento - para EEs, CEs e SEs