Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Fonte: Comstock/Royalty Free
A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA
CICLO DE VIDA.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Cultura da Convergência
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA INTERNACIONAL
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
PIB- Produto Interno Bruto
Scheila,Marilse e Eliana.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Comunicação e Formas de poder.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Aplicação da modelagem 3D no setor Industrial
Redação Publicitária I
“ Volkswagen 60 Anos ”.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Prof. Everton da Silva Correa
A BAGAGEM Autor desconhecido.
Indústria Do artesanato ao robô.
Nomes: Thalia Fernanda Mirian Lúcia
A Indústria Cultural no Brasil
Conceituação de História
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Local: Escola Municipal Cornelis Verolme
AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Surge da necessidade do homem de conhecer o lugar onde vivemos, interagindo socialmente e sofrendo as influências da natureza.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Tecnologias e Comunicação Web 2.0 Docente: Vânia Janela Trabalho realizado por: Nuno Santos.
Sociedade do Espetáculo Guy Debord ( )
PUBLICIDADE.
O que é Design ? Denomina-se Design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato.
TRABALHO REALIZADO POR: MARCO SANTOS 10ª A ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA 2013/2014.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Cap. 14. Inferências III: Charges e cartuns
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
CONTEÚDO AUDIOVISUAL DE QUALIDADE PARA O MEIO DIGITAL.
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
A Revolução da Internet.
 São um meio de nos conectarmos com as pessoas na Internet;  Podemos compartilhar gostos, interesses, hobbies, profissão, nível de ensino, objectivos.
O que é globalização ?.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Blablabla Lorem Ipsum RH NAS BASES Cluster Goiânia.
Marketing Digital. Professor Graduação Tecnológica Marketing Graduação e Pós-graduação Turismo Pós-graduação Mídias Digitais
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
EXPLANAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS Tipos Perfil de usuário Quantidade Utilidade - usuários Presença.
Teorias e Técnicas de Comunicação
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA

CULTURA.
Produzido pela Equipe de Mídias Sociais G&A. Análise junho| 2014 Como não houve investimento em posts pagos durante o mês de Junho, verificamos queda.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Apresenta Inventor: Matheus Fernandes Toledo. Introdução Proporcionar às pessoas a possibilidade de ter acesso a conteúdos midiáticos presentes na internet,
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
VÍDEOS PARA FEIRAS Como tirar o melhor proveito de um vídeo em uma feira.
Transcrição da apresentação:

Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes Star Wars Dione F. Peixoto dos Santos Vergínia Ramos Gimenes

Star Wars (1977) Novidade; Inovador; Diferente; Pioneiro; Simples; Com custo baixo; Sem muita tecnologia;

O filme Star Wars Contagiou o público com armas de raios, robôs, carros voadores e outras inovações que naquela época era uma grande novidade. Uma história que contrasta o BEM e o MAL, o principal objetivo que levou o autor do filme baseando – se na religiosidade. O clima de Guerra Fria influenciou como plano de fundo, ou seja, baseado em política também.

O filme Star Wars Um filme em ficção científica produzido numa série de seis filmes no total, caracterizada por ser uma “Space Opera” uma aventura que geralmente se situa no espaço exterior ou num planeta distante. Apresenta formas de vida exóticas como os alienígnas de elementos sobrenaturais como magia, cavaleiros Jedi e princesas, elementos mitológicos.

Star Wars e seus fãs O autor de Star Wars optou por compartilhar com os fãs da serie as remontagens de alguns capítulos, o que não impediu que o mesmo colocasse algumas restrições, mas mesmo assim não deixa de ser uma forma de satisfação para com os fãs. Enfim um mundo até antes não explorado, com personagens diferentes e intrigantes, uma ficção envolvente e nova.

Fan Fiction São vídeos feitos por fãs de determinado produto, no caso, filmes ou seriados e até mesmo música, uma espécie de montagem feita com o objetivo de demonstrar uma sátira, uma paródia, as vezes críticas e até mesmo redublagens dos atores, mudando totalmente o seu significado e claro deboches também.

O sucesso Fascinação sobre o que é ficção; Gerou novas formas de produção cultural (cinema digital); Impulsionou uma nova forma de relacionamento entre mídia comercial e seus espectadores.

Amadorismo Os expectadores não aceitam prontamente o que lhes é apresentado; Existe o interesse em: Fazer, participar, sentir como é, dar um toque especial a história, enfim, estar em Star Wars; Com as releituras, conseguem realizar esse desejo.

Amadorismo Anonimato – não haviam meios de distribuição dessas releituras; Interatividade X Participação Interatividade Modo como as tecnologias respondem ao retorno dado pelos espectadores, porém com restrições tecnológicas num ambiente interativo. Participação Moldada pelos protocolos culturais e sociais; leva em conta muito mais as regras predeterminadas anteriormente do que regras fixas.

Amadorismo Web Poderoso canal de distribuição (youtube, theforce.net, entre outros); Popularizou a distribuição dessas releituras; Ferramentas de edição de imagem e áudio – produzir vídeos não é mais sinal de investimentos pesados nem de complicações técnicas;

Amadorismo Concursos: Apesar do tempo que foi lançada a série, eles ainda recebem uma participação razoavelmente boa; Jurados são das empresas AtomFilms, Lucas Arts, entre outras -empresas de George Lucas-, indicam que mais que participar, os fãs querem a aceitação do seu trabalho como uma coisa boa, de qualidade; Proporcionou o surgimento de filmes completos, com seus próprios pôsteres e campanhas publicitárias;

Amadorismo Paródias Mais sucesso que a série original; Ajudam seus “produtores” a entrar na industria comercial; Troops (1998) - Kevin Rubio; Trabalhou com George Lucas, desenhou desenhos para o Cartoon Network.

Amadorismo Star Wars Fãs, comentários, conhecido mundialmente; Permitir que os fãs produzam suas próprias versões é aceitável; Ameaça a indústria comercial Proibição de downloads de arquivos em mp3; Proibição de downloads de filmes (X-Men).

Reflexos RPG Espontaneidade das relações humanas se tornou mais importante do que a história propriamente dita; Necessidade de “posse” de tudo que há no jogo; SIMs Modders (do inglês modificar); Programar níveis adicionais no jogo Counter Strike (2002) – modificação de Half Life(1998): Sucesso comercial do ramo dos modders.

Reflexos Animes Materiais sem tradução, onde a explicação das histórias eram passadas de pessoa por pessoa; Fansubbing (1990) Tradução e legendagem amadoras Utilizam-se da internet para coordenar suas atividades e distribuir as séries a serem legendadas; Aliados importantes ao desenvolvimento de conteúdos novos e atraentes à ampliação do mercado.

Conclusão Web Mídia comercial Representa um lugar de inovações e experiências; Podemos sondar o terreno para criar materiais para atrair seguidores que criam suas próprias condições; Mídia comercial Absorve os métodos mais viáveis; Produz inspiração para empreendimentos amadores subseqüentes; Impulsionando a cultura popular.

Conclusão “Os trabalhos dos fãs não podem mais ser encarados como simples derivados de materiais comerciais, e sim como sendo eles próprios passiveis de apropriação e reformulação pelas indústrias midiáticas.”

Conclusão Sucesso disso tudo não sabemos, mas os produtores conseguem conquistar mais fãs ao se preocupar legitimamente com seus interesses, que é o de participar, dar sua contribuição, reconhecendo os melhores trabalhos que surgirem.

Cultura da Convergência É quando um produto (seja filme, música, série, etc.) torna – se um produto de consumo em massa, ou seja, fica popular, e diante disso uma cultura tradicional vai sendo substituída por um nova cultura intitulada comercial. No caso de Star Wars foi o que ocorreu, a partir do momento em que fãs começaram a desenvolver remontagens baseado no seriado, os chamados “fan fiction”.

Curiosidades Star Wars é uma série de tanto sucesso que o próprio governo dos EUA roubou seu título para o projeto de defesa anti – mísseis iniciado no governo de Ronald Reagan, na década de 80. A indústria da computação gráfica nasceu, praticamente da noite para o dia, por causa de Star Wars, computadores mais potentes foram desenvolvidos para as pesadas tarefas de efeitos especiais e softwares foram criados para acelerar o desenvolvimento.

Curiosidades O filme causou uma revolução tecnológica, pois as técnicas de filmagem e efeitos especiais usados simplesmente mudaram a história do cinema. Atualmente muitos cineastas amadores utilizam as musicas, os objetos, os figurinos, os sons e os jogos de Star Wars para desenvolver seus trabalhos.