Barroco.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
ARTE ROMÂNICA.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco europeu..
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
Barroco e Rococó 8º Ano 2º Bimestre.
AULA 8 - O Barroco e o Rococó. Missão artística francesa.
ROCOCÓ.
Religião e sociedade na América portuguesa
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu por volta de 1738
Rembrandt (vídeo – Slides)
Expansão e ouro na América portuguesa
“A arte dos contrastes”
A arte e a mentalidade barrocas
ARTE BARROCA Escultura.
ALEIJADINHO
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
ARTE BARROCA.
BARROCO.
No tempo, espaço, características e seus representantes.
ALEIJADINHO.
A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;
ARTE BARROCA.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Aleijadinho Ronaldo Alves.
Séculos XVII e XVIII; Inspirado no fervor religioso e na passionalidade; Emoção superando a razão; Arte da fé; Produção de efeitos: óticos e ilusões,
Barroco Profª Patricia.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A ARTE BARROCA NA EUROPA
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Arte das Minas: o Barroco
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
BARROCO.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
História da arte: breves considerações
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Momento Histórico: Portugal,Brasil e Mundo. Barroco.
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
O BARROCO.
Barroco.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

Barroco

A origem do Barroco A arte barroca originou-se na Itália, no século XVII O termo tem origem na palavra espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular. O Barroco rompeu com importantes conceitos renascentistas. Há rompimento das noções de um equilíbrio entre razão e emoção, da associação entre arte e ciência. O racionalismo dá lugar a uma grande emotividade e inspiração.

Principais características Valorização da emoção. A fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pela razão. Utilização de efeitos decorativos. Associação entre a escultura e a arquitetura. Contraste claro/escuro, luz/sombra Pintura com efeitos ilusionistas

Pintura Barroca Caravaggio Sua maior característica foi o impacto gerado por suas obras devido ao impactante efeito realista de suas obras. A morte da virgem

Os efeitos de iluminação, utilizados por Caravaggio, receberam o nome de tenebrismo Foi um dos primeiros artistas a retratarem cenas bíblicas menos expressivas, retratando o cotidiano da vida de Jesus. A ceia em Emaús

Judith degola Helofernes

A glória de Santo Inácio- Andrea Pozzo Infanta Margarita da Aústria- Diego Velázquez

Aula de anatomia- Rembrandt

Escultura Predomínio das curvas e drapeados nas vestes Utilização do dourado Dramaticidade Êxtase de Santa Teresa

Praça de São Pedro- Bernini

Basílica Nossa Senhora do Carmo, Recife O Barroco no Brasil O Barroco chegou ao Brasil com os jesuítas, durante o século XVII Foi a expressão artística mais importante do período colonial Foi mais expressivo na regiões açucareira e mineradora Basílica Nossa Senhora do Carmo, Recife

A maior parte das obras concentram-se em igrejas. Acabou adquirindo características próprias por receber influência de vários lugares da Europa. Em Minas, já no século XVIII, o barroco apresenta-se desenvolvido e com características rococó. A maior parte das obras concentram-se em igrejas. Igreja de São Francisco, Salvador

Aleijadinho Filho de um mestre de obras português com uma escrava Desenvolveu na idade adulta uma doença degenerativa que dificultava seu trabalho. Os instrumentos de trabalho eram amarrados ao seu corpo. Igreja São Francisco de Assis, Ouro Preto

O equilíbrio buscado nas obras que antecedem sua doença e deixado de lado, dando lugar a um tipo específico de expressionismo, que acabou tornando-se sua principal marca. Cristo carregando a cruz, Congonhas

Os principais materiais utilizados eram a madeira e a pedra-sabão. A escultura era sua principal expressão, embora tenha algumas passagens pela arquitetura. Os principais materiais utilizados eram a madeira e a pedra-sabão. Profeta Abdias, Congonhas

Igreja Bom Senhor Jesus do Matosinhos, Congonhas

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto Manuel da Costa Ataíde Suas principais obras estão nos tetos de várias igrejas barrocas de Minas Gerais A expressividade e o jogo de cores únicos fizeram dele um dos principais expoente barrocos do período. Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto