EPÍSTOLAS GERAIS Tiago

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Epístola de João.
Advertisements

Os dons desapareceram ou ainda continuam
JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
EPÍSTOLA DE TIAGO Pr Luciano R. Peterlevitz – EBD da Missão Batista Vida Nova, 05/09/2010.
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
Conscientização Vocacional
BIBLIOLOGIA IV Hebreus
ROMANOS.
BIBLIOLOGIA IV I e I aos Tessalonicenses I e II Timóteo
José Adelson de Noronha
EPÍSTOLA DE TIAGO Vencendo sua carne
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
EPÍSTOLA DE TIAGO José Adelson de Noronha. Autor: Tiago, de Jerusalém, aos cristãos judeus no estrangeiro Data: Cerca do ano 48. Talvez seja o primeiro.
EPÍSTOLA DE JUDAS José Adelson de Noronha.
Conhecendo Cristo e crescendo nele
no Evangelho de S. Marcos
Interpretação dos gêneros bíblicos
INTRODUCAO A CARTA AOS ROMANOS PAULO E SUAS CREDENCIAIS
Ele ressuscitou! Marcos 16:1-20.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
As Epístolas Gerais Tg/Pe/Jo/Jd Estudo 5 Cuidados necessários
Que é discipulado cristão
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
ATOS DOS APÓSTOLOS.
Alcançando As Promessas
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
8. SEGUINDO O EXEMPLO DE DORCAS HOJE
Uma perspectiva Bíblica
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
A eucaristia Começar.
1.
TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR Lição 1 4 de outubro de 2014.
Cristianismo Prático Tiago 2:14:26.
Um Breve Estudo No Livro de Atos dos Apóstolos
Escrito pouco mais de uma década após a ressurreição de Cristo, o livro de Tiago nos oferece o primeiro vislumbre da igreja cristã primitiva. Além disso,
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Hebreus A vida comunitária do cristão.
Introdução ao Novo Testamento.
Hebreus e Epístolas Gerais
EPÍSTOLA UNIVERSAL DE TIAGO
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
As indiscutíveis marcas dos cristãos
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Um Breve Estudo na Carta aos Romanos
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
As Epístolas Católicas
JURAMENTO E ORAÇÃO Tiago 5:12-20.
Evangelho de João Programa:
Relacionamentos transformados
Série: Atos dos apóstolos Atos
Jesus chama os doze discípulos
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
A vontade de Deus através de Sua Palavra escrita
1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /03/2012 JUSTIFICAÇÃO PELA.
LIÇÃO 1 TIAGO – FÉ QUE SE MOSTRA PELAS OBRAS
TIAGO A Fé em Ação.
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39).
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
Transcrição da apresentação:

EPÍSTOLAS GERAIS Tiago

O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?

TIAGO O autor identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum; e o NT enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui o livro ao irmão do Senhor, e não há motivos para questionamentos.

O autor assume uma posição de autoridade na igreja, que certamente corresponde a Tiago, o irmão do Senhor. O Tiago que era um líder na igreja de Jerusalém e que presidiu o Concílio de Jerusalém (At 15) é identificado em Gl 1.19 como “o irmão do Senhor”.

Foi considerado um dos pilares da igreja, juntamente com Pedro e João (Gl 2.9). O Novo Testamento cita Tiago como um dos filhos de Maria, mãe de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3). Tiago junto com seus irmãos foram céticos a respeito de Jesus durante seu ministério terrenal (Jo 7.5), mas foi convertido quando tornou-se uma testemunha ocular da ressurreição (I Co 15.7)

Vida piedosa O historiador da igreja primitiva Hegésipo identificou-o como “Tiago, o justo”, testificando de sua extraordinária piedade, seu zelo pela obediência à lei de Deus e sua singular devoção à oração. Foi dito que os joelhos de Tiago se tornaram tão calejados por causa da oração que pareciam joelhos de camelo.

O historiador Judeu Josefo indica que Tiago foi martirizado até a morte por volta de 62 dC; então, se ele é o autor, a carta foi escrita antes dessa data.

Ao invés de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Início ao fim, o tom desta carta é imperativo. Em 108 versos, são dados 54 mandamentos evidentes, e 7 vezes Tiago chama a atenção para suas declarações usando termos de natureza imperativa.

