I CURSO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA VIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As multiplas dimensões do cuidado a criança dependente de tecnologia
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Transversalidade dos Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Apresentação do Campus Porto Alegre
Prof. Dirce Stein Backes
Bases Políticas para novas relações político - pedagógicas em saúde
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
UBS Trabalham dentro do Sistema Único de Saúde - SUS
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
A ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE
O processo saúde-doença e a família
11º Congresso Panamericano de Enfermeria
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
13° Conferência Nacional de Saúde
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Interfaces entre promoção da Saúde e educação para Vida
Inovação em saúde e promoção da saúde
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Escola Nacional de Saúde Pública
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Psicologia
Unidade II POLÍTICAS DE SAÚDE Profa. Ma. Giane Sanino.
CUIDADOS SAÚDE PRIMARIOS
Conhecendo a Carta da Terra
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Reorientação dos modelos assistenciais
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Promoção da Saúde João M Lucas Coimbra FEV2013.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Escola de Enfermagem Anna Nery Grupo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar Programa de Pós- doutoramento Tutora: Deyse da Conceição Santoro Pos- doutoranda:
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
Política Educacional Brasileira
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Promoção da Saúde: da prevenção de doenças à defesa da vida
Promoção da Saúde: da prevenção de doenças à defesa da vida
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
CONCEITO DE SAUDE Diferença entre Prevenção e Promoção
Políticas Públicas de Saúde: PSF
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
TEMAS: LINHAS DE PESQUISA EM ENFERMAGEM DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS Dra Sueli Rezende Cunha.
Seminário Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde. Direito das Pessoas com Deficiência:
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
MOVIMENTOS DA SAÚDE PÚLICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

I CURSO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA VIDA Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ Escola de Enfermagem Anna Nery Estagio de Pós- doutoramento Tutora : Dra Deyse da Conceição Santorio Doutoranda:Dra Sueli Rezende Cunha

I CURSO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA VIDA: Turma 2011

Porque Promoção da Saúde & Educação para Vida Enfermeira da Unidade de Pacientes Graves: UPG-IFF Estudos desde 1995: dissertação de mestrado-EEAN-UFRJ 2001: defesa tese de doutoramento na Escola de Enfermagem Anna Nery Estudos sobre crianças dependentes de tecnologia do Instituto Fernandes Figueira-FIOCRUZ Profa da Pós- graduação do IFF- disciplinas e orientação de alunos Produção científica sobre o tema do adoencimento em fases iniciais da vida , famílias, cuidadores e profissionais Constituição do grupo de pesquisa: NUPCTIS- Núcleo de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde—NUPCTIS na Vice- Diretoria de Pesquisa do IFF

O papel do grupo de pesquisa:NUPCTIS-IFF-FIOCRUZ Se dividiu em três áreas de Estudo e interesses: bases cientificas - tecnológicas da Enfermagem INOVAÇÃO EM SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES PARA TRANSFEREIR PARA A SOCIEDADE- ( IFF) CUIDADOS EM SAÚDE *CRIANÇA E FAMILIA CRIANÇAS DEPENDENTES DE TECNOLOGIA ( IFF ) PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA VIDA ( Campus FIOCRUZ Mata Atlântica ) LABORATORIO DE SOLUÇÕES CUIDAR + PESQUISAR + EDUCAR INOVAR

Área I:Inovação e desenvolvimento de soluções Estudo do desenvolvimento de dispositivos e modelos de utilidade para crianças dependentes de tecnologia Política de proteção : patentes e marcas Desenvolvimento de novos modelos e prototipagem de produtos Busca de parcerias para desenvolvimento de novos produtos Foco em produtos e processos que promovam a vida e protejam a saúde Política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Patente concedida: lençol protetor de colchão:

TECNOLOGIAS E PROCESSOS DESENVOLVIDOS: LENÇOL PROTETOR DE COLCHÃO – ROUPAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EXTRATO FITORGÂNCIO PARA REGENERAÇÃO DE SOLO

AREA II: CUIDADOS EM SAÚDE: FOCO NOS MODELOS ASSISTENCIAIS ÀS CRIANÇAS DEPENDENTES DE TECNOLOGIA Os resultados das pesquisas: sobrevida com seqüelas, causas evitáveis, doenças genéticas, sobrecarga de cuidadores e sistema de saúde Necessidade de reorganização dos sistemas de cuidados em saúde Novas formas de organização de cuidado Família, cuidadores, comunidade e sociedade como co-responsáveis pela qualidade de vida destas crianças. Produção científica aponta para a necessidade de incorporação das praticas e intervenções voltadas para a promoção da saúde Intervenção sobre os determinantes e condicionantes de saúde

Área III:PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDCUAÇÃO PARA VIDA Projeto de pesquisa participativo e de intervenção na realidade Trabalho junto com as pessoas, fazendo com famílias, comunidade e instituições locais Finalidade de promover a vida em todas as suas dimensões Como: conhecendo o contexto, as forças locais, suas capacidades, fragilidades e fraquezas, Conhecendo o meio ambientes, a cultura local e os modos de viver INOVANDO E CONSTRUINDO SOLUÇÕES PARA A VIDA COTIDIANA CONHECENDO AS POTENCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL CONSTRUINDO COM O COLETIVO Extensão das atividades do grupo de pesquisa Parceria com o grupo TERRAPIA- FIOCRUZ Atividades externas em domicílios, comunidades e bairros, outros estados Colônia Juliano Moreira Campus FOCRUZ da Mata Atlântica Núcleo de Educação para Vida- NEV 2005- 2011: 06 anos de trabalho de campo 5.000 fotos de arquivos

Os conceitos e princípios que reforçam as ações em defesa da vida: Promoção da Saúde Promoção da Saúde: Conceito mais amplo de saúde Conjunto de esforços orientados para favorecer o bem estar, conhecimentos e atitudes favoráveis aos cuidados em saúde As origens do termo: Relacionada a vigilância em Saúde e a um movimento de critica a medicalização do setor. Extrapola a prestação de serviços clinicos-assistnênciais A expressão foi usada a primeira vez em 1945 pelo canadense Henry Sigerist, que definiu quatro tarefas essenciais a medica. Informe Lalonde ( 1974) 04 componentes: Biologia humana Ambientes Estilo de vida Organização da assistência a saúde

As Conferências e os documentos de Promoção da Saúde 1978- OMS + UNICEF I CONFERENCIA INTERNACIONAL SOBRE CUIDADOS PRIMARIOS DE SAÚDE: Declaração de Alma- Ata “ Saúde para todos no ano 2000” Educação para Saúde Alimentos e nutrição adequada Água e saneamento básico Atenção Materno Infantil Imunização Distribuição de medicamentos básicos

As Conferências e os documentos de Promoção da Saúde I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE CARTA DE OTTAWA DESTAQUE PARA: AUTO CUIDADO AJUDA MÚTUA AMBIENTES SAUDÁVEIS REQUISITOS: paz, educação, habitação, alimentação, renda, recursos sustentáveis, justiça social e equidade. Estratégias: defesa de causa, capacitação e mediação II CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS SAUDÁVEIS 1988: DECLARAÇÃO DE ADELAIDE Alimentação, nutrição, tabaco, álcool e criação de ambientes favoráveis a saúde. III CONFERENCIA - INTERNACIONAL: Declaração de Sundsval- Suécia: 1991 Criação de ambientes favoráveis á saúde: incluindo diversos espaços da