Engenharia de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

MOtivação Atender clientes com eficiência e rapidez .
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Os projetos.
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Prototipação de Software
Engenharia de Software
Gerenciamento do escopo do projeto
Centrado na arquitetura
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Walter de Abreu Cybis Maio, 2003
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
Curso de Pós-graduação Lato-Sensu em Análise,
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Análise e Projeto de Sistemas
Implementação de Sistemas
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais/ Documento de Requisitos
Plano de Projeto de Software
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Plano de Projeto de Software
Modelos de Processos de Software
ANÁLISE DE REQUISITOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Rational Unified Process
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
PROJETO DE REDES LOCAIS.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gestão de Projetos.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Processo Praxis – Fase de Concepção
Engenharia de Requisitos
Oficina Mecânica TADS 2011.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Arquitetura do Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
Elaboração e Análise de Projetos
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
O Processo de desenvolvimento de software
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Planejamento e Controle e obras
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Sistemas de informação para processos produtivos
Engenharia de Software
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Identificando os Recursos Estratégicos.
Análise e Projeto de Sistemas Orientado a Objetos
Gestão de Projetos de Software
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Manutenção Baseada na Confiabilidade (MBC).
Engenharia de Software
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Análise e Projeto de Sistemas I Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2007.
Professora: Fabrícia F. de Souza
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software Módulo: 02 - Análise de Sistemas (Análise de Requisito de Software Aplicativo) Prof.: Sérgio Guimarães Pinto – FAA - 2010

Análise de Sistemas Definição: É uma atividade que engloba a maioria das tarefas que chamamos de Engenharia de Sistemas de Computadores;

Análise de Sistemas Objetivos: Identificar necessidades; Avaliar a concepção do sistema quanto à sua exequibilidade; Executar análise econômica e técnica; Atribuir funções ao hardware, ao software, às pessoas, ao banco de dados e aos demais elementos do sistema; Estabelecer as restrições de prazos e de custos; Criar uma definição de sistema que constitua a base para todo o trabalho de engenharia subsequente.

Análise de Sistemas Questionamentos: Quanto esforço deve ser despendido na análise e definição de sistemas? Quem o faz? Por que é tão difícil?

Análise de Sistemas Identificação de Necessidades: Quais informações serão produzidas? Quais informações devem ser fornecidas? Que funções e desempenhos são exigidos? Quais limites foram estabelecidos para os custos e para os prazos?

Análise de Sistemas Identificação de Necessidades: Este sistema será vendido para vários clientes? 5.1. Qual o mercado potencial deste produto? 5.2. Como esse produto se compara com os produtos dos concorrentes? 5.3. Que posição esse produto se ocupa na linha de produtos global da empresa?

Análise de Sistemas Informações requisitadas pelo analista: Função e desempenho desejado? Questões de confiabilidade e qualidade? Metas globais dos sistema? Requisitos de produção? Mercados e concorrentes? Tecnologia disponível? Extensões futuras?

Análise de Sistemas Documento Conceitual do Sistemas Documento no qual as informações reunidas durante a etapa de identificação das necessidade são especificadas. Na maioria das vezes é elaborada pelo cliente antes mesmo das reuniões com os analistas. Após a comunicação entre o analista e o cliente, normalmente este documento é modificado.

Análise de Sistemas Estudo de Viabilidade Recursos são escassos (prazo e orçamento); Caso um projeto não seja viável e isto só for descoberto no meio do mesmo, os recursos gastos não poderão ser restituídos. Viabilidade relaciona-se com análise de risco.

Análise de Sistemas Estudo de Viabilidade Viabilidade Econômica Viabilidade Técnica Viabilidade Legal Alternativas

Esboço de Estudo de Viabilidade Introdução Declaração do Problema. Ambiente de implementação. Restrições. Resumo Administrativo e Recomendações Descobertas importantes. Comentários. Recomendações. Impactos. Alternativas. Configurações Alternativas do Sistema. Critérios Usados na Escolha da Abordagem Final. Descrição do Sistema Declaração resumida do escopo. Viabilidade dos elementos atribuídos. Análise de Custo-Benefício. Avaliação de Riscos Técnicos. Ramificações Legais. Outros Tópicos Específicos do Projeto.

Análise de Sistemas Análise Econômica Análise de Custo-Benefício: Uma avaliação da justificativa econômica para um projeto. Delineia os custos para o desenvolvimento e os compara com os benefícios tangíveis e intangíveis do sistema. Benefícios Tangíveis Benefícios Intangíveis Redução de Custos Redução de Erros Aumento de Receita Aumento da Flexibilidade Aumento da Velocidade nas Atividades Melhora no Planejamento ou Controle Administrativo

Análise de Sistemas Análise Econômica – Possíveis Custos Custos de Aquisição. Consultoria. Compra de hardware e software. Instalações. Ambientação. Capital e de Pessoal administrativo. Custos de Iniciação. Contratação de usuários. Treinamento de usuários. Instalação de equipamentos. Ruptura para a organização como um todo.

Análise de Sistemas Análise Econômica – Possíveis Custos Custos Relacionados ao Projeto. Custos de Aplicativos Comprados. Customizações Gastos gerais com Pessoal Treinamento de técnicos Mapeamento e Redesenho dos Processos Documentação Gerenciamento Custos Permanentes Manutenção e depreciação do Sistema (Hardware e Software). Utilidades (Energia, telefone, internet etc). Pessoal Administrativo e Operacional Envolvido.

Análise de Sistemas Atividades de Análise Reconhecimento do Problema; Avaliação e Síntese; Modelagem; Especificação; Revisão.

Exercício Formação dos Grupos