Sistemas da Informação e Tecnologia Guarani Futebol Clube Prof. Luciel Henrique de Oliveira Guarani Futebol Clube Trabalho 1 - Alexsandra Amicucci
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Conteúdo Disponível
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Para receber newsletter é preciso se inscrever como Sócio. Existe as modalidades de Sócio Torcedor e Bugrinho, ambos com regalias diferentes para adentrar ao clube e aos jogos. Sócio Torcedor: Entrada gratuita em partidas do Guarani Futebol Clube no Estádio Brinco de Ouro; Utilização de catracas exclusivas para acesso ao Estádio Brinco de Ouro nos dias de jogos; A utilização da área coberta exclusiva sob o Tobogã em dias de jogos; O recebimento do cartão de chip de sócio torcedor, que vale como ingresso nas catracas exclusivas; O recebimento eletrônico de newsletter oficial do sócio torcedor, com informações importantes sobre o programa; A participação em sorteios mensais de brindes e prêmios diversos; A participação em eventos promovidos pelo Clube nos intervalos das partidas. Sócio Bugrinho: Receber uma carteira social de Sócio Estadual; Poderá frequentar as dependências do clube, no limite de 30 dias ao ano; Votar para presidente do clube e ser membro dos Conselhos a partir de 3 anos consecutivos de vida associativa; Receber publicações ou informações sociais, caso sejam emitidos; Participar de promoções e eventos que forem promovidos.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Não há loja virtual e sim atalhos dos sites de patrocinadores do clube. No clube do Guarani há uma “Lojinha do Guarani” que encontra-se acessórios do time relacionados a vários esportes desempenhados pelo clube. Existe o site http://www.futebolinterior.com.br/ que envolve todos os times de futebol, com noticias das séries A, B, C, D, Copa do Brasil e Libertadores, com noticias atualizadas. Isso ajuda a divulgação do site de seu time, pois os “fanáticos” sempre querem saber mais.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Em termos de produtos e serviços são oferecidos somente adesão ao Sócio Torcedor e Sócio Bugrinho, não relacionado ao ganho de brindes com a adesão. Não há divulgação da “Lojinha do Guarani”, nem promoções que ocorrem com frequência sendo assim o movimento tende a cair e o clube a ficar sem esta remuneração. O que prevalece no site são as informações sobre o futebol, e os demais esportes desempenhados pelo clube em segunda opção.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Excelência Operacional Não há um sistema para ganhos no site do clube, deveriam investir mais para lucrar e trazer melhorias aos sócios, assim a atratividade aumentaria gerando mais sócios e um sistema mais lucrativo.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Novos Produtos, Serviços e Modelos de Negócios Introduzir ao site um link de atualidade e curiosidades sobre os esportes, assim a cultura estaria presente levando cada vez mais as famílias ao clube e estádio de futebol. Campanhas contra a violência, podendo mudar a idéia das pessoas sobre jogos perigosos, sendo assim um lazer para as famílias. Inserir no site uma “Loja on-line” para que os torcedores / frequentadores do clube pudessem comprar artigos customizados e que pudessem ser escolhidos de acordo com o gosto de cada um, assim seria uma espécie de Customização em Massa. Ingressos a venda pela internet, havendo um desconto para o incentivo da compra através do site. Incentivar a propaganda de patrocinadores com anúncios de promoções de produtos e serviços.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Relacionamento mais Estreito com Clientes e Fornecedores Propaganda sobre as vantagens em ser sócio. Canal de marketing direto com os sócios, no caso de frequência do clube e jogos, controlados pela carteirinha na entrada do clube, então se a frequência cair uma ligação será efetuada ao associado questionando o motivo da ausência e o convidando para retornar ao clube, assim se sentirá a vontade e voltará a frequentar. Caso haja um motivo consistente para não frequentá-lo, o mesmo será estudado e encaminhado ao setor responsável, criando assim um plano de ação para melhoria do ponto detectado. Com isso a melhoria continuará e estará sempre presente. Sendo sócio, poderá assistir o jogo on-line (quando este for em outra cidade; Estado) entrando com sua senha através do site do clube.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Melhor Tomada de Decisão Acompanhamento através de sistema o seu fluxo de caixa e a curva de vendas e associados pagantes, assim conseguirá verificar o quanto poderá investir no clube ou cortar gastos. Esta melhoria poderá ser feito através de um sistema abastecido com informações de todos os setores, assim serão consolidados e a gerencia poderá alisá-lo para as tomadas de decisões assertivas, melhorando os investimento e visualizando onde a verba está sendo gasta.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Vantagem Competitiva Como mencionado anteriormente uma “Loja on-line” poderia ser inserida no site do clube para alavancar as vendas e customizar os produtos através do gosto de cada cliente, assim os produtos serão mais atrativos e não custará mais por isso. Outro ponto seria um sorteio trimestral para os Fãs dos atletas passarem um dia com eles vivenciando sua rotina e aprendendo, assim poderia incentivá-los a virar atletas ou apenas apreciar o trabalho e dedicação dos mesmos.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Sobrevivência O clube deverá adotar práticas descritas nos slides anteriores para alavancar suas vendas e associados ativos e pagantes, assim poderá crescer e desenvolver-se, utilizando sempre a internet e o Sistema da Informação como grandes aliados para o sucesso, buscando sempre o 1º lugar da série A em todos os requisitos do clube.