C C CONVERSÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
As Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
Missão Continental.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Objetivos das URGÊNCIAS
Outubro comemoramos o mês das Missões e do Rosário
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
CATEQUESE, DISCIPULADO E MISSÃO
Rainha dos Apóstolos.
Diocese de Amargosa.
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
Pastoral da Educação e da Cultura
Crescendo em Comunidade O Propósito da comunhão
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
Dez lembretes sobre a Missão. UM: a missão é uma só A missão é uma só : a missão de Deus na qual a Igreja é chamada a participar 2.
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Uma igreja viva para um Deus vivo
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
COORDENADORES DE COMUNIDADE
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
Servos a serviço do reino Servos como Cristo Efésios
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Ide e Evangelizai.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
Fraternidade: Igreja e sociedade
UMA IGREJA EM PARTICIPAÇÃO
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
Formação Catequética Catequista.
As Propostas das SMP na Diocese de Jundiaí
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
ORGANIZAÇÃO MISSIONARIA NO BRAIL
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
...vamos CRESCER neste ano !!!
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

C C CONVERSÃO

O DOCUMENTO DE APARECIDA (DA) E NOSSAS NOVAS DIRETRIZES GERAIS DA EVANGELIZAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL (DGAE) NOS CONVIDAM A SERMOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS DISCÍPULO É AQUELE QUE APRENDE . E MISSIONÁRIO É AQUELE QUE LEVA AO OUTRO, ATRAVÉS DA PALAVRA, E, SOBRETUDO, DO TESTEMUNHO, O QUE APRENDEU. NOSSO MESTRE, AQUELE QUE NOS ENSINA, É JESUS E SUA PALAVRA. SÓ PODEREMOS SER VERDADEIROS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS SE FORMOS VERDADEIRAMENTE APAIXONADOS POR JESUS.

PRECISAMOS, PORTANTO, DE UMA VERDADEIRA CONVERSÃO; ALIÁS, NOSSOS DOCUMENTOS NOS CONVIDAM A UMA TRÍPLICE CONVERSÃO. A PRIMEIRA É UMA CONVERSÃO PESSOAL. O QUE É UMA CONVERSÃO PESSOAL? É UMA RADICAL MUDANÇA DE MENTALIDADE; É TROCAR NOSSO CORAÇÃO DE PEDRA POR UM CORAÇÃO DE CARNE (EZEQUIEL). ESTAMOS TÃO DISTANTES DO PROFETA JEREMIAS QUE DISSE: “SEDUZISTES-ME, SENHOR E EU DEIXEI-ME SEDUZIR.” NÓS NÃO ESTAMOS NOS DEIXANDO SEDUZIR PELO SENHOR, MAS PELO MUNDO. TROCAMOS A BÍBLIA PELA MÍDIA E AÍ “ADEUS DISCÍPULOS, ADEUS MISSIONÁRIO”! UMA VERDADEIRA CONVERSÃO PESSOAL IMPLICA VIVER O JEITO NOVO QUE JESUS NOS ENSINOU A VIVER NO MUNDO, ESTANDO NO MUNDO, SEM SER DO MUNDO. QUEREMOS TER DOIS SENHORES E AÍ NÃO DÁ!

A SEGUNDA CONVERSÃO É A CONVERSÃO PASTORAL A SEGUNDA CONVERSÃO É A CONVERSÃO PASTORAL. AQUI TALVEZ A DIFICULDADE AUMENTE AINDA MAIS. AS NOSSAS AÇÕES PASTORAIS PRECISAM SER RENOVADAS, POIS ELAS SÃO DE SÉCULOS PASSADOS. ESTAMOS NO SÉCULO XXI, NUMA MUDANÇA DE ÉPOCA E NÃO SIMPLESMENTE NUMA ÉPOCA DE MUDANÇAS. A CONVERSÃO PASTORAL PRETENDE IR À RAIZ DAS ESTRUTURAS OBSOLETAS, ANTIGAS, MUDANDO A ESTRUTURA DE PARÓQUIA POR REDE DE COMUNIDADES. MUDANDO NOSSOS HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS PAROQUIAIS, DEIXAR A COMODIDADE DE ESPERAR QUE OS FIÉIS VENHAM ATÉ NÓS E IRMOS, ATÉ MESMO, EM BUSCA DOS INFIÉIS OU AFASTADOS. TEMOS QUE SAIR DA NOSSA COMODIDADE DE “PASTORAL DE MANUTENÇÃO”,  NOSSO SACRAMENTALISMO, E PARTIR PARA UMA VERDADEIRA EVANGELIZAÇÃO.

A TERCEIRA CONVERSÃO E A CONVERSÃO À MISSIONARIEDADE. NOSSAS DIRETRIZES PEDEM QUE CADA COMUNIDADE TENHA AO MENOS UMA EQUIPE MISSIONÁRIA. NÃO PODEMOS SEPARAR O BINÔMIO DISCÍPULO MISSIONÁRIO. NÃO EXISTE DISCÍPULO QUE NÃO SEJA MISSIONÁRIO NEM UM VERDADEIRO MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO QUE NÃO SEJA DISCÍPULO. FAZ PARTE DA ESSÊNCIA DA IGREJA SER MISSIONÁRIA, E SE CADA UM DE SOMOS IGREJA TEMOS QUE ASSUMIR A MISSÃO OU SEREMOS FALSOS DISCÍPULOS. TRANSFORMADOS EM DISCÍPULOS, NOS TRANSFORMAREMOS EM TESTEMUNHAS E A PARTIR DAÍ JÁ ESTAMOS SENDO MISSIONÁRIOS. PODEMOS SER MISSIONÁRIOS FORA DE CASA, MISSIONÁRIOS “AD GENTES” ATÉ. MAS, ANTES DE TUDO, ANTES DE SAIRMOS EM MISSÃO, PRECISAMOS TESTEMUNHAR JESUS DENTRO DE CASA, NO SERVIÇO, NO LAZER E, AÍ SIM! ESTAREMOS COMEÇANDO A ENTENDER O QUE SIGNIFICA CONVERSÃO MISSIONÁRIA.

o Documento de Aparecida faz vigorosa afirmação de que não há discipulado, seguimento a Cristo sem comunhão, sem comunidade (DAp 156). Diante da tentação, muito presente na cultura atual, de ser cristão sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirma que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela “nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão”. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta, na qual podemos viver uma experiência permanente de discipulado e de comunhão entre os membros e com os pastores, sucessores dos apóstolos.

♥ PRECISAMOS DE UM “ECUMENISMO INTERNO” †FAZ-SE NESCESSÁRIO A EFETIVA COOPERAÇÃO ENTRE GRUPOS,PASTORAIS, MOVIMENTOS E MINISTÉRIOS. † FAZ-SE NESCESSÁRIO QUE TENHAMOS UMA VISÃO ÚNICA DE IGREJA COMO INSTITUIÇÃO, E DE PARÓQUIA COMO NOSSA CASA. 13.A META É QUE TODOS JUNTOS NOS ENCONTREMOS UNIDOS NA MESMA FÉ E NO CONHECIMENTO DO FILHO DE DEUS, PARA CHEGARMOS A SER O HOMEM PERFEITO QUE, NA MATURIDADE DO SEU DESENVOLVIMENTO, É A PLENITUDE DE CRISTO. 14.ENTÃO, JÁ NÃO SEREMOS COMO CRIANÇAS, JOGADOS PELAS ONDAS E LEVADOS PARA CÁ E PARA LÁ POR QUALQUER VENTO OU DOUTRINA, PRESOS PELA ARTIMANHA DOS HOMENS E PELA ASTÚCIA COM QUE ELES NOS INDUZEM AO ERRO. EF. 4, 13-14.

DOCUMENTO DE APARECIDA - 365 NENHUMA COMUNIDADE DEVE ISENTAR-SE DE ENTRAR DECIDADAMENTE, COM TODAS AS FORÇAS, NOS PROCESSOS CONSTANTES DE RENOVAÇÃO MISSIONÁRIA E DE ABANDONAR AS ULTRAPASSADAS ESTRUTURAS QUE JÁ NÃO FAVORECEM A TRANSMISSÃO DA FÉ.

ESTRUTRAS PASTORAIS É PRECISO CRIAR ESTRUTURAS PASTORAIS QUE POSSIBILITEM UM REAL PROCESSO. OS ADULTOS RECUSAM REGRESSAR À ESCOLA PARA APRENDER UMAS NOÇÕES. PARA ELES, MAIS DO QUE SABER E APRENDER, É PRECISO EXPERIMENTAR, CONVERSAR, VIVER E NUNCA SE VIVE O SUFICIENTE. HÁ SEMPRE ASPECTOS A REVER, CONFRONTOS A FAZER, REALIDADES A CONVERTER. PORQUE A FÉ É DINÂMICA, OU SE ALIMENTA OU SE PERDE. PARA APROFUNDAR A FÉ OU PARA A RECUPERAR É PRECISO UM PROCESSO DE CONVERSÃO. A CATEQUESE DE ADULTOS, INICIAÇÃO OU REINICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, VAI PERMITIR ESTE PROCESSO DE CONVERSÃO. O CAMINHO DA CONVERSÃO ESTRUTURA-SE EM TRÊS ETAPAS, CONFORME O MOMENTO QUE CADA UM QUEIRA VIVER.

ESTRUTRAS PASTORAIS É AÇÃO MISSIONÁRIA PARA OS NÃO CRENTES, É O ANÚNCIO DO KERÍGMA, REVELAÇÃO PRIMEIRA DE JESUS CRISTO SENHOR. CATEQUESE DE INICIAÇÃO. É AÇÃO CATEQUÉTICA PARA OS QUE JÁ ACEITARAM O EVANGELHO E FORAM BATIZADOS, PORÉM NÃO SUFICIENTEMENTE EVANGELIZADOS QUEREM APROFUNDAR A SUA FÉ E O SEU COMPROMISSO CRISTÃO. CATEQUESE DE REINICIAÇÃO. É AÇÃO PASTORAL, PARA OS QUE JÁ ESTÃO AMADURECIDOS NA FÉ E DESEJAM CONTINUAR A CONFRONTAR-SE COM A SUA FÉ NA VIDA DE TODOS OS DIAS. CATEQUESE PERMANENTE.

ESTRUTRAS PASTORAIS ♥ NÃO BATIZADOS - INICIAÇÃO ♥ BATIZADOS INSUFICIENTEMENTE EVANGELIZADOS - REINICIAÇÃO ♥ ESCOLA DE FÉ DE FORMAÇÃO - CATECUMENATO PERMANENTE A IGREJA DEVE ESTAR MUITO CONSCIENTE DA NECESSIDADE PERMANENTE DE UM TESTEMUNHO QUALIFICADO. OS QUE VÃO ACOMPANHAR OS QUE SE INICIAM, SEM EXCEÇÃO, TERÃO QUE CRESCER TAMBÉM.