Grupo 8: Thales, Felipe, Pedro, André.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BUSCA PELA JUSTIÇA.
Advertisements

O poder popular como afirmação do Estado democrático
A África e os seus problemas históricos
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Racismo.
Direito à Vida.
A importância dos direitos humanos no respeito a vida e inclusão social pela educação promovendo a aplicação da lei positivada em vigência Acadêmico: Pablo.
como viviam os indios em
Racismo & Xenofobia.
DEFINIÇÕES.
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
LEIS CONTRA O RACISMO No Império:
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Direitos e Garantias Fundamentais
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
A análise do capitalismo por Karl Marx
Discriminação Racismo e Xenofobia.
Sim à despenalização da i nterrupção v oluntária da g ravidez ?
Trabalho realizado por : Vera Costa Nº 15
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Análise sobre a Lei nº de 05 de janeiro de 1989
Pelo Direito ao Trabalho Solidário
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
Área de Projecto O racismo.
Conteúdo para prova de História
Trabalho realizado por : Ana Ramalho nº 5 e Bruno Rodrigues nº 6
O pecado da acepção de pessoas
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Trabalho realizado por:
Comentário de opinião.
AFRODESCENDENTES.
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo“
Edmerson Neto Carla Vidal Cristiana Matos 10 º A
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Transformações do pensamento sociológico ocidental
KETLYN.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Todos diferentes, todos iguais!
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
III - a dignidade da pessoa humana;
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
ALUNOS: ANA PAULA, EDUARDO E MICHELI
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
E.M. NEIL FIORAVANTI - CAIC ALUNO: JOÃO GABRIEL CABRAL BELINI ANO: 7º B – 2014 DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORA: IRENE VIANA.
IMIGRAÇÃO.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
RACISMO.
Discriminação Racial (cotas)
Integrantes do grupo: Fernanda Brasil, Gabriela Vilione, Giulia Fernandes, Iara Marubayashi, Mariângela Ribeiro, Samantha Gea, Sara Castaldine e Thatiane.
DIREITO PENAL Professor: Yuri Nadaf Borges. PRESCRIÇÃO  Conceito: É a perda do direito de punir ou de executar a sanção imposta, em face do decurso de.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
DIREITO E JORNALISMO Aspectos Gerais:
Racismo Área curricular: Cidadania Profª: Conceição Jorge
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
Preconceito racial. O preconceito Racial é o que abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa da sua cor.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Transcrição da apresentação:

Grupo 8: Thales, Felipe, Pedro, André.

RACISMO Nossa campanha visa alertar a população para um mal que perdura desde os tempos mais remotos da história da humanidade. Este mal é o racismo. O racismo nada mais é do que uma forma de opressão de um grupo que se julga superior a outro porque de acordo com sua concepção errônea, sua pele determina o grau de superioridade entre os demais seres. No Brasil, o racismo está presente desde a descoberta de nossas terras, mais precisamente em 1500, quando os portugueses resolveram colonizar nossas terras e implantar o cruel método da escravidão a fim de manterem-se no poder e extrair todas as riquezas possíveis e impossíveis de nossa terra natal. Desde então, as elites propagavam ideias falsas de que negros, índios, judeus e as demais etnias oprimidas durante a colonização eram inferiores às elites portuguesas. Essas elites inventavam argumentos capazes de justificarem as barbáries cometidas por eles, e usavam a igreja para manipular os oprimidos. Portanto, é correto afirmar que o racismo está enraizado na cultura brasileira, e que mesmo após o fim da colonização portuguesa, a escravidão manteve-se até o fim do Império Brasileiro, ou seja, mais de setenta anos depois. E mesmo após o fim da escravidão, os negros, principalmente, foram excluídos de qualquer acesso a direitos que os brancos detinham. Portanto, nossa campanha pretende mostrar as injustiças cometidas contra negros até em comportamentos simples de nossos cidadãos. É preciso reafirmar que nem todo negro é ladrão e nem todo branco é honesto.

Definição O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença das pessoas. Pode ser contra negros, asiáticos, índios, mulatos, e até com brancos, por parte de outras etnias. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando é discutido o tema racismo.

O racismo em uma pessoa tem diversas origens, depende da história de cada um. Em alguns casos, pode ser por crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raças, em outros, alguma atitude que moldou seu pensamento. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas vale ressaltar que se ele for provado, é um crime inafiançável, com pena de até 3 anos de prisão.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

RELATO DE VIDA REAL : Minas Gerais - Um jovem casal de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi vítima de comentários racistas após a publicação de uma foto na rede social Facebook. Uma jovem negra, que namora um rapaz branco, postou uma "selfie" que retrata uma rotineira demonstração de carinho entre namorados. No entanto, o que deveria ser normal entre milhares de adolescentes se transformou em caso de polícia. O fato de ela ser negra e ele branco despertou imediatamente uma sequência de comentários racistas e maldoso.