Brasília-DF | Fevereiro 2015 Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Superior - DEED/INEP Controle de Qualidade - CENSUP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Carlos Henrique Gaguim Governador
Novidades na Política e Regulamentação da Educação Superior a Distância Setembro de 2002.
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
CENSO ESCOLAR 2011.
Sistema de Cadastro de Alunos
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
SEJAM BEM VINDOS !.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
II Encontro Nacional do Censo da Educação Superior
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
Experiência da UERGS no Censo da Educação Superior Prof. Benjamin Dias Osorio Filho Pesquisador Institucional 22 de novembro de 2012.
II ENCONTRO REGIONAL SUL/SUDESTE DE DIRIGENTES DE GRADUAÇÃO DAS IES PARTICULARES Passo Fundo - RS, 18 e 19 de outubro de 2012 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO.
UM CASO DE SUCESSO COOPERAÇÃO CAPACITAÇÃO TRANSPARÊNCIA PROCESSUAL CONSTRUÇÃO COLETIVA COMPARTILHAMENTO ACOMPANHAMENTO FEEDBACK – RELATÓRIOS GERENCIAIS.
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO (CPC)
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Aproveitamento de Estudos
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
Indicadores do Ensino Superior
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
EXECUÇÃO/ MONITORAMENTO
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Conceito Preliminar de Cursos - CPC 2013 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Dezembro.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Antes de decidir, pense no estudante. Legislação e Atos Normativos de Regulação do Ensino Superior (temas selecionados)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
I Encontro Nacional do Censo da Educação Superior GRUPO DE TRABALHO 4 Faculdades, Institutos e Centros Universitários Centros Universitários Belo Horizonte,
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
Prof. Dr. David Lopes Neto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Censo Escolar 2014 Migração da Situação do Aluno
Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes
Pró-Reitoria de Planejamento
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Avaliação e Perspectivas do Censo da Educação Superior
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
1 Profª. Elisa M. R. Sharland. 2 QUALIDADE EM SERVIÇOS: PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EXECUTIVA EM REDE.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Autorização* e Reconhecimento de Cursos de Educação Superior CGARCES/DIREG.
Avaliação e Perspectivas dos Cursos de Graduação do IFPA.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

Brasília-DF | Fevereiro 2015 Coordenação de Indicadores e Controle de Qualidade da Educação Superior - DEED/INEP Controle de Qualidade - CENSUP

Base de informações que subsidia o desenho e o monitoramento de políticas públicas na área da educação superior; Base de dados de referência sobre alunos e docentes vinculados a instituições e cursos de educação superior a ser utilizada pelo Governo, com precedência sobre quaisquer outras; Subsídio para avaliação, supervisão e cálculo de indicadores relativos às instituições, cursos, docentes e alunos de educação superior; Demandas estatísticas e indicadores educacionais.

Art. 4º O preenchimento completo e atualizado do censo da educação superior constitui pré-requisito para: I - participação da instituição de educação superior no SINAES; II - expedição de atos regulatórios de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior, e de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, bem como suas respectivas modificações; III - adesão da instituição de educação superior ao Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e ao Programa Universidade para Todos - Prouni; e IV - participação nos programas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Para vocês, as IES Para o Governo Para a sociedade brasileira Demanda por Educação Superior Acompanhamento de Oferta Controle acadêmico Retrato da IES e sua inserção na sociedade Demanda por Educação Superior Acompanhamento de Oferta Controle acadêmico Retrato da IES e sua inserção na sociedade Avaliação de Cursos e Instituições Acompanhamento e controle Programas de Financiamento Fins educacionais e estatísticos Avaliação de Cursos e Instituições Acompanhamento e controle Programas de Financiamento Fins educacionais e estatísticos Disseminação Transparência Programas educacionais Disseminação Transparência Programas educacionais Retrato fidedigno Formulação de Políticas Públicas Retrato fidedigno Formulação de Políticas Públicas o que permitirá...

Analisar o desempenho no ENADE Acompanhamento do fluxo do aluno Gerar inputs para aumento do Programa Analisar o desempenho no ENADE Acompanhamento do fluxo do aluno Gerar inputs para aumento do Programa Impacto do Prouni Quem é o docente da Educação Superior? Falta em alguma área / curso? Quem é o docente da Educação Superior? Falta em alguma área / curso? Perfil do Docente Necessidade do Mercado Precisa-se de Engenheiros? Mais Médicos? E os cursos tecnólogos? Precisa-se de Engenheiros? Mais Médicos? E os cursos tecnólogos?

Desde Criado pela Portaria nº91 MEC de 31/01/ SCG possibilita que interessados contrastem as informações prestadas pelos Graduados, com aquelas declaradas pela IES ao Censo. -Por meio do SCG, o MEC permite comparar informações fornecidas pelo Egresso por meio de diploma, com dados prestados pelas IES ao Censo da Educação Superior/INEP (minimização de fraudes). -Sistema FEDERAL e ESTADUAL de ensino superior. -I - nome completo do egresso; -II – nome da IES; -III – nome do Curso; -IV – denominação do Grau do Curso; -V - ano de conclusão;

Professores Doutores Professores Mestres Professores com Regime de Dedicação Integral ou Parcial Infraestrutura Organização Didático-pedagógica Concluintes no ENADE Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado 30% do CPC Matrículas

Censo docentes Zero docentes sem graduação 100 docentes Zero docentes sem graduação Censo docentes 20 docentes sem graduação 110 docentes 20 docentes sem graduação Não é retificado Auto declaratório Não é retificado Auto declaratório Fechou o Censo?! Pode alterar o CPC

261 sequer eram manifestações “DE ACORDO” “Índices superior à média nacional” “Sem Justificativa” sequer eram manifestações “DE ACORDO” “Índices superior à média nacional” “Sem Justificativa”... 65,1% Apenas 1 foi deferida Duplicidade de código Apenas 1 foi deferida Duplicidade de código 0,2%

4.854 concluintes em 2012 e 86 concluintes em 2013 na IES A concluintes em 2012 e 267 concluintes em 2013 na IES B. 241 docentes que diminuíram a titulação de 2013 em relação a IES com R$1,00 de receita e despesa. Aluno com 112 anos. IES com 03 alunos e 34 técnicos administrativos. 41 IES possuem mais técnicos que alunos. IES com R$0,03 de receita e de mais de 8 milhões de despesas. IES com 8 bilhões de receitas e 51 milhões de despesas

Melhorar a qualidade da informação, eliminando as redundâncias e inconsistências e oferecendo transparência e confiabilidade aos dados coletados ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA ANÁLISE DE CONSISTÊNCIA Identificar possíveis distorções nas informações estatísticas enviadas pelas instituições Condições que devem ser satisfeitas para o processamento da aplicação, ou seja, requisitos exigidos para o preenchimento de determinado campo no formulário Analisar estatísticas históricas de variáveis para verificar a ocorrência de variações discrepantes que possam revelar possíveis problemas. REGRAS DE NEGÓCIO ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA ANÁLISE DE SÉRIE HISTÓRICA AVISOS E ERROS IMPEDITIVOS AVISOS E ERROS IMPEDITIVOS Avisos sobre incoerências de preenchimento e erros que impedem o fechamento do censo

IES BASE DE DADOS - CENSUP Relatórios Comunicação Direta Relatórios Comunicação Direta Própria IES DEED/Inep Migração Online Disseminação REGRAS DE NEGÓCIOS AVISOS ERROS IMPEDITIVOS Indicadores Sistemas de Avaliação Programas Educacionais Gestores

Relatórios disponíveis no sistemaRelatórios disponíveis no sistema AvisosAvisos Erros impeditivosErros impeditivos Regras de NegóciosRegras de Negócios Críticas de consistênciaCríticas de consistência Relatórios de errosRelatórios de erros Aluno vinculado ao censo imediatamente anterior e não informado no censo atualAluno vinculado ao censo imediatamente anterior e não informado no censo atual Verificação de erros e inconsistências na baseVerificação de erros e inconsistências na base Análises de séries históricasAnálises de séries históricas

Por se tratar de informações auto declaratórias, o principal Controle de Qualidade é realizado pela própria IES, que utiliza os dados constantes no próprio sistema e o conjunto de relatórios disponibilizados para o acompanhamento de suas informações enviadas ao Censo.

Art. 7º Cabe às IES: II - assegurar a prestação de informações baseada em princípios de qualidade estatística, quais sejam: exatidão, confiabilidade, coerência e comparabilidade; III - proceder à conferência e validação dos dados por meio dos relatórios de verificação de dados disponíveis no sistema de coleta; e Portaria Art. 5º § 3º As informações prestadas pelo Pesquisador Institucional e pelos Auxiliares Institucionais presumem-se válidas, para todos os efeitos legais. § 4º O representante legal da instituição é o responsável pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas ao censo da educação superior, inclusive aquelas declaradas pelo Pesquisador Institucional e Auxiliares Institucionais.

SE ALGUM DADO CADASTRAL OU DE VÍNCULO A CURSO ESTIVER INCORRETO OU INCONSISTENTE DURANTE O PROCESSO, na maioria das vezes, o PI não tem como conferir. Aluno/ Docente Sec./ RH Digitação Banco de Dados TIPI CENSU P/INEP