ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS NA SEGURANÇA DO TRABALHO
PPP PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO Paulo Gonzaga
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS.
Ponto 4 Segurança e Medicina do Trabalho
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
NORMAS REGULAMENTADORAS NR 7 e NR 9
PPP-PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
PCMSO, PPRA, PCMAT: ENTENDENDO A LEGISLAÇÃO PARA MELHOR PROTEGER O TRABALHADOR. Christina Pila Advogada.
Higiene do trabalho “Conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes.
Responsabilidades.
Segurança e Medicina do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Prof.º Marivaldo Oliveira
Objetivos da Higiene e Condições Ambientais do Trabalho
A CIPA COMO FATOR DE MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO
Perfil Profissiográfico Previdenciário
(084) PPRA-PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
NRs.
NEWWAY FLUXOGRAMA ASPECTOS GERAIS DO PPRA–NR 9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais Página 1 O QUE É A NR 9 -É o Programa de Prevenção de Riscos.
OBJETIVO DA EMPRESA A SMS Assessoria Ltda., é uma empresa que presta serviços de Consultoria na área de Segurança e Medicina do Trabalho. A empresa foi.
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Higiene Ocupacional.
- PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
PCA – Programa de Conservação Auditiva
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
LTCAT Laudo técnico de condições ambientais de trabalho
Condutas Técnicas em Saúde Auditiva do Trabalhador
Principais Normas Regulamentadoras
FUNDAMENTOS e LEGISLAÇÃO
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
NR 7 , 9 , 17 Alunos: Fernando Maruyama Gabriel Munhoz de Souza
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
NÚCLEO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL - NPSO
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
NR-9 PPRA A NR 9 trata do PPRA, ou Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O Objetivo dessa norma é garantir a saude e a integridade física do trabalhador.
Segurança e Medicina do Trabalho
NÚCLEO DA PROMOÇÃO DE SAÚDE OCUPACIONAL - NPSO
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
SERVIÇO ESPECIALIZADO DE ENGENHARIA E MEDICINA DO TRABALHO SESMET
NORMAS REGULAMENTADORAS
PCA – Programa de Conservação Auditiva
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
Arnaldo Moreira. eSocial: Programas de medicina e segurança do trabalho: O que é preciso adequar?
NR9 PPRA.
NORMA REGULAMENTADORA 09
Qual a finalidades do PPP ?
PPRA PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS.
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO UNIFENAS2006 Rosanna Tavares V. Hernandez.
28 DE ABRIL - SST é um componente essencial para o trabalho decente.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
PCMSO NR.07 Port (Controle Médico de Saúde Ocupacional) Integrantes do Grupo 1.Lusivan Edison Andrea Shirlei
NORMAS REGULAMENTADORAS NR 7 e NR 9
DIEN LIN LU FELIPE LIMA KUN LIN WU JOSÉ CARDOSO
Transcrição da apresentação:

ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA Ppra ENFª DO TRABALHO JAMILIE SENA

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – NR 9 É a parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Etapas do PPRA Antecipação Reconhecimento Avaliação Controle Riscos Ambientais

A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais pode ser feita pelo SESMT, ou por quem seja capaz de desenvolver o proposto pela NR, a critério do empregador, observado o artigo 195 da CLT. As partes do PPRA relativas à fase de reconhecimento e avaliação ambiental deverão ser obrigatoriamente realizadas e assinadas por engenheiro de segurança do trabalho ou técnico de segurança do trabalho.

Objetivo PPRA tem como objetivo a prevenção da saúde e a integridade física dos trabalhadores, através do desenvolvimento das seguintes etapas: Antecipação; Reconhecimento; Avaliação e controle dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho.

RECONHECIMENTO Esta etapa envolve a identificação e a explicitação, dos riscos existentes nos ambientes de trabalho. As informações necessárias nesta etapa são: A determinação e localização das possíveis fontes geradoras; Trajetórias e meios de propagação;

Caracterização das atividades e do tipo de exposição; Identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos ao risco; Obtenção de dados existentes na empresa; Indicativos de possível comprometimento da saúde decorrentes do trabalho; Possíveis danos à saúde relacionados aos riscos identificados.

AVALIAÇÃO E CONTROLE Determinação da intensidade dos agentes físicos; A concentração dos agentes químicos, visando o dimensionamento da exposição dos trabalhadores; A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento; Dimensionar a exposição dos trabalhadores e subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

RISCOS AMBIENTAIS Para efeito da NR – 9, item 9.1.5, que trata do PPRA, são considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, forem capazes de causar dano a saúde do trabalhador.

ESTRUTURA Planejamento anual com estabelecimento de metas Estratégia e metodologia de ação Forma de registro e divulgação de dados Periodicidade e forma de avaliação para o desenvolvimento do PPRA

DOCUMENTO-BASE O PPRA deverá estar escrito em um documento base Deverá ser apresentando e discutido na CIPA Deverá ser acessado facilmente O seu cronograma deve mostrar de forma clara os prazos no desenvolvimento.

Os aspectos estruturais do programa; A estratégia e metodologia de ação; Forma de registro; Manutenção e divulgação dos dados; A periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do programa; Etapas de reconhecimento dos riscos; Planejamento anual com o estabelecimento das metas a serem cumpridas com os prazos para a sua implantação (CRONOGRAMA)

Avaliação quantitativa Dimensionar a exposição dos trabalhadores a riscos mensuráveis. É feita pelos equipamentos: NR15 DECIBELÍMETRO: Equipamento utilizado para coleta instantânea de ruídos. AUDIODOSÍMETRO: Equipamento utilizado para execução de Laudo de Ruído, LUXÍMETRO: Equipamento utilizado para verificação da luminância nos ambiente, TERMÔMETRO DE GLOBO: Equipamento utilizado para verificação de temperatura

CONTROLE DOS RISCOS Envolve e adotar medidas necessárias e suficientes para a eliminação ou redução dos riscos ambientais; Devem ser adotadas medidas de controle quando forem identificados os riscos potenciais na fase de antecipação;

Quando forem constatados riscos evidentes a saúde na fase de reconhecimento; Quando os resultados das avaliações quantitativas forem superiores aos valores limites previstos na NR-15; Quando, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde e dos trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos.

MEDIDAS DE CONTROLE Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho; e Medidas de controle coletivo; Utilização de EPI.

PPP PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) É um documento histórico-laboral individual do trabalhador, foi instituído através do Anexo XV da instrução Normativa do INSS n.º 078/02. Será exigido dos Órgãos que possuem trabalhadores expostos a agentes nocivos prejudiciais à saúde e que são candidatos à aposentadoria especial concebida após 15, 20 ou 25 anos de trabalho.

SIGLAS PPRA – Programa de Prevenção de riscos Ambientais. PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho SESMT – Serviço Especializado Segurança Medicina do Trabalho CAT - Comunicado de Acidente de Trabalho CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. CIPATR – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural. PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário LTCAT – Laudo Técnico de condições Ambientais CNAE – Código Nacional de Atividade Econômica. dB (A) – Unidade de Ruído, Nível de Pressão Sonora. EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual. EPC’s – Equipamentos de Proteção Coletiva. LUX – Unidade de Iluminamento

IML – Índice Médio de Iluminação MTB – Ministério do Trabalho. DRT – Delegacia Regional do Trabalho INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia. NBR – Norma Brasileira Registrada. NR – Normas Regulamentadoras NRR – Normas Regulamentadoras Rurais. SEPATR – Serviço Especializado de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural. CAMPAT – Campanha Nacional de prevenção de Acidentes do Trabalho Rural.