Sabedoria como forma de Superdotação*

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

A consciência de sua missão.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Alteridade.
O que é relacionamento interpessoal?
Aprender ao Longo da Vida
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Prof. Beth.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Autor: Juan Delval Editora Papirus
Comportamento Organizacional
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Não tenha pressa para ler esta apresentação
A minha Paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo
PERSONALIDADE E TRABALHO
Constelação Familiar Sistêmica
Projeto Educar para a vida
Centro de Desenvolvimento
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Conceitualização e Mensuração
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Construtivismo em Sala de Aula
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Amigos, superando desentendimentos
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
Avaliação Educacional Externa
A consciência de sua missão
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Competência Interpessoal
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Grandes Sonhos Sheryl Pedersen.
Gestão de Mudanças.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Teorias de enfermagem.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Reunião de Pais
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
A SABEDORIA DE APRENDER
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência Emocional
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Faculdade de Enfermagem FACCAT
A ESCOLA DO DESIGN Professor(a): Débora Raquel Acadêmicos: Fabíola Passos Truppel Manuella Dagostim.
AVALIAÇÃO.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Socialização e sociedade da informação
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Professor Dr. Renato Vaz
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Sabedoria como forma de Superdotação* Robert J. Sternberg Yale University *Wisdom as a form of Giftedness

Sobre o autor Sternberg é o autor de mais de 950 artigos, capítulos de livros, e livros. O foco central de sua pesquisa é em Inteligência, Criatividade, e Sabedoria, ele também tem estudado amor e relacionamentos íntimos tais como o ódio. Sua pesquisa tem sido conduzida em 5 diferentes continentes.

O que essas pessoas tem em comum?

Gandhi

Martin Luther King

Mother Tereza de Calcutá

Nelson Mandela

Será que o que eles tem em comum é: Inteligência interpessoal? Inteligência social? Inteligência emocional ? Inteligência Prática ? Inteligência criativa ? “...esses tipos de inteligências podem ser usados para exclusão, ou até mesmo usados contra, o interesse de outros” (Sternberg, 2000)

O tipo de superdotação que pessoas como Mahatma Gandhi, Mother Thereza, Martin Luther King e Nelson Mandela tem em comum, então, parece ser o que algumas teorias modernas chamam de Sabedoria. (Sternberg, 2000)

Sabedoria é definida como a aplicação de Conhecimento Tácito, mediado por valores, para a realização de um objetivo de bem-comum através do equilíbrio entre múltiplos interesses que determinará a resposta emitida pelo indivíduo ao ambiente. (Sternberg, 2000)

Teoria do equilíbrio de interesses* *The balance Theory of Wisdom.

As bases para a Sabedoria Na abordagem proposta por Sternberg a noção de Sabedoria começa com a construção de Conhecimento Tácito sobre si mesmo, sobre outros, e sobre o ambiente. Conhecimento Tácito compreende as lições de vida que não são explicitamente ensinadas e que freqüentemente não são nem mesmo ditas. (Polanyi, 1976 conforme citado por Sternberg, 2000)

Interesses Considerados: - Interesse Intrapessoal; - Interesse Interpessoal; - Interesse Extrapessoal. Reações contextuais possíveis: - Adaptação; - Promoção de mudança do meio; - Seleção de um novo meio.

Bem comum Na teoria Bem- comum se refere aquilo que beneficia a todos, não apenas aqueles com quem o individuo se identifica, tal como família, amigos, ou membros de um grupo. A Inteligência Prática por si só não envolve o equilíbrio de interesses, a Sabedoria SEMPRE envolve. Indivíduos superdotados em Sabedoria são grandes conselheiros.

Aplicação do Conhecimento Tácito e Valores Conhecimento Tácito na base da Inteligência Prática é aplicada para equilibrar interesses , a fim de alcançar uma resposta equilibrada ao contexto, a favor do Bem- comum. Valores mediam o uso do Conhecimento Tácito no processo de equilíbrio de interesses e respostas. Embora diferentes sociedades possam possuir diferentes valores, alguns valores parecem estar presentes em um grande número de sociedades – verdade, honestidade, sinceridade, misericórdia e compaixão pelos outros.

O conceito de Superdotação em Sabedoria enfatiza o equilíbrio no julgamento. O que realmente importa é como o julgamento é feito e não em qual é o julgamento. Dois indivíduos podem chegar a diferentes conclusões e ainda assim serem considerados sábios. Interesses Interpessoais e Extrapessoais NUNCA desaparecem do processo na teoria, não importa quão difícil e estressante a situação seja. De acordo com a teoria, a falta de sabedoria é quando devido a conveniência o indivíduo anula os interesses alheios.

Processos subjacentes à Sabedoria (Metacomponentes) Perceber a existência de um problema; Definir a origem do problema; Levantamento de informações sobre o problema; Formulação de estratégia; Localização de recursos para a solução do problema; Monitoração da solução; Avaliação da reação com respeito a solução.

Fontes de diferenças individuais em Sabedoria Objetivos; Processo de equilíbrio de respostas; Processo de equilíbrio de interesses; Inteligência Prática manisfetada como Conhecimento Tácito; Valores.

Sete Maneiras de se desenvolver Sabedoria em crianças Prover problemas que requerem Sabedoria; Ajudar estudantes a pensar em termos de bem-comum; Ajudar estudantes a equilibrar interesses; Prover exemplos de Sabedoria no passado e analisá-los; Ser um modelo de Sabedoria; Ajudar estudantes a pensar de forma dialética; Mostrar aos estudantes que as pessoas em geral valorizam a Sabedoria.

“Freqüentemente, a ênfase parece estar mais concentrada na obtenção do “sucesso” no que na obtenção da “satisfação”.” “Ensinar Sabedoria pode ajudar estudantes a conduzir uma vida tanto feliz (satisfatória) quanto produtiva” “O objetivo não é ensinar outra “matéria”... O objetivo é promover uma mudança na maneira de as pessoas pensarem e agirem nas suas vidas. ” (Sternberg, 2000)

Conclusões “Um alto nível de inteligência prática pode nos levar ao sucesso na vida de acordo com os padrões tradicionais, mas Sabedoria pode ser a chave para a satisfação e o contentamento na vida de acordo com os próprios padrões”(Sternberg, 2000)

Se existe uma chave para um mundo melhor , talvez seja esta.” “Talvez o que realmente precisemos é voltar nossa atenção às escolas para a identificação e desenvolvimento da Superdotação em Sabedoria. Se existe uma chave para um mundo melhor , talvez seja esta.” (Sternberg, 2000)