EPÍSTOLAS GERAIS Tiago
O QUE VOCÊ SABE A RESPEITO DA EPÍSTOLA DE TIAGO?
TIAGO O autor identifica-se somente como Tiago. O nome era bastante comum; e o NT enumera pelo menos cinco homens com este nome, dois dos quais eram discípulos de Jesus e um era seu irmão. A tradição atribui o livro ao irmão do Senhor, e não há motivos para questionamentos.
O autor assume uma posição de autoridade na igreja, que certamente corresponde a Tiago, o irmão do Senhor. O Tiago que era um líder na igreja de Jerusalém e que presidiu o Concílio de Jerusalém (At 15) é identificado em Gl 1.19 como “o irmão do Senhor”.
Foi considerado um dos pilares da igreja, juntamente com Pedro e João (Gl 2.9). O Novo Testamento cita Tiago como um dos filhos de Maria, mãe de Jesus (Mt 13.55; Mc 6.3). Tiago junto com seus irmãos foram céticos a respeito de Jesus durante seu ministério terrenal (Jo 7.5), mas foi convertido quando tornou-se uma testemunha ocular da ressurreição (I Co 15.7)
Vida piedosa O historiador da igreja primitiva Hegésipo identificou-o como “Tiago, o justo”, testificando de sua extraordinária piedade, seu zelo pela obediência à lei de Deus e sua singular devoção à oração. Foi dito que os joelhos de Tiago se tornaram tão calejados por causa da oração que pareciam joelhos de camelo.
O historiador Judeu Josefo indica que Tiago foi martirizado até a morte por volta de 62 dC; então, se ele é o autor, a carta foi escrita antes dessa data.
Ao invés de especular ou debater sobre teorias religiosas, Tiago direciona seus leitores para uma vida piedosa. Do Início ao fim, o tom desta carta é imperativo. Em 108 versos, são dados 54 mandamentos evidentes, e 7 vezes Tiago chama a atenção para suas declarações usando termos de natureza imperativa.
Esse “servo de Deus” (v.1) escreve como alguém supervisionando outros escravos. O resultado é uma declaração da ética cristã, que se iguala a ensinamentos semelhantes no NT
Começando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de Jesus, referindo-se como “servo”, ou escravo, do Senhor. O termo é aplicável a todos os cristãos, pois todos os verdadeiros discípulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seus serviços.
Martinho Lutero, que com voz impressionante conduziu o protestantismo durante a Reforma, descreveu o livro de Tiago como uma obra de menor valor. A ênfase da epístola na afirmação de que o crente é justificado pelas obras (2.24) se chocava com a sua convicção de que o crente é justificado pela fé.
DESTINATÁRIOS O endereçamento da Epístola de Tiago às “doze tribos que se encontram na Dispersão” (Tg 1.1) dá a entender que seus leitores eram cristãos judeus que viviam fora da Palestina. Muitos fatores confirmam essa o ideia. Primeiro, o termo “sinagoga” (2.2). A palavra não tem a ideia de que os leitores se reuniam numa sinagoga judaica, mas indica que os judeus cristãos usavam esse nome para descrever seu local de reunião.
Segundo, as afirmações em 5 Segundo, as afirmações em 5.1-6 apresentam o retrato de crentes pobres sendo intimidados pelos ricos. Esses ricos podem ter frequentado as reuniões da igreja (2.1-3), mas a presença deles nas reuniões não é indício suficiente de sua conversão. Terceiro, o termo “Dispersão” (1.1) é a palavra grega que se refere aos judeus que viviam fora de sua terra natal.
Todos esses fatos implicam em que o irmão do Senhor dirige sua mensagem aos crentes judeus que tinham deixado sua terra natal, a Palestina.
TEMA A Epístola DE Tiago traz uma contribuição sem igual com sua forte ênfase ética. O ensino ético espalha-se através do livro. Tiago ensina claramente que uma fé sem obras é vazia, vã e inútil.
O uso frequente do modo imperativo por Tiago indica sua paixão e seu sentimento sobre as questões que ele estava enfrentando. Suas palavras fervorosas assemelham-se às de um profeta do Antigo Testamento. Ele compartilha mandamentos éticos que tocam tanto a moralidade pessoal como a justiça social.
PROPÓSITO E TEOLOGIA Tiago escreveu a cristãos judeus que enfrentavam provação e perseguição. Debaixo da ameaça de perseguição, os leitores começavam a pensar em abandonar seu compromisso cristão e estavam se acomodando ao mundo.
Tiago fala como pastor ao exortar seus amigos a desenvolver perseverança espiritual diante da perseguição. Fala também como profeta ao exortar aqueles que estavam pensando em abandonar a fé em vez de comprová-la.
Ele afirma a unicidade de Deus (2. 19;4. 12) e enfatiza a bondade (1 Ele afirma a unicidade de Deus (2.19;4.12) e enfatiza a bondade (1.17), a graça (4.6-8) e o juízo divinos (2.13). Ele frisa muito a volta de Cristo (5.7-11). Em 1.12-15, apresenta uma análise da tentação e do pecado, indicando que a cobiça humana é a fonte do pecado.
ESFORÇO DE TIAGO Grande parte do conteúdo de Tiago traduz seu esforço de chamar indivíduos e a igreja de volta ao pleno compromisso com Deus e a uma preocupação fraternal plena.
ESBOÇO Saudação 1.1 Como enfrentar a provação 1.2-28 A devida reação à Palavra de Deus 1.19-27 Evitar a parcialidade 2.1-13 As obras de misericórdia 2.14-26 A prática de disciplina pessoal 3.1-18 Evitar o mundo 4.1-17 A demonstração de justiça 5.1-6
A prática da perseverança 5.7-12 A oração correta 5.13-18 A recuperação de cristãos vacilantes 5.19-20
O VALOR TEOLÓGICO Tiago lembra-nos com franqueza que a fé subentende ação. Não basta servos ouvintes da palavra, precisamos ser praticantes. De nada adiante dizer apenas que somos crentes; devemos mostrar isso em nossa vida. Isso deve ficar claro pelo modo como controlamos a língua e pela maneira como nos relacionamos com os irmãos.
O rico deve repartir com o pobre O rico deve repartir com o pobre. A comunidade Cristã precisa vivenciar sua fé pela demonstração do amor e de uma fé operante dentro e fora do corpo de Cristo.