(Unified Modeling Language)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Análise e Projeto Orientado a Objetos
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia de Software
UML no CICLO de DESENVOLVIMENTO
UML Modelando um sistema.
UML Visões – Parte 2.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
Rational Unified Process(RUP)
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Projeto de Sistemas de Software
Linguagens de Modelagem para SMA
Introdução a UML.
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Introdução a diagrama de classes e UML
Linguagem de Programação Prof. Paulo. 1. Apresentação do Plano de Ensino. 2. Modelo de desenvolvimento de Sotwares orientado a objetos. 3. Fases de Desenvolvimento.
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Análise e Projeto de Sistemas
Análise (I) A análise enfatiza a investigação do problema;
Modelagem para Web Aula de 11/04/2011.
Especificação de Requisitos de Software com Casos de Uso
Diagrama de Componentes
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Projeto de Sistemas de Software
DIAGRAMA DE CASO DE USO Prof. Fabíola Gonçalves C. Ribeiro.
. Smalltalk HISTÓRICO . Década de 60 – POO . Dynabook (Alan Kay)
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Caso de Uso - Definição Um caso de uso é uma descrição narrativa de uma seqüência de eventos que ocorre quando um ator (agente externo) usa um sistema.
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Diagramas de Atividade
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática Disciplina: Interpretação de Projetos de Software Professor: Cheli dos S. Mendes.
Programação Orientada a Objetos - Java
UML – Engenharia de Software 1
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
O Processo Unificado (UP)
Laboratório de Programação
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Profº Henrique Vila Nova Unibratec CTD – 2º Período
Análise e Projeto de Sistemas
Modelando Sistemas em UML
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
UML INTRODUÇÃO CEÇA MORAES 14/04/2017.
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Modelo de Análise e Projeto
Diagramas de Caso de Uso
Engenharia de Software e Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Software
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
Introdução a UML.
A linguagem unificada de modelagem
Engenharia de Software Fluxo de Requisitos
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
CIn-UFPE1 UML Uma linguagem unificada de modelagem Visão Geral.
Interações entre objetos
Aula 04 – Analise de Sistemas Profª Rita de Cassia Gaieski
UML (Unified Modeling Language) A linguagem unificada de modelagem
Diagrama de Classes Herança Dependências.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto.
©2003, Alexandre Vasconcelos & Augusto Sampaio CIn-UFPE1 Análise e Projeto de Sistemas Modelagem de Requisitos com Casos de Uso.
Transcrição da apresentação:

(Unified Modeling Language) Recursos de UML (Unified Modeling Language)

UML DEFINIÇÃO: É uma linguagem padrão para visualização, especificação, construção, e documentação dos objetos de um sistema software intensivo. A UML combina o melhor de: – Modelagem de dados – Modelagem de negócios – Modelagem de objetos – Modelagem de componentes

UML Conceitos UML • A UML pode ser usada para modelar visualmente: – A interação da sua aplicação com o mundo externo. – O comportamento da sua aplicação. – A estrutura do seu sistema. – A arquitetura da sua empresa. – Os componentes do seu sistema.

UML A notação da UML • As fases de análise de requisitos , análise e design utilizam-se em seu desenvolvimento cinco tipos de visões , nove tipos de diagramas e vários modelos de elementos que serão utilizados na criação dos diagramas e mecanismos gerais . • Todos em conjunto especificam e exemplificam a definição do sistema, tanto a definição no que diz respeito à funcionalidade estática e dinâmica do desenvolvimento de um sistema.

UML UML – Modelo de Elementos Um modelo de elemento é definido com a semântica, a definição formal do elemento com o exato significado do que ele representa sem definições duvidosas ou ambíguas e também define sua representação gráfica que é mostrada nos diagramas da UML. – Um elemento pode existir em diversos tipos de diagramas , mas existem regras que definem que elementos podem ser mostrados em que tipos de diagramas. Alguns exemplos de modelos de elementos são as classes, objetos, estados , pacotes e componentes . Os relacionamentos também são modelos de elementos , e são usados para conectar outros modelos de elementos entre si.

UML Notas Para permitir adicionar informações a um modelo, UML provê a capacidade de adicionar Notas . Uma Nota pode ser colocada em qualquer lugar em um diagrama, e pode conter qualquer tipo de informação.

UML Estendendo a UML • Estereótipos podem ser usados para estender os elementos da notação UML. • Estereótipos podem ser usados para classificar e estender associações, relacionamentos de herança, classes, e componentes. • Exemplos Estereótipos de classe: interface, exception, server page Estereótipos de associação: identifying, non-identifying Estereótipos de dependência: include, extend Estereótipos de componentes: subsystem

UML Como eu construo um modelo? Um sistema é composto por diversos aspectos : funcional (que é sua estrutura estática e suas interações dinâmicas ), não funcional (requisitos de tempo, confiabilidade, desenvolvimento, etc.) aspectos organizacionais (organização do trabalho, mapeamento dos módulos de código, etc.). Modelos são construídos usando visões para descrever perspectivas diferentes e diagramas para descrever os blocos de construção do sistema.

UML UML – Visões • Então o sistema é descrito em um certo número de visões , cada uma representando uma projeção da descrição completa e mostrando aspectos particulares do sistema.

UML Visão de Casos de Uso • O Visão de Casos de Uso é o “núcleo” das outras views porque ele especifica O QUE o sistema deve fazer.

UML Visão Lógica • A Visão Lógica dá suporte aos requerimentos funcionais do sistema.

UML Visão de Processos • A Visão de Processos visa a performance, escalabilidade, e o rendimento do sistema.

UML Visão de Implantação A Visão de Implantação tem como prioridade temas como implantação, instalação, e performance.

UML Diagramas Os diagramas utilizados pela UML são compostos de nove tipos: Diagrama de Casos de Uso Diagrama de Classes Diagrama de Objetos Diagrama de Estados Diagrama de Sequência Diagrama de Colaboração Diagrama de Atividade Diagrama de Componentes Diagrama de Execução

UML Requisitos de Sistema Antes de começar a modelagem do sistema, é elaborado um documento chamado Especificação de Requisitos de Sistema. Este documento contém todas as funcionalidades, restrições e outros tipos de requisitos do sistema A partir deste documento, o primeiro passo da modelagem é mapear os requisitos funcionais para um ou mais Diagramas de Casos de Uso.

DIAGRAMA DE CASO DE USO

DIAGRAMA DE CASO DE USO Diagramas de Casos de Uso (Use Cases) foram propostos inicialmente por Ivar Jacobson em 1986, na técnica OOSE. (Chegaram a ser chamados de Usage Scenarios e Usage Cases, mas os termos não soavam bem em inglês). Forma mais tarde adotados por Rumbaugh na OMT 2.0 e incorporados à UML. Cada caso de uso descreve cenários que indica como o sistema deve reagir à ação de atores de maneira a executar alguma função, ou atingir algum objetivo específico.

DIAGRAMA DE CASO DE USO São bastante úteis para descrever os requisitos funcionais de um sistema. • Apesar de utilizados amplamente em modelagem OO, podem ser utilizados em outros contextos, já que os casos de uso, por natureza, não são OO. • Descrevam o comportamento do sistema. • Especifica os argumentos funcionais que determinarão a macro-arquitetura do sistema. • Não descreve a organização interna do software.

DIAGRAMA DE CASO DE USO Análise de Caso de Uso • A análise de caso de uso é uma técnica para capturar os processos da empresa a partir da perspectiva do usuário.

DIAGRAMA DE CASO DE USO Modelo de Casos de Uso • É um modelo de casos de uso é a representação das funções e ambiente do sistema. • É criado através da Visão de Casos de Uso e pode possuir os seguintes artefatos – Diagramas de Casos de Uso – Fluxo de eventos de Casos de Uso – Informações Suplementares – Diagramas de Atividades

DIAGRAMA DE CASO DE USO • A modelagem de um Diagrama de Casos de Uso é uma técnica usada para descrever e definir os requisitos funcionais de um sistema. • Eles são escritos, geralmente, em termos de atores externos e casos de uso. • Os atores representam o papel de uma entidade externa ao sistema como um usuário, um hardware, ou outro sistema que interage com o sistema modelado.

DIAGRAMA DE CASO DE USO Caso de Uso • Um caso de uso é uma seqüência de ações feitas pelo sistema que buscam um valor mensurável para um ator. • Na UML, um caso de uso é representado por um elipse Use Case

DIAGRAMA DE CASO DE USO Atores • Um ator é alguém ou alguma coisa fora do sistema que interage com o mesmo. • Na UML, um ator é representado por um “homem-palito.”

DIAGRAMA DE CASO DE USO Relacionamentos / Associações Um relacionamento ilustra uma conexão semântica entre elementos de modelo. Na UML, um relacionamento de associação é representado por um linha sólida com ou sem uma flecha. Um ator é conectado a um ou mais casos de uso através de associações, e tanto atores quanto casos de uso podem possuir relacionamentos de generalização que definem um comportamento comum de herança em superclasses especializadas em subclasses

DIAGRAMA DE CASO DE USO • Os atores iniciam a comunicação com o sistema através dos casos de uso, que representam uma seqüência de ações executadas pelo sistema – O sistema recebe do ator que lhe utiliza dados tangíveis de um tipo ou formato já conhecido, e o valor de resposta da execução de um caso de uso (conteúdo) também já é de um tipo conhecido

DIAGRAMA DE CASO DE USO Fluxo de Eventos • É uma descrição textual do caso de uso e é parte da especificação de casos de uso. Este caso de uso começa quando “Registrar” pede que o sistema feche as inscrições. 1. O sistema verifica se a inscrição está em funcionamento. Se estiver, então uma mensagem é mostrada para “Registrar” e o caso de uso termina. O processamento de fechar não pode ser feito enquanto a inscrição estiver funcionando. 2. Para cada curso oferecido, o sistema verifica se um professor se inscreveu para lecionar o curso oferecido e se ao menos três alunos se inscreveram. Se sim, o sistema compromete o curso oferecido para cada agendamento que o contenha.

DIAGRAMA DE CASO DE USO Elementos Básicos de Modelagem atores, agentes externos ( clientes do sistema) caso de uso, unidade de funcionalidade coerente, expressa pelas transações (comunicação) entre os atores e o sistema comunicação, ligação entre ator e caso de uso expressando comunicação entre eles (associação, extensão, inclusão, generalização)

EXERCÍCIO