Trabalho de Química 2º Ano A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PILHAS E BATERIAS Prof.: Luiz Felipe Schmitz de Souza.
Advertisements

LIXO TECNOLÓGICO, PILHAS E BATERIAS
Escola Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA
Química “Professora : Norilda Siqueira “
Pilhas e Baterias.
Pilhas Depois Antes A pilha é uma fonte de tensão elétrica capaz de garantir uma corrente elétrica permanente num circuito.
Um tipo de fonte portátil de energia.
Pilhas de Lítio.
Pilhas de Mercúrio.
RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS ALUNOS:RONALDO WELLITON ALISON
Mauricio Alisson Lucas Juninho
Tratamento de resíduos
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Reações químicas.
Pilhas e baterias 11 de dezembro de 2008.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará
Escola Secundária Caldas das Taipas
SÍNDROME do CHAPELEIRO MALUCO Coordenação: Prof. MSc
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO
QUÍMICA VERDE.
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
Agrupamento de Escolas de Alijó
DOENÇAS PROVOCADAS PELO MAU AMBIENTE
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
Trabalho de... Química.
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
TELEMONTE COLETA E TRANSPORTE LTDA
Jogo sobre a Poluição.
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
ELETROQUÍMICA.
Efeito DOS metais Pesados na saúde
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
Química Tecnológica Materiais
QUÍMICA DESCRITIVA.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Os elementos Químicos no corpo Humano
PILHAS E BATERIAS.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Professora Giuliana Oehlmeyer
Eletroquímica.
Profa. Cláudia K. Barcellos Prof. Claudio G. de Paula.
Prof. Ms. Márcio R. Guimarães
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Células de combustível
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Prof. Alexandre D. Marquioreto
PROF. JOSÉ CARLOS QUÍMICA – 2º ANO
AMONÍACO, saúde e ambiente
Revisão - Pilhas.
O ambiente é de todos – Vamos usar bem a energia.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
Micaela Mendes nº11 9ºA. O que é o Hidrogénio? O hidrogénio é um elemento químico que atualmente é usado em pilhas. O combustível dos carros também pode.
Universidade Federal de Itajubá – Eng. Mecânica
Resíduo Tecnológico Turma INF 321.
Professor Alan Alencar
Guilherme Zanini, Jordana Wendling e Leonardo Staggemeier
RECICLAGEM.
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – 8º Ano CN
TIPOS DE PILHAS Profª MARCIA C. S. SILVA.
Área de projecto Resíduos
SUSTENTABILIDADE – OS TRÊS R’s O QUE NÃO PODE SER RECICLADO
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
8.4 Propriedades químicas e estrutura atómica dos metais alcalinos
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Ecologia Lívia Piazentin Pola. Poluição  Poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar.
SISTEMAS SOLARES ACUMULADORES Apresentador : Eng. Manuel Adão TECNISAT
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Química 2º Ano A Pilhas e Baterias Trabalho de Química 2º Ano A

Tipos Pilhas de Zinco-Carvão Pilhas Alcalinas Pilhas Zinco Ar Baterias de chumbo Baterias de Níquel-cádmio (NiCd) Baterias de Níquel-hidreto metálico (Ni-MH) Baterias de íons de Lítio (Li-ion) Baterias de Gel

Pilhas de Zinco Carvão As Pilhas de Zinco-Carvão são as "portáteis" de uso geral (brinquedos, lanternas, rádios, etc.). Elas se encontram contidas em um recipiente de zinco. Uma haste de carvão no centro da pilha funciona como coletor de corrente. Outras substâncias presentes neste tipo de pilha são dióxido de manganês, carvão pulverizado, cloreto de amônio, cloreto de zinco e água.

Pilhas Alcalinas São semelhantes as pilhas de zinco carvão, o que as diferencia é justamente a substituição do cloreto de amônio e cloreto de zinco por uma solução fortemente alcalina (daí  nome) hidróxido de potássio. Esta substituição permite que este tipo de pilha tenha eficiência energética 5 a 8 vezes maior que as Zinco Carvão.

Pilhas Zinco Ar As pilhas de zinco-ar são a mais recente tecnologia desenvolvida para o armazenamento de energia. Este tipo de bateria funciona extraindo o oxigénio existente no ar para reagir com o zinco e produzir electricidade. Seu princípio de funcionamento é semelhante ao das baterias alcalinas, que também possui zinco no seu interior reagindo com o oxigénio para produzir energia. Porém, nestas baterias o oxigénio é fornecido por um componente interno (dióxido de manganês), nas baterias do tipo zinco-ar , o oxigénio vem da atmosfera, a bateria tem várias aberturas.

