CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Estatuto da Criança e do Adolescente
Comissão Municipal de Elaboração
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Políticas de Educação de Jovens e Adultos
Prática de Ensino: Educação Básica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Édina Maria Silva de Paula
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Daniela Reis.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Plano Nacional de Educação
Uma proposta de mudança
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Governo do Estado de Alagoas Secretaria de Estado da Educação e do Esporte Elaboração e Desenvolvimento: GPLAN/SGI-SEE Fórum Estadual de Acompanhamento.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
LDB Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
As Políticas Educacionais e a Valorização dos/as Profissionais da Educação A remuneração, a carreira e as condições de trabalho envolvem o debate sobre.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
O financiamento da educação
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394/96
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
GESTÃO DEMOCRÁTICA, DIREITO À EDUCAÇÃO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
SEMINÁRIO DE POLÍTICA EDUCACIONAL Emendas Constitucionais nº 53/2006 e nº 59/2009.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Financiamento da Educação
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Transcrição da apresentação:

CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO - Conferência 5 - Princípios constitucionais da educação e do ensino

Constituição: Artigos 1° e 2° Brasil: Estado Democrático de Direito Democracia Representativa Poder Executivo Poder Legislativo Direitos Poder Judiciário Constituição e Tratados de Direitos Humanos

A Idéia de Constituição Constituição Federal e Tratados Internacionais de Direitos Humanos Leis Atos Administrativos Portarias Decretos

Definindo o direito à educação temos ... Constituição Federal e Tratados (Convenção c/ a Discriminação, PIDESC, CDC, Protocolo ao Pacto Interamericano ...) LDB, PNE, Lei do Fundeb, Diretrizes do CNE ... Muitas e muitas portarias, decretos etc

Sistema jurídico: idéias básicas Supremacia da Constituição: só ela pode limitar direitos nela definidos. Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, ... Mas nem tanto! Art. 208. Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: II - progressiva universalização do ensino médio gratuito;

Sistema jurídico: idéias básicas Quanto às Liberdades, somente podem ser limitadas pela Constituição ou por Lei: “Art.5° (...) II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;” Ex: Ensino Obrigatório

Sistema jurídico: idéias básica INDISPONIBILIDADE dos diretos humanos fundamentais - limitações às reformas PROGRESSIVIDADE das reformas Mudança: alterando a Constituição, tudo muda (no limite da Constituição). Reforma ou revolução?

Educação: Reformas da CF de 88 Emenda 14 (1996) Criou o FUNDEF Acabou com a destinação obrigatória de recursos para as políticas de alfabetização Emenda 53 (2006) Criou o FUNDEB “Constitucionalizou” o EF de 9 anos Emenda 59 (2009) Ampliou a obrigatoriedade escolar Aumentou a obrigação de gastos com o ensino (fim da DRU)

Direito à Educação: Características e Princípios Retomando ... Disponibilidade Acessibilidade (não discriminação, material e econômica) Aceitabilidade Adaptabilidade

Direito à Educação: obrigações estatais Dever de Respeitar (liberdade de ensinar e aprender, diferentes concepções e projetos políticos pedagógicos) Dever de Proteger (tais liberdades e direitos educacionais) Dever de Promover (o ensino formal)

Princípios (?) Constitucionais igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Ou seja, não pode haver discriminações e o Estado deve garantir as condições para que todos possam estudar, oferecendo, por exemplo, transporte escolar a quem mora longe da escola. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Garante ao corpo docente e a estudantes a liberdade de manifestar idéias e pensamentos no ambiente escolar. pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. Os sistemas de ensino devem respeitar as diferenças filosóficas, teóricas e pedagógicas que o professorado, estudantes, pais e escolas podem ter. gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais. Ou seja, em todos os níveis e modalidades o ensino público deve ser gratuito, sendo proibida a cobrança de qualquer taxa ou mesmo qualquer pagamento relacionado às atividades escolares (por exemplo, é ilegal a organização de atividades escolares que dependam de “contribuição” dos pais).

Princípios constitucionais valorização dos profissionais da educação escolar. Exige definição de planos de carreira específicos e a garantia de condições adequadas de trabalho, além do reconhecimento da importância social da profissão docente. gestão democrática do ensino público. a LDB diz que os profissionais da educação devem participar da elaboração do projeto político pedagógico da escola e que a comunidade tem o direito de participar nos conselhos escolares. garantia de padrão de qualidade. A educação pública precisa respeitar um padrão de qualidade definido nacionalmente. Esse padrão deve assegurar a todos os estudantes condições semelhantes de aprendizado adequado. Uma das formas de se estabelecer tal padrão é determinar quais os insumos mínimos que devem ser assegurados a todas as escolas. Piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública. Esse princípio foi incluído na Constituição recentemente, em 2006. Em 2008, foi aprovada a lei n. 11.738, que estabeleceu o valor do piso salarial do magistério, valor abaixo do qual nenhum professor pode receber, e os prazos de sua implementação nacional. Essa garantia precisa ser ampliada aos demais trabalhadores da educação, como prevê a Constituição.

Princípios legais (LDB) Além de dizer quase com as mesmas palavras os princípios que a Constituição dita para a educação nacional, a LDB (art. 3) acrescenta alguns outros: valorização da experiência extra-escolar. Isso porque cada estudante possui vivências fora da escola (por exemplo, trabalha ou participa de um grupo cultural, político ou religioso) que devem ser levadas em conta pelos profissionais da educação. vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Esse princípio também se refere ao mundo fora da escola. Significa que o ensino precisa estar relacionado com o trabalho e atividades sociais, que são aspectos importantes na vida de qualquer pessoa.

Princípios e direitos no ECA II - direito de ser respeitado por seus educadores; III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; IV - direito de organização e participação em entidades estudantis; V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.