A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Negócios Internacionais
Advertisements

A questão da regulação da Internet
Globalização:.
Índice 1. Comercio internacional 1.1 Definição 1.2 Breve introdução
O MUNDO ATUAL.
SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
CE_10_Comércio Exterior Séc. XXI
Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL
Obstáculos ao Desenvolvimento
Ana Oliveira, Carina Pinho, Luciana Lopes, Sandra Almeida 11ºH
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
A Globalização.
Dimensões da Globalização
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Definição de ‘Globalização’
MUNDO DO TRABALHO.
GLOBALIZAÇÃO.
GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
GLOBALIZAÇÃO – Financeira
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
A economia Global.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Globalização: Boa ou ruim?.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Globalização.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
A GLOBALIZAÇÃO.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. O Comércio Internacional desenvolveu-se a partir das necessidades das nações de suprirem suas carências. Hoje temos o resultados.
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Mundialização e globalização: manifestações e processos
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Capítulo 19 O Mercado Global.
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
ÉTICA.
O que é a Indústria Cultural?
Aspectos positivos Aspectos Negativos
O que é globalização ?.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Origens e bases do mundo global.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
A Globalização Economia Global.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
Aldeia Global O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
Revisão para a prova.
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
População mundial: cidades e consumo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra, do casamento real aos Jogos olímpicos, do cartão Multibanco à compra de bens na Internet. Em qualquer lugar do Mundo, estamos ligados por fluxos de relações económicas, políticas e sociais – é a “ALDEIA GLOBAL”.

GLOBALIZAÇÃO é um processo pelo qual a vida social e cultural nos diversos países do mundo é cada vez mais afectada por influências internacionais de ordem política, económica e social. Resulta do intercâmbio económico e cultural entre diferentes países, devido à informatização e ao desenvolvimento dos meios de comunicação e transportes.

A CAMINHO DA ALDEIA GLOBAL O desenvolvimento das telecomunicações facilita o intercâmbio da enorme diversidade de culturas, crenças, modos de vida, e experiências das pessoas de todo o mundo, possibilitando também a intensificação das relações económicas internacionais. Assim, o mundo moderno encontra-se em processo de globalização, isto é, assemelha-se cada vez mais a uma “aldeia global”, onde um número crescente de pessoas recebe as mesmas noticias, assiste aos mesmos filmes e programas de televisão, é influenciada pela publicidade dos mesmos produtos, consome o mesmo tipo de alimentos e de bebidas, usa as mesmas marcas de roupa, joga os mesmos jogos de computador, trabalha para a mesma empresa, etc.

A TERRA – “ALDEIA GLOBAL” Hoje, a distância já não é um obstáculo à difusão e a Terra tornou-se numa “Aldeia Global”, ou seja, é possível comunicar, rapidamente e com qualidade, para qualquer parte do mundo, graças às modernas técnicas de telecomunicações que conseguem reduzir as distâncias e aproximar os habitantes do nosso planeta. As redes de teledifusão e de telecomunicação permitem que todo o tipo de informação – som, imagem e dados – circule, quase instantaneamente, de uma extremidade à outra do planeta.

Estão, permanentemente, a desenvolver-se novas gerações de máquinas de comunicar. Através desses instrumentos multimédia é possível aceder-se a um volume impressionante de conhecimento. A expressão “Aldeia Global” está associada às novas redes de telecomunicação, constituídas pelas chamadas auto-estradas da informação, que irão produzir, ao longo do século XXI, mudanças profundas na forma de contactar e de viver das pessoas.

UM COMERCIO CADA VEZ MAIS GLOBAL O desenvolvimento dos transportes e das telecomunicações tornou possível a internacionalização das empresas e a difusão dos produtos e das marcas, à escala global, conduzindo à globalização do comércio, fenómeno que tende a acentuar-se cada vez mais. A globalização espalha produtos por todo o Mundo; por exemplo, a Coca-Cola, o McDonald’s, as batatas Pringles que são fabricadas nos EUA ena Bélgica e são vendidas em cinco continentes.

A GLOBALIZAÇÃO Aspectos positivos: Internet Turismo Transacções comerciais Conhecimento de outras culturas Aspectos negativos: Crime Economia paralela Aumento do desequilíbrio entre ricos e pobres Domínio das grandes empresas sobre os países e as pessoas (funcionários e consumidores) Uniformização dos estilos de vida faz perder individualidades culturais dos diferentes países

A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem um importante papel na definição de regras do comércio internacional. As suas principais funções são: A gestão dos diferentes acordos que a compõem; A assistência técnica aos países em desenvolvimento; O exame das politicas comerciais nacionais dos membros da OMC; A negociação do sistema multilateral de regras das relações comerciais internacionais.

A DESLOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL E A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA A organização e a natureza das actividades económicas foram profundamente alteradas, nomeadamente pelos impactos do progresso das TIC. A revolução tecnológica na área das TIC facilitou: O aumento dos fluxos (comércio, capitais, mão-de-obra, informação, etc.) à escala global; A segmentação e deslocalização dos processos produtivos; A internacionalização de actividades comerciais na área dos serviços; Os processos de integração económica.

Uma deslocalização é a transferência de um negócio, de segmentos da produção ou de serviços de um país para outro. Tem geralmente por base preocupações de redução de custos de trabalho e de aumento da produtividade. É um fenómeno que ganhou maior expressão com a abertura dos mercados mundiais e a globalização, que facilitaram a circulação de recursos e diminuíram as despesas de relocalização de unidades.