Oficina Mídia e Direito à Educação Programas Ação na Justiça e Observatório da Educação São Paulo, 10 de abril de 2010 Curso Cidadania e Direito à Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Como produzir um jornal escolar
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município data. Nome do Município data.
Encontro CONSEME - Sul Capão do Leão (RS) 18 ago 10.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
Educação Permanente em Saúde :
O silêncio do professorado na educação Breve histórico Observatório da Educação - Diagnóstico: debate público sobre educação pautado público/poder executivo.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Plano de Comunicação e Marketing
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Assessoria de Imprensa História
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
O desafio do trabalho em “rede”
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CURRICULO +.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Plano de Comunicação.
Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Projeto e atividades em 2009.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
O que é Assessoria de Imprensa
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Comissão de EJA de Alagoas
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA, EDUCACÃO E TRABALHO – GEPETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
 .
Atuação dos agentes de Controle Social
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Oficina Mídia e Direito à Educação Programas Ação na Justiça e Observatório da Educação São Paulo, 10 de abril de 2010 Curso Cidadania e Direito à Educação Fernanda Campagnucci fernanda.campagnucci@acaoeducativa.org

Roteiro para análise de reportagens: o que é importante se observar quanto.... ... ao contexto, e o que motivou a publicação: * Rankings e relatórios nacionais e internacionais pautam a mídia de maneira generalizada – PNAD, IBGE, Unesco, IDH; restringem-se quase sempre ao resultado imediato * Impera a tendência de divulgação de rankings, sem investigação da causa dos resultados * Ausência de contexto – questão do absenteísmo descolado das condições de trabalho

Roteiro para análise de reportagens: o que é importante se observar quanto.... .... ao foco escolhido.... * É importante aqui perceber a diferença entre os profissionais e os veículos. Os jornalistas nem sempre conseguem espaço para suas matérias sobre educação. Há enfoques “proibidos” em determinados veículos que, por mais que o repórter tente, não conseguirá abordar * Sobre a concepção de educação (direito humano, instrumento para o desenvolvimento econômico...) veremos a seguir

Roteiro para análise de reportagens ....às fontes: * Prevalece a voz oficial – de governos, nos três níveis; a participação da sociedade civil fica em segundo plano * Secretários de educação ganham também os espaços de opinião e entrevistas * Jornalistas devem dar voz ao poder público, mas em geral não há questionamentos e réplicas * Governo tem assessorias de imprensa bem estruturadas – jornalistas devem contribuir para evitar esse desequilíbrio na busca de fontes * Silêncio dos professores Fonte: Andi, 2007

Roteiro para análise de reportagens: o que é importante se observar quanto.... .... à visão a respeito da comunidade escolar? * os professores, principalmente, e a comunidade são retratados como os grandes responsáveis pelo fracasso escolar * casos individuais, e não desdobramentos de políticas públicas no espaço escolar * em geral, aparecem para referendar um aspecto ou tese

Roteiro para análise de reportagens ....como trata a questão da responsabilidade do Estado? E a concepção de educação? * Falta a compreensão de educação como direito humano – é referida muitas vezes como tecnicista, para o desenvolvimento econômico etc * Raramente as matérias utilizam a legislação como referência – exemplo, ensino fundamental de 9 anos: não consideravam a existência da proposta no Plano Nacional de Educação * O Poder Judiciário não é usado como fonte * Violações não são tratadas como tal: exemplo – Lei do Piso *Os mecanismos existentes no sistema judiciário para agir em casos de violações de direitos educativos não são citados. Seria um serviço prestado pela imprensa – o que é uma de suas funções * Direito universal: grupos invisíveis: prisões, indígenas, quilombolas

Observatório da Educação Criado em 2002 – resposta de Ação Educativa à constatação do monopólio dos governos sobre o debate público sobre educação (temas e fontes de governos) Pressuposto: educação é direito humano, portanto, universal, indivisível, interdependente, orientada para garantir a dignidade humana, exigível e justiciável A partir de 2005, o Observatório passa a analisar de forma sistemática a cobertura da educação na imprensa escrita nacional

Linhas de Ação – Observatório da Educação 1 - Pluralização do debate público sobre educação Sensibilizar ou envolver atores sociais considerados estratégicos: - representantes da comunidade escolar – mães, pais, estudantes e educadores - pesquisadores da área; - organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos humanos em geral, e sobre os direitos educativos em particular; - profissionais da comunicação

Linhas de Ação – Observatório da Educação Atividades: Debates - Desafios da Conjuntura Objetivo: visibilidade a temas, segmentos ou enfoques socialmente invisíveis; ou pluralizar o debate sobre temas tratados de maneira unilateral no espaço público. Abertos à participação da sociedade em geral, e busca promover o diálogo entre diferentes atores envolvidos – gestores, profissionais da educação e da comunicação, comunidade escolar, pesquisadores. Transmitidos ao vivo pela internet, com interpretação de Libras Periodicidade: três ao ano

Linhas de Ação – Observatório da Educação Constituição de um grupo de colaboradores, prioritariamente vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, que aceitem disponibilizar sua produção de conhecimento no contexto de debate público. Constatação: produção científica do campo educacional pouco tem colaborado nas disputas de sentido e orientação da educação pública. O saber produzido nas universidades fica restrito ao meio especializado, enquanto os meios de comunicação são alimentados por análises e informações marcadas por interesses privados.

Linhas de Ação – Observatório da Educação Banco de Fontes (disponível em www.observatoriodaeducacao.org.br ) Temas: Ciclos e progressão continuada, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Inclusiva, Educação Indígena, Ensino Médio, Ensino Religioso, Financiamento, Gênero, Educação e Relações Raciais e, profissionais da educação dispostos a participar do debate público Artigos de opinião – enviados para publicação em jornais ou disponibilizados no site do Obs.

Linhas de Ação – Observatório da Educação 2. Busca de intervenção sistemática na cobertura jornalística educacional Boletim Ação na Mídia, produzido quinzenalmente, com comentários sobre a cobertura educacional baseados em clipping que abrange 75 jornais e 4 revistas semanais. Análises e sugestões - pluralizar as fontes de informações; introdução de enfoques que possibilitem a produção de textos que reflitam o caráter universal da educação Distribuição: cerca de 700 jornalistas (imprensa comercial e alternativa)

Linhas de Ação – Observatório da Educação 2. Busca de intervenção sistemática na cobertura jornalística educacional Oficina para jornalistas – anual. Desafio: além dos profissionais dos veículos de abrangência nacional, necessidade de dialogar com cobertura local e dos bairros – potencializar possibilidade do controle social Estímulo à participação de jornalistas nos eventos do Observatório

Linhas de Ação – Observatório da Educação 2. Busca de intervenção sistemática na cobertura jornalística educacional Desafios Acompanhamento sistemático atuação dos conselhos de educação (nacional, estadual SP e municipal SP) Atualmente: disponibilizamos constituição e contatos desses conselhos - levantamento da composição dos 27 conselhos estaduais de educação, quanto à participação da sociedade civil Acompanhamento sistemático do Legislativo (nacional, estadual SP e municipal SP) Informações obtidas indicam necessidade de sociedade conhecer e questionar o papel do legislativo na educação

3. Produção de informação Público prioritário: organizações da sociedade civil que atuam na defesa dos direitos educativos em geral, ou de segmentos específicos da população; organizações de direitos humanos; educadoras/es vinculados a redes públicas de ensino; pesquisadoras/es do campo e jornalistas. Produtos e ações: Boletim Desafios da Conjuntura (impresso e eletrônico)

Em Questão (versões impressas e eletrônicas) – artigos analíticos, geralmente resultados de pesquisas produzidas por especialistas; são publicadas duas edições por ano Distribuição: igual a Desafios da Conjuntura Ação na Mídia – exclusivo para jornalistas, mas disponível no site o Observatório

Boletim Observatório da Educação – eletrônico Distribuição: enviado a cerca de 5 mil endereços eletrônicos Conteúdo: informação produzida com base no acompanhamento de iniciativas de organizações da sociedade civil, estudos acadêmicos ou pesquisas confiáveis. Periodicidade: semanal Textos disponíveis no site do Observatório da Educação

Site - recente, até final de 2008 informações produzidas pelo Observatório eram veiculadas no site institucional. Necessidade de dar mais visibilidade às informações produzidas; Marcar diferença em relação à produção de informação institucional

Alguns exemplos de atuação 1 – Silêncio dos professores Diagnóstico – ausência dos profissionais no debate público – cobertura da mídia é exemplo Compreensão do fenômeno – oficina com jornalistas e profissionais da educação para analisar a cobertura da mídia (2007) Descobertas – leis restritivas à liberdade de expressão Desqualificação da imagem docente Culpabilização do professorado pela falta de qualidade na educação

Alguns exemplos de atuação 1 – Silêncio dos professores Estratégias - Mobilização – articulação com outros atores (ONG Artigo 19 e CNTE) – Campanha Fala Educador! Fala Educadora! (nacionalização da mobilização – 2008) - derrubada das “leis do silêncio” – incidência sistema de justiça, parlamento - disseminação de informação - sensibilização de atores estratégicos – prioritariamente jornalistas - estímulo à voz docente

Alguns exemplos de atuação 1 – Silêncio dos professores Resultados - Revogação de artigos que restringiam a liberdade de expressão dos funcionários públicos de São Paulo (8/9/09) - banco de fontes; constituição de grupo de interlocução - 15/10/2009 – debate Desafios da Conjuntura – absenteísmo docente

Recomendações - Compreensão da dinâmica do trabalho jornalístico - Análise e leitura crítica dos jornais - Inserção de pautas e respostas, reações - Busca de fontes alternativas de informação - Ocupação de espaços alternativos (caso do Twitter na greve dos professores)

Fernanda Campagnucci fernanda.campagnucci@acaoeducativa.org