Bateria de Chumbo São as baterias utilizadas normalmente em veículos. São constituídas basicamente de chumbo e de dióxido de chumbo em pó, ambos mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico, dentro de uma malha de liga chumbo-antimônio. A reação química neste tipo de bateria produz sulfato de chumbo (PbSO4).

Baterias de Níquel-cádmio (NiCd) Foi o primeiro tipo de pilha ou bateria recarregável a ser desenvolvida. Em tendência ao desuso, num passado recente foi utilizada na composição de diversos equipamentos eletrônicos (Computadores portáteis, telefones móveis, telefones sem fio, etc.) muitos ainda em uso ou sendo gradativamente descartados atualmente, e é exatamente aí onde mora o perigo. Pelo fato de empregarem cádmio em sua composição, essas baterias são consideradas como altamente nocivas ao meio ambiente, devendo seu descarte ser o mais adequado possível.

Baterias de Níquel-hidreto metálico (Ni-MH) Também presente em muitos computadores portáteis, telefones móveis, telefones sem fio, câmeras digitais, etc. Entre as diferenças das baterias NiCd se destaca a substituição do Cádmio pelo Hidrogênio. Este, absorvido em uma liga, na forma de hidreto metálico, como material ativo no eletrodo negativo.

Baterias de íons de Lítio (Li-ion) Consideradas por alguns como as baterias recarregáveis de terceira geração, são hoje amplamente utilizadas em telefones móveis, computadores portáteis, câmeras digitais, marca passos e outros dispositivos médicos. Representam riscos ambientais muito menores do que as de níquel/cádmio.

Baterias de Gel As baterias de gel substituem as baterias de chumbo permitindo uma vida útil mais prolongada. Basicamente não têm evaporação electrolítica e suas consequências, como acontece com as baterias ácidas. Existem baterias de reduzidas dimensões especialmente concebidas para aplicações RFID.

Metais pesados presente nas pilhas Podemos citar: Cádmio Chumbo Níquel Mercúrio A contaminação por causa das pilhas normalmente acontecem por ingestão, por exemplo, uma pilha jogada em determinado lugar contamina o solo, se algo for plantado lá e for ingerido, estará contaminado.

Doenças causadas por contaminação das pilhas Metal Pesado Doença Provocada Cádmio Câncer pulmonar e próstata; lesões nos rins Chumbo Saturrismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral) Mercúrio Intoxicação do sistema nervoso central Níquel Câncer de pulmão e seios paranasais

Coletas de pilhas Encontramos algumas lojas que possuem postos de coleta de pilhas e baterias, elas são responsáveis por enviar esse material para um destino de descarte seguro para o meio ambiente. É só procurar em sua cidade um posto de recolhimento que deixar que eles tomem as devidas providencias para o descarte.

Evitando a contaminação por metais pesados • Não descarte de pilhas no lixo da nossa casa, porque o aterro não está tecnicamente preparada para a eliminação. Nunca puxar as baterias para ir ao banheiro ou ao rio, pois eles têm uma poluição muito elevada na água. • Não guarde as pilhas na geladeira ou aquecido no forno, podem contaminar os alimentos. •Não jogue pilhas e baterias em um incêndio que libera gases tóxicos.

Consequencias para o meio ambiente As pilhas são compostas, em sua maioria, por metais pesados como zinco, chumbo, manganês e mercúrio, as pilhas não devem ser jogadas no lixo comum, já que seus elementos tóxicos contaminam o solo, o lençol freático e, no final das contas, o próprio homem. 

Fotos

Alunos: Allan violin – 02 Fabricio Veigas - 08 Hugo Okahara – 10 João Vitor – 11 Julio Ferreira – 13 Thiago –

Bibliografia http://sejaecosustentavel.blogspot.com/2011/01/descarte-de-pilhas-e-baterias.html http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/40/39 http://www.centrovegetariano.org/Article-6-Perigos%2Bdos%2Bmetais%2Bpesados.html

Matéria: Reciclagem de pilhas e Baterias Professora: Norilda Série: 2°A Escola: E.E Senador Filinto Muller