Sistemas de Apoio à Decisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Arquitetura Funcional de SADs
Sistema de Informação Gerencial
Sistemas de Informação Gerencial (continuação...)
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
25 - Sistemas Financeiros
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Administração Financeira III
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio à Decisão
Sistemas de Informação - Objetivos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Sistema de Informação 1- Dados X Informação X Conhecimento
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da Informação
Tipologia da Informação “As organizações dependem de informações de naturezas diversas para alcançar seus objetivos” Adriana Beal Classificação quanto.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Tecnologia da informação e estado
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Sistema de informação gerencial e gestão estratégica na empresa Prof Paulo Germano.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Sistemas de Informações Transacionais
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Classificação dos Sistemas de Informação
Capítulo 9: SAD orientado a Modelo
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E GESTÃO ESTRATÉGICA NA EMPRESA
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Roteiro de hoje Auto-apresentação Plano de Ensino FSI Capítulo 1
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Sistema de Informações Gerenciais
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Introdução ao Data Warehouse Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Apoio à Decisão Conceituação de Data Warehouse.
Disciplina:Sistemas de Informação
BOA NOITE.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Sistemas de Negócios SIF03.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
SIG André Amilton de Souza Alex Vogelsanger Fernando da Rosa Miranda Geovani Rodrigues da Silva Rafael Steindel TQP 311.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Apoio à Decisão Profa. Jiani Cardoso Disciplina: Fundamentos de Sistemas de Informação

SIG - fornecer aos administradores e tomadores de decisão as informações para ajudá-los a atingir as metas da empresa. SIG - Foco na eficiência operacional (monit e controle). Já um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) serve para dar suporte à tomada de decisões específicas de um problema; SAD - Foco na eficácia na tomada de decisão.

-> gera relatórios resumidos de rotina; SIG: são utilizados para monitorar e controlar a empresa; utiliza ferramentas analíticas simples; -> gera relatórios resumidos de rotina; SAD: são sistemas interativos sob controle do usuário e que oferecem dados e modelos para a solução de problemas semi-estruturados ou não-estruturados; utiliza ferramentas de análise e modelagem sofisticada; -> fornece respostas interativas para questões não-rotineiras; Estrurado: são repetitivos e rotineiros e possuem um procedimento específico para serem manuseados Não-estruturados: apresentam sempre uma novidade e não são rotineiros, sem um procedimento pré-acordado para solucioná-lo. Semi-estruturados: combinam elementos de ambos os tipos. Semi-estruturado: somente partes do problema possuem uma resposta definida fornecida por uma metodologia aceita.

Todos esses sistemas auxiliam a organização a atingir suas metas SAD embora destinado aos níveis mais elevados da gerência, são utilizados em todos os níveis de administração, porque os gerentes de qualquer nível (operacional, tático ou estratégico) podem se defrontar com problemas menos estruturados. SIT = SIG = SAD Todos esses sistemas auxiliam a organização a atingir suas metas Estrurado: são repetitivos e rotineiros e possuem um procedimento específico para serem manuseados Não-estruturados: apresentam sempre uma novidade e não são rotineiros, sem um procedimento pré-acordado para solucioná-lo. Semi-estruturados: combinam elementos de ambos os tipos.

Hum...?! Gerentes do nível operacional podem ser auxiliados com tomadas de decisões diárias e rotineiras; o nível operacional executa os projetos e, não está acostumado e a lidar com INCERTEZAS. Tomadores de decisão do nível tático podem receber suporte de ferramentas de análise que auxiliam no planejamento e controle adequado; o nível tático, representado pela média gerência,  traduz as estratégias em planos e projetos a serem realizados pelo nível operacional.

Hum...?! Gerentes do nível estratégico fornecer análise para decisões a longo prazo que exijam informações internas e externas. o nível estratégico, representado pela alta gerência,  tem como competência básica traduzir as INCERTEZAS de um mercado altamente dinâmico para uma visão e estratégias que a organização deve atingir. cada nível da organização tem uma competência básica sendo que, o nível de incerteza deve reduzir drasticamente a medida que caminha do nível estratégico até chegar ao nível operacional. 

Lembrando...Questões que um SIG ajuda a responder: Qual o número médio de vendas nos últimos 3 meses? Quais os produtos mais rentáveis da empresa? Questões que um SAD ajuda a responder: E se subíssemos os preços em 10% em quanto aumentaria o lucro? Quanto custaria a mais fabricar nosso produto se o custo relativo a salários dos funcionários subisse 15%? Um SAD pode ser utilizado para prever como um aumento no preço do papel poderia afetar o lucro global de um jornal.

Relembrando... Um SIG produz relatórios rotineiros e resumidos: programada (diária, semanal, mensal); sob-solicitação; de exceção (situação incomum). Um SAD produz esses relatórios, mas também permite que o usuário faça perguntas novas e não-antecipadas e intervenha diretamente para mudar a maneira como os dados serão apresentados – Flexibilidade de apresentações.

Características de um SAD manipular grandes volumes de dados; obter e processar dados de fontes diferentes; possuir orientação tanto textual quanto gráfica (produção de textos, tabelas, desenhos lineares, gráfico de pizza, curvas de tendência, etc; Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação (informação que deseja no formato que preenche as suas necessidades); sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

Características de um SAD executar análise e comparações complexas e sofisticadas usando pacotes de software avançados; executar a análise de simulações; Fazer modificações aos dados do problema e observar os impactos dos resultados; Executa a análise de atingimento de metas; Vai determinar quais dados são requeridos para atingir um certo resultado; sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

Características de um SAD Dar suporte às abordagens de otimização, satisfação e realização. problema menor -> busca encontrar a melhor solução (ótima) problemas mais complexos -> busca encontrar uma solução muito boa (mas talvez não a melhor) sistemas avançados de gerenciamento de bd permitem que tomadores de decisão busquem info. em bd quando utilizam um SAD. os SAD têm a capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos. SIT e SIG relatórios de formato fixo.Nos SAD as saídas podem ser em telas do vídeo ou produzida de forma impressa, dependendo das necessidades e preferências do usuário. Muitos programas analíticos associados a um SAD são na verdade programas independentes. Os SAD proporciona um meio de reuní-los.

Características de um SAD Exemplo: Considerando uma aplicação de controle de estoque. Dada a demanda por produtos (automóveis, por ex.) um SI pode ser usado para determinar as peças e componentes necessários, incluindo motores, transmissões, janelas, etc. Com a análise de simulação é possível fazer modificações nos dados do problema (a quant. de automóveis necessários para o mês seguinte) e ver imediatamente o impacto nas exigências de componentes (motores, janelas, etc).

Comparando... SIT, SIG e SAD para um sistema de cobrança Um SIT de cobrança envia faturas das contas mensais ao cliente; Um SIG de cobrança emite relatórios de exceção sobre contas vencidas a mais de 30 dias; Um SAD de cobrança executa análise de simulações para determinar o impacto dos pagamentos atrasados no nível de lucro da empresa;

Os SAD são mais flexíveis que do que os SIG, auxiliando em todos os níveis do processo decisório. Suporte as fases de solução de problemas: inteligência, projeto, escolha, monitoramento e controle; Um SAD dá suporte as diferentes freqüências de decisões: SAD Institucional – lida com situações ou decisões que ocorrem mais de uma vez (decisões repetitivas); SAD ad hoc – decisões que surgem para serem tomadas uma única vez.

Recursos de um SAD Suporte para diferentes estruturas de problemas: Estruturados, semi-estruturados, não estruturados. Suporte para os gerentes dos níveis operacional, tático e estratégico;