Esse “servo de Deus” (v.1) escreve como alguém supervisionando outros escravos. O resultado é uma declaração da ética cristã, que se iguala a ensinamentos semelhantes no NT

Começando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de Jesus, referindo-se como “servo”, ou escravo, do Senhor. O termo é aplicável a todos os cristãos, pois todos os verdadeiros discípulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seus serviços.

Martinho Lutero, que com voz impressionante conduziu o protestantismo durante a Reforma, descreveu o livro de Tiago como uma obra de menor valor. A ênfase da epístola na afirmação de que o crente é justificado pelas obras (2.24) se chocava com a sua convicção de que o crente é justificado pela fé.

DESTINATÁRIOS O endereçamento da Epístola de Tiago às “doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1.1) dá a entender que seus leitores eram cristãos judeus que viviam fora da Palestina. Muitos fatores confirmam essa o ideia. Primeiro, o termo “sinagoga” (2.2). A palavra não tem a ideia de que os leitores se reuniam numa sinagoga judaica, mas indica que os judeus cristãos usavam esse nome para descrever seu local de reunião.

Segundo, as afirmações em 5 Segundo, as afirmações em 5.1-6 apresentam o retrato de crentes pobres sendo intimidados pelos ricos. Esses ricos podem ter frequentado as reuniões da igreja (2.1-3), mas a presença deles nas reuniões não é indício suficiente de sua conversão. Terceiro, o termo “Dispersão” (1.1) é a palavra grega que se refere aos judeus que viviam fora de sua terra natal.

Todos esses fatos implicam em que o irmão do Senhor dirige sua mensagem aos crentes judeus que tinham deixado sua terra natal, a Palestina.

TEMA A Epístola DE Tiago traz uma contribuição sem igual com sua forte ênfase ética. O ensino ético espalha-se através do livro. Tiago ensina claramente que uma fé sem obras é vazia, vã e inútil.

O uso frequente do modo imperativo por Tiago indica sua paixão e seu sentimento sobre as questões que ele estava enfrentando. Suas palavras fervorosas assemelham-se às de um profeta do Antigo Testamento. Ele compartilha mandamentos éticos que tocam tanto a moralidade pessoal como a justiça social.

PROPÓSITO E TEOLOGIA Tiago escreveu a cristãos judeus que enfrentavam provação e perseguição. Debaixo da ameaça de perseguição, os leitores começavam a pensar em abandonar seu compromisso cristão e estavam se acomodando ao mundo.

Tiago fala como pastor ao exortar seus amigos a desenvolver perseverança espiritual diante da perseguição. Fala também como profeta ao exortar aqueles que estavam pensando em abandonar a fé em vez de comprová-la.

Ele afirma a unicidade de Deus (2. 19;4. 12) e enfatiza a bondade (1 Ele afirma a unicidade de Deus (2.19;4.12) e enfatiza a bondade (1.17), a graça (4.6-8) e o juízo divinos (2.13). Ele frisa muito a volta de Cristo (5.7-11). Em 1.12-15, apresenta uma análise da tentação e do pecado, indicando que a cobiça humana é a fonte do pecado.

ESFORÇO DE TIAGO Grande parte do conteúdo de Tiago traduz seu esforço de chamar indivíduos e a igreja de volta ao pleno compromisso com Deus e a uma preocupação fraternal plena.

ESBOÇO Saudação 1.1 Como enfrentar a provação 1.2-28 A devida reação à Palavra de Deus 1.19-27 Evitar a parcialidade 2.1-13 As obras de misericórdia 2.14-26 A prática de disciplina pessoal 3.1-18 Evitar o mundo 4.1-17 A demonstração de justiça 5.1-6

A prática da perseverança 5.7-12 A oração correta 5.13-18 A recuperação de cristãos vacilantes 5.19-20

O VALOR TEOLÓGICO Tiago lembra-nos com franqueza que a fé subentende ação. Não basta servos ouvintes da palavra, precisamos ser praticantes. De nada adiante dizer apenas que somos crentes; devemos mostrar isso em nossa vida. Isso deve ficar claro pelo modo como controlamos a língua e pela maneira como nos relacionamos com os irmãos.

O rico deve repartir com o pobre O rico deve repartir com o pobre. A comunidade Cristã precisa vivenciar sua fé pela demonstração do amor e de uma fé operante dentro e fora do corpo de Cristo.