Inclusão Digital e Uso de Tecnologias Educacionais nas Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NTE - BENEVIDES 1 1.
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
LCE Ministério da Educação. Luz, Câmera, EducAÇÃO - Um programa voltado ao professor Todas semanas, o Ministério da Educação, em parceria com a Radiobrás.
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Universidade – Tecnologias – Articulação
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
1.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Desafios e Oportunidades: como anda a Educação no Brasil?
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC
Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE XXXVIII INTERNACIONAL DE FÉ E ALEGRIA São Paulo, 3 de novembro de Linda Goulart Assessora Especial do.
O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
Educação básica de qualidade para todos
Compromisso Todos pela Educação
Conferência Municipal de Educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Analfabetismo Tecnológico
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Educação na sociedade da informação
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Sistema Nacional de Formação
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Discentes: Daiane Franco, Luciana de Lima, Maria Alves, Nilane Rocha, Tatiane Vitoriano e Ylana Neri.
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
Compromisso Todos pela Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação.
Ministério da Educação. A visão do MEC sobre o papel da liderança nos centros educativos Monica Gardelli Franco SEB- MEC.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Plano de Desenvolvimento da Educação - MEC. Algumas frentes do PDE Compromisso Todos pela Educação Programa de Metas (IDEB) Avaliação de alfabetização.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Transcrição da apresentação:

Inclusão Digital e Uso de Tecnologias Educacionais nas Escolas Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Diretoria de Infra-estrutura em Tecnologia Educacional

Ministério da Educação PAPÉIS Fomentar Coordenar Articular Supervisionar Suplementar MEC

Ministério da Educação MELHORIA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA FOMENTO AO INTERESSE POR C&T E À EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR INCLUSÃO DIGITAL A PARTIR DA ESCOLA VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR FOCO

Educação Básica Objetivo do PDE Ministério da Educação Objetivo do PDE Aumentar a qualidade da educação básica pública, enfrentando os problemas de rendimento, freqüência e permanência do aluno na escola, a partir da mobilização social em torno do Compromisso Todos pela Educação.

Como o MEC vê o uso das TIC e a ID nas escolas públicas Existem “brechas digitais” entre comunidades e entre regiões inteiras Acesso à Internet: NE tem índice 5,4 vezes menores que o DF (menor índice: 7,6%, contra 41,2% do DF)‏ População de menor renda acessa 154 vezes menos que a de maior renda (0,5% contra 77%)‏ Só 2,5% dos estudantes mais pobres usam computador na escola; entre os mais ricos, o índice é de 37,3% (estabelecimentos públicos e privados)

Como o MEC vê o uso das TIC e a ID nas escolas públicas O MEC reage a essa dura realidade... ...universalizando a disponibilização de TIC nas escolas públicas de todos os níveis (PDE)‏ ...dando prioridade às unidades educacionais: De mais baixo IDEB (1.242 municípios c/IDEB<2,0) Localizadas nos chamados “Territórios da Cidadania” ...buscando formas de garantir conexão às escolas públicas até 2010.

Como o MEC vê o uso das TIC e a ID nas escolas públicas Certeza de que a ID via escola... ...tende a ser mais consistente, dado o cunho pedagógico ...tem amplo potencial de realização extra-escola Objetivos prioritariamente didático-pedagógicos

Secretaria de Educação a Distância Princípios de Ação Articulação MEC, Outros Ministérios CONSED, UNDIME Estado, Município, Escola Adesão Instituições Pessoas Coordenação local NTE Descentralização Parceria Comunidade Estabelecimentos de Ensino Empresas

Secretaria de Educação a Distância SEED Quatro eixos de ação: Infra-estrutura Conexão Conteúdos Capacitação

SEED – Programas e Projetos em Andamento Infra-estrutura – Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo Projeto Um Computador por Aluno (UCA) Carteira Digital Notebook para Professores Conexão – GESAC Banda Larga nas Escolas Rede Nacional Banda Larga Conteúdos – Linux Educacional Portal Domínio Público Portal do Professor Banco Internacional de Objetos Educacionais Capacitação – Mídias na Educação Capacitação em Tecnologias Educacionais

SEED/DITEC – Gestão de Programas ProInfo Coordenações Estaduais MEC NTE UNDIME Prefeituras