BIBLIOLOGIA IV Efésios, Filipenses e Colossenses

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IGREJA MULTIPLICADORA
Advertisements

I Epístola de João.
Os dons desapareceram ou ainda continuam
EFÉSIOS Lição 1 BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS PARA O NOVO POVO DE DEUS
de lamentação - Imprecatórios (I)
“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”. Filipenses. 4:9.
O discipulado cristão Estudo 07 na Carta aos Efésios Texto bíblico:
O MISTERIO REVELADO EFESIOS
CARTA DE PAULO AOS EFESIOS
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Família X Espiritualidade
ROMANOS.
BIBLIOLOGIA IV I e II Coríntios
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
BIBLIOLOGIA IV II Coríntios e Gálatas
José Adelson de Noronha
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
EPÍSTOLA DE PAULO A FILEMOM José Adelson de Noronha.
José Adelson de Noronha
"Filipenses: A Carta da Alegria"
IGREJA, COMUNIDADE TERAPÊUTICA. CUIDADO DOM A INFECÇÃO HOSPITALAR!
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
As cartas de Paulo III Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses
Interpretação dos gêneros bíblicos
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
QUIZ DO SAULO CLASSE NAZIREU Iniciar Quiz.
IGREJA COM PROPÓSITO ETERNO
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 4.
UM ESTUDO SINTÉTICO.
1. Foque no inimigo certo 2. Vista toda a armadura.
A Ressurreição do Corpo
Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos!
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
A IGREJA É O CORPO VIVO DE CRISTO
42) E uniram-se aos outros crentes na freqüência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração 43) Em todos eles havia.
Os Sete Candelabros de Ouro
A Pessoa e Obra de Cristo
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS.
VIDA DEVOCIONAL 3a aula Pr. Kenneth Eagleton.
TEXTO DE REFERÊNCIA  Cl
A SUFICIÊNCIA DE CRISTO
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
Dê uma olhada em sua própria vida e responda:
A Igreja de Cristo 1 Tessalonicenses
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
Jesus Cristo a encarnação da graça
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS. 1 MISSÕES, UM PROJETO DO CORAÇÃO DE DEUS.
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
Hebreus 1 A Revelação do Cristo e a sublime salvação
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Relacionamentos transformados
Tema do Trimestre - 4T14 – As Cartas de Paulo IV
9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus. 9 O Espírito de Deus nos filhos de Deus.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
Prazer em desfrutar da Sua plenitude
SENIB 2012 CARTAS DE PAULO EFÉSIOS MÓDULO 2.
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Transcrição da apresentação:

BIBLIOLOGIA IV Efésios, Filipenses e Colossenses

ÉFESO Éfeso era um importante porto da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir. Tratava-se de uma das sete igrejas a quem Jesus endereçou suas cartas em Ap 2-3, um fato relevante para estudar esta epístola, uma vez que ela circulou originalmente para quase o mesmo grupo de igrejas

Enquanto estava preso em Roma, Paulo escreveu Efésios Enquanto estava preso em Roma, Paulo escreveu Efésios. Confinado e aguardando julgamento (3.1; 4.1; 6.20), o apóstolo escreve esta carta encíclica— para ser lida por várias congregações.

CONTEÚDO A mensagem pulsante de Efésios é “para louvor de sua (Cristo) glória” (1.6,12,14). A palavra glória ocorre oito vezes e refere-se à grande excelência de Deus, sua sabedoria e seu poder. O objetivo magnífico está na publicação do compromisso de Jesus de construir uma igreja gloriosa, madura e de um ministério “sem mácula, nem ruga” (5.27).

Efésios revela o processo pelo qual Deus está trazendo a igreja para seu objetivo destinado em Cristo. Os passos básicos de amadurecimento são dados na direção do compromisso da igreja de lutar conta os poderes do mal: 1) antes da igreja ir para a guerra, ela deve andar; e 2) antes de andar, a igreja aprende onde ela está. a carta divide-se em duas seções: 1) a oposição do crente, caps 1-3 e 2) a prática do crente caps. 4-6.

FILIPENSES At 16.12-40 registra a fundação da igreja de Filipo. Paulo estabeleceu a igreja durante sua segunda viagem, por volta de 51 dC. Desde o começo, a igreja apresentava um forte zelo missionário e era constante em seu apoio ao ministério de Paulo (4.15-16; 2Co 11.8-9). Paulo desfrutou de uma amizade mais próxima com os filipenses do que com qualquer outra igreja.

É mais provável que Paulo tenha escrito esta carta durante sua primeira prisão romana, por volta de 61 dC, para agradecê-los pela contribuição que tinha recebido deles. Ele também elogiou calorosamente Epafrodito, que tinha trazido a doação de Filipos e quem Paulo estava enviando de volta.

Conteúdo A mensagem permanente dos filipenses diz respeito à natureza e base de alegria cristã. Para Paulo, a verdadeira alegria não é uma emoção superficial que dependeu de circunstâncias favoráveis do momento. A alegria cristã é independente de condições externas, e é possível mesmo em meio a circunstâncias adversas, como sofrimento e perseguição.

A Alegria definitiva surge da comunhão com Cristo ressuscitado e glorificado. Por toda a carta, Paulo fala da alegria do Senhor, enfatizando que somente através de Cristo se alcança a alegria, como ocorre com todas as outras graças cristãs.

COLOSSENSES Paulo nunca tinha visitado Colossos, uma pequena cidade na província da Ásia, cerca de 160 km de Éfeso. A igreja foi uma conseqüência de seu ministério de três anos em Éfeso, por volta de 52 –55 dC (At 19.10; 20.31). Epafras, um nativo da cidade e provavelmente convertido pelo apóstolo, talvez tenha sido o fundador e líder da igreja ( 1.7-8; 4.12-13). A igreja aparentemente se reunia na casa de Filemom (Fm 2).

Colossenses tem uma semelhança próxima com Ef em linguagem e assunto Colossenses tem uma semelhança próxima com Ef em linguagem e assunto. Mais de setenta dos 155 versos de Ef contêm expressões que ecoam em Cl. Por outro lado, Cl tem vinte e oito palavras que não se encontram em mais nenhum outro lugar escrito de Paulo, e trinta e quatro que não se encontra em lugar nenhum do NT.

Cl apresenta Cristo como o Senhor supremo cuja suficiência o crente encontra perfeição (1.15-20). Os primeiros dois capítulos apresentam e defendem essa verdade; os últimos dois desvendam as implicações práticas.

Paulo declara a autoridade de Cristo de Três formas primarias, proclamando, ao mesmo tempo, sua adequação. Primeiro, Cristo é o Senhor de toda a criação. Sua autoridade criativa abrange todo o universo material e espiritual (1.16). Como isso inclui os anjos e planetas (1.16; 2.10), Cristo merece ser louvado ao invés dos anjos (2.18).

Além disso, não há motivo para temer os poderes espirituais demoníacos ou buscar supersticiosamente a proteção deles, pois Cristo neutralizou o poder deles na cruz (2.15), e os colossenses compartilhavam de seu triunfante poder de ressurreição (2.20).

Cristo não é apenas o Criador do universo, mas também o preserva (1 Cristo não é apenas o Criador do universo, mas também o preserva (1.17), é seu princípio de união e meta (1.16). Em segundo lugar, Jesus é o superior na igreja como seu Criador e Salvador (1.18). Ele é a vida e líder dela, e a igreja só deve submeter-se a ele. Os colossenses dever permanecer arraigados a ele ( 2.6-7) ao invés de se encantarem com especulações e tradições vazias (2.8,16-18)

Em terceiro lugar, Jesus é supremo na salvação (3. 11) Em terceiro lugar, Jesus é supremo na salvação (3.11). Nele somem todas as distinções criadas pelo homem e caem as barreiras. Ele transformou os cristãos em uma única família onde os membros são iguais em perdão e adoção; é ele quem importa, em primeiro e em último lugar.

Paulo eleva Cristo como o centro e circunferência de tudo que existe Paulo eleva Cristo como o centro e circunferência de tudo que existe. O encarnado Filho de Deus, ele é a revelação e representação exata do Pai (1.5), bem como a encarnação da total divindade (1.19; 2.9). Ele, que é Senhor da criação (1.16), da igreja (1.18), e da salvação (3.11), habita os crentes e é sua “esperança e glória” (1.27). O supremo criador e mantenedor de todas as coisas (1.16-17) também é um salvador suficiente para seu povo (2.10)