Capoeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A representação do negro e da escravidão no século 19
Advertisements

ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
A EXPRESSÃO CORPORAL CADA PESSOA TEM O SEU JEITO DE SER E UMA
De arte marcial a actividade Gímnica e Folclórica
Cultura popular Na escola
Tráfico de escravos para o Brasil
Saltos.
Profº:Emerson Corsine
Os principais movimentos da capoeira
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
A escravidão negra africana no Brasil Colônia
Danças Africanas.
Movimentos da Capoeira
Seminário II História da Capoeira.
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
Principais movimentos de defesa da capoeira
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
A roda de capoeira.
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
Estilos de Capoeira Seus Mestres
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Os Estilos de Capoeira Andriéli,Maria e Simone Turma:1º c
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
Floreios (acrobacias)
Movimentos de Ataque.
Cultura Afro - Brasileira
O Brasil e os recursos para Portugal
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Linhas de tráfico de escravos África-Brasil O tráfico e comércio de escravos era muito antigo e vinha já do tempo do império romano, registrando-se.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Cultura Afro - Brasileira
Jogos tradicionais portugueses
A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Comercio de Escravos.
ECONOMIA AÇUCAREIRA.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
Basquetebol.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
Escravidão Brasil Colônia.
Vitor da Silva de Melo Nº.29 4º.ano A
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Capítulo 25 ECONOMIA COLONIAL: O AÇÚCAR Professora Arluce D. Bezerra.
Seminário 4 – Unidade II Os toques de Capoeira.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Escola: COOPEN Aluno: Humberto Série: 5º ano vespertino
Componentes:Isabelli,Fernanda,Alice, Marlise
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
A escravatura.
A construção da Identidade do Povo Afro-Brasileiro “A Capoeira” Patricia Morais da Silva.
Fases da Cultura Brasileira Quando e como surgiu uma arte nacional? Em qual região surgiu a arte brasileira?
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
Danças africanas 25/11/11.
A Capoeira: de uma tradição clandestina...
A Capoeira.
Capoeira. História A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal, por meio dos escravos vindos da África.
Transcrição da apresentação:

capoeira

Raízes africanas  A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 

No Brasil  Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. 

No Brasil  Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

No Brasil A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

No Brasil Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. 

Três estilos da capoeira A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento.

a capoeira angola O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia.

estilo regional . O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas.

o contemporâneo . Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

Alguns golpes de capoeira

Chapa Também conhecida como chapa de chão. Coice aplicado com uma das pernas estando em posição de rolê (com as duas mãos e pés ao chão, com o corpo virado para o chão e as costas para cima).

Chibata estando na posição de início ou término do aú, o aplicante bate com o pé que está no alto batendo com o peito do pé e girando para voltar à base de ginga.

Corta Eucalipto golpe caracterizado pela neocapoeira como o mais potente. Aproxima-se do oponente, vira-se tronco e braços e salta, quando está no ar contrai as pernas como uma tezoura a ser usada na perna ou na cabeça do adversário.

Cotovelada golpe com o cotovelo em qualquer parte do corpo do adversário.

Escorão também conhecido como pisão, chapa, ou chapa de frente. Aplica-se em pé distendendo a perna de trás em movimento de coice acertando o adversário com a planta do pé. Este golpe pode visar empurrar (derrubando) o adversário o traumatizá-lo.

E. E. Senador Filinto Müller Prof:Claudecir E.E.Senador Filinto Müller Prof:Claudecir. Nomes: Wélida, Danila, Janaina, Andressa, Akemi & Larissa números:34, 39, 44,04,01 & 26