Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A FORMA SEGURA DE NAVEGAR NA REDE
Advertisements

Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança de informações
Trabalho 6 – Tecnologias e Ferramentas para garantir a Segurança
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA Aluno: Alexander Foldes Professor: Luciel.
Trabalho 6 Ferramentas para garantir a segurança
Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Prof. Luciel Henrique de Oliveira Trabalho 6 - Alexsandra Amicucci.
O que é o modelo de certificação digital da ICP-Brasil?
TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Trabalho 6 Fernando Baliani da Silva. Certificação digital Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança.
Professor: Alex Avellar
Interoperabilidade de hardware e software
NAS RELAÇÕES COM O GOVERNO
Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
Segurança de dados william.
Emitindo seu Certificado Digital
Infra-estrutura de Chaves Públicas
Fundação Aplicações de Tecnologias Críticas - Atech
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Nota Fiscal Eletrônica
DDA – DÉBITO DIRETO AUTORIZADO
PROJETO.
Romasoft Tecnologia SOFTWARE JURÍDICO.
Certificação Digital.
Certificação Digital ICP-Brasil
AR FACSI (11) CERTIFICADO DIGITAL AR FACSI (11)
Certificação Digital Assinatura Digital.
Public Key Infrastructure PKI
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Faculdade de engenharia química Gestão estratégica da produção Sistemas de Informação e tecnologia Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a.
TRABALHO 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
TRABALHO 6 FABIO BONAMIN. FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA ICP é a Infra-estrutura de Chaves Públicas Documento eletrônico que permite efetuar transações.
Benefícios.
CERTIFICADO DIGITAL Portaria nº 268/2013 MTE.
Documentos Digitais Aula 9.
Dr. Walter Galhardo Tarcha
O futuro da internet Lei nº /06
Sistemas Seguros 3.2 Certificados Digitais 3.3 ICP-Brasil.
PKI – Public key infrastructure Infra-estrutura de Chaves Públicas Trabalho de Redes de Computadores II Nome: Délio Silva Nunes.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CERTIFICADO DE ATRIBUTOS
Documentos Digitais Aula 8.
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança
SIT – T9 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Marcio Luiz Angeli.
Gerenciamento de chaves públicas
Sistema de Informação e Tecnologia Trabalho 09 – Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Gestão Estratégica de Produção Marcel Fernando de.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
Importação e Exportação Bachup’s e cópia de segurança.
SPED e Certificação Digital
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Global Track Inovação e Agilidade nas Gestões Operacionais.
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Controle de Acesso Kerberos
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
6 Certificados Digitais
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
ICP-BRASIL CERTIFICADO DIGITAL
Do processo eletrônico
SIT – Trabalho 6 Fernando Lange Guerra.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção Trabalho 6: Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Cláudio José de Sousa.
Talita Amaral. Introdução Atualmente, há outras formas para comprovar a autenticidade de documentos expressar concordância com determinados procedimentos,
Segurança de Redes de Computadores Prof. Paulo Fernando da Silva.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Conceituação de Assinatura e Certificação Digital
TECNOLOGIA E FERRAMENTAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA.
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Trabalho 6 Tecnologias e Ferramentas para Garantir a Segurança Mauro Oziris Bortolozo Filho

Introdução: Certificação digital é um conjunto de processos e técnicas que dão maior segurança às comunicações e às transações eletrônicas. Ela evita que os dados transmitidos sejam interceptados ou adulterados no trajeto entre a máquina do remetente e a do destinatário e identifica o autor da mensagem.

Elementos: Os dois principais elementos da certificação digital são o certificado e a assinatura digitais, que têm como base a criptografia, técnica usada para codificar dados que trafegam pela Internet. Juntos, esses dois elementos comprovam a identidade de uma pessoa ou site e evitam fraudes nas transações eletrônicas.

Como funciona no Brasil: ICP é a sigla no Brasil para PKI - Public Key Infrastructure - e significa Infra-estrutura de Chaves Públicas, a denominação "Brasil" aqui presente refere-se a Infra-estrutura criada no Brasil, ou ainda, o Sistema Nacional de Certificação digital. É uma estrutura composta de um ou mais certificadores denominados de Autoridades Certificadoras - AC que, através de um conjunto de técnicas e procedimentos de suporte a um sistema criptográfico baseando-se em certificados digitais, consegue assegurar a identidade de um usuário de mídia eletrônica ou assegurar a autenticidade de um documento suportado ou conservado em mídia eletrônica.

Esquema de funcionamento:

Tipos de certificações: Na ICP-Brasil estão previstos oito tipos de certificado. São duas séries de certificados, com quatro tipos cada. A série A (A1, A2, A3 e 4) reúne os certificados de assinatura digital, utilizados na confirmação de identidade na Web, em e-mail, em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações. A série S (S1, S2, S3 e S4) reúne os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas. Os oito tipos são diferenciados pelo uso, pelo nível de segurança e pela validade. Nos certificados do tipo A1 e S1, as chaves privadas ficam armazenadas no próprio computador do usuário. Nos tipos A2, A3, A4, S2, S3 e S4, as chaves privadas e as informações referentes ao seu certificado ficam armazenadas em um hardware criptográfico - cartão inteligente (smart card) ou cartão de memória (token USB ou pen drive). Para acessar essas informações você usará uma senha pessoal determinada no momento da compra.

DDA - Débito Direto Autorizado O DDA - Débito Direto Autorizado é uma inovação que torna os serviços bancários ainda mais eficientes. Pelo DDA, os clientes (Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas) podem acessar de forma eletrônica (internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros) suas contas a pagar, sem que precisem recebê-las impressas. Ao acessar as cobranças, o cliente (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) pode pagá-las pelos meios eletrônicos, uma vez que o débito não é automático. As contas que podem ser visualizadas pelo DDA são as cobradas por boleto bancário, como mensalidade escolar, plano de saúde, taxa de condomínio e financiamento de casa. Além de facilitar a administração de suas contas o DDA é mais seguro.

Aplicações: São muitas as possibilidades de aplicações da assinatura digital, dentre elas encontram-se as seguintes: - comércio eletrônico; - processos judiciais e administrativos em meio eletrônico; - facilitar a iniciativa popular na apresentação de projetos de lei, uma vez que os cidadãos poderão assinar digitalmente sua adesão às propostas; - assinatura da declaração de renda e outros serviços prestados pela Secretaria da Receita Federal; - obtenção e envio de documentos cartorários; - transações seguras entre instituições financeiras, como já vem ocorrendo desde abril de 2002, com a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB; - Diário Oficial Eletrônico; - identificação de sítios na rede mundial de computadores, para que se tenha certeza de que se está acessando o endereço realmente desejado; etc.

Vantagens: Redução de Custos A eliminação física do papel implica na eliminação de toda uma cadeia de custos operacionais, levando sua empresa a obter redução nos custos com cópias, utilização de impressoras, copiadoras, suprimentos, pessoal técnico, manutenção, armazenagem (gestão física, acesso), envio de documentos por correio ou por motoboy, além de dispensar o reconhecimento de firmas em cartórios.

Segurança Conteúdo Inalterado - Por detectar alterações não autorizadas no conteúdo, garante a integridade do documento eletrônico. Autenticidade - Visa estabelecer a validade da transmissão, da mensagem e do seu remetente, fornecendo ao destinatário, pela Assinatura Digital, a comprovação da origem e da autoria de um determinado documento eletrônico. Não-repúdio - Garante que o autor não negue ter criado nem assinado o documento. Confiabilidade - Permite o controle de certificados revogados com acesso a todas as autoridades certificadoras Impossibilidade de retroagir no tempo - Com o uso do carimbo do tempo em que se obtém uma data e hora externa, com garantias de uma Autoridade Certificadora de Tempo (ACT), minimiza fraudes relativas à adulteração da data e hora de um computador.

Sustentabilidade Cada 10.000 folhas tamanho A4 valem uma árvore. Não imprimir papel é um ato que devemos procurar fazer sempre que possível. Pequenos gestos como este, quando somados, dão um resultado fantástico no curto e no longo prazos. Muitas vezes achamos que um ato isolado não vai resolver o problema do planeta, mas se você economizar 10.000 folhas de papel, para aquela árvore já fez diferença! Se cada um fizer esta e outras ações conscientes, sem dúvida ajudará as próximas gerações a viverem cada vez mais em um planeta melhor.

Débito Direto Autorizado Objetivos: Otimizar o sistema de cobrança bancária. Pelo DDA todas os cobranças são efetuadas de modo eletrônico, agilizando o trânsito das informações. Agilizar os pagamentos pois os mesmos poderão ser efetuados também por meio eletrônico. Aumento da segurança nas transações bancárias.

Sistema de Segurança O DDA obedece o mesmo padrão de segurança do SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, permitindo um maior nível de confiabilidade ao processo de Cobrança, sendo o trânsito de informações efetuado estritamente por meio eletrônico, trazendo mais um beneficio a sociedade. Menor circulação de documentos físicos aumentando a segurança.