ELABORAÇÃO DE PROJETOS

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Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III Professora Multiplicadora Carla Varela NTE – Nova Andradina/MS

1. OBJETIVO DO CURSO Propiciar aos multiplicadores do Proinfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e a convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

2. ORGANIZAÇÃO DO CURSO: Duração de 8 a 10 semanas; Três eixos conceituais – Projeto, Currículo e Tecnologias; 1º Encontro presencial Eixo 1 de estudos e prática: Projeto, com duração de três semanas; 2º Encontro presencial Eixo 2 de estudos e prática: Currículo, com duração de três semanas; 3º Encontro presencial Eixo 3 de estudos e prática: Tecnologia, com duração de duas semanas.

3. Eixo 1

Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias.

4. Eixo 2

Vídeo: Fronteiras Digitais No eixo 2 do curso Elaboração de Projetos, nos dedicaremos ao desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto.

5. Eixo 3

Neste terceiro eixo – o último – do curso Elaboração de Projetos, vamos analisar e sistematizar a experiência realizada com o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo – PITEC.

EIXO 1

OBJETIVOS DO EIXO 1 Conceituar projeto e suas características numa visão histórica e metodológica relacionada com o contexto educacional e tecnológico; Proporcionar a identificação das contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas inter-relações; Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias; Propiciar a reflexão sobre a aprendizagem.

INICIANDO AS ATIVIDADES... O que vocês entendem por projeto? CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

ATIVIDADE 1.1 – Meu projeto pessoal / profissional Relato (editor texto). Postar: Biblioteca – Material do aluno - Tema: Projeto pessoal/ profissional. Conhecer as atividades elaboradas pelos colegas. Após acessar o Fórum “ Meu projeto pessoal / profissional e postar um comentário sobre os relatos dos colegas. Realizar esta atividade no momento presencial.

ATIVIDADE 1.2 – Diálogo Teórico Escolher um dos teóricos apresentados e destacar um aspecto que considere importante para o trabalho por projeto. Compartilhar com os colegas no Fórum “ Diálogo teórico” Ler, observar e analisar dentre os aspectos destacados as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de projeto.

ATIVIDADE 1.3 – Projeto e suas características Ler a entrevista Como se trabalha com Projeto Escrever suas considerações e compartilhar no Fórum “Projeto e suas características” Ler as considerações dos colegas e contribuir novamente argumentando sobre a temática.

ATIVIDADE 1.4 – Banco de dados Elaborar um relato, conforme roteiro – experiência desenvolvida ou conhecida. Postar em “ Banco de projetos” – Biblioteca / Material do aluno. Acessar as atividades do colegas para conhecer seus projetos.

ATIVIDADE 1.5 – Proposta de projetos Anotar os aspectos relevantes observados no Banco de projetos; Levantar as tecnologias existentes na escola / outros materiais que julgar interessante para o trabalho com projeto; Compartilhar no Fórum “ Esboçando o Projeto” algumas estratégias como: levantar o tema, organização STE, registro e publicação do processo e resultado do projeto; Elaborar a proposta do Projeto, usando Roteiro Projeto; Postar em “Proposta de Projeto” na Biblioteca – Material do aluno.

ATIVIDADE 1.6 – Reflexão sobre a aprendizagem Acessar o item Diário de Bordo; Selecionar seu nome na listagem; Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

ATIVIDADE 2.1 – Painel da Proposta do Projeto Elaborar uma síntese com as principais características da Proposta do Projeto (Ativ. 1.5); Postar apresentação desta atividade na Biblioteca/ Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”; Ler o trabalho dos colegas, anotando dúvidas e sugestões para participar da “Roda Reflexiva Coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma; Atividade para ser apresentada no segundo encontro presencial.

SUGESTÕES: O aluno precisa ser autodidata; Saber melhor forma de estudo; Realizar tarefas sem cobranças de um professor; Ser curioso; Questionar e dar sugestões; Explorar o material didático; Organizar uma agenda de estudos; Organizar um esquema próprio de acompanhamento de suas atividades; Organizar seu material de estudos; Buscar contato com seu tutor; Participar de todas as atividades propostas.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO 1. O projeto do curso deverá contemplar ações de formação (STE) e ensino (professor regente com pouco utilização da STE); 2. Além de contemplar mídias, o produto final do projeto deverá ser um conteúdo disciplinar; 3. As ações de formação deverão ser inéditas, ou seja, ações com tecnologias e mídias diferentes das apresentadas no evento anterior; 4. Temas como folclore, meio ambiente, consciência negra, dengue deverão ser evitados; 5. Não serão aceitos projetos de formação e ensino já desenvolvidos em outros momentos ou ministrados pelo NTE; 6. Todas as etapas de execução do projeto (tanto formação como ensino) deverão ser registradas para posterior elaboração da apresentação; 7. O trabalho apresentado no evento será em forma de vídeo (de 05 a 08 minutos) com apenas uma introdução do Professor da STE (relato de experiência).

“Quem tem um porquê enfrenta qualquer como...” SUCESSO NO CURSO!!! “Quem tem um porquê enfrenta qualquer como...” (Viktor Frankl) carla_nte@hotmail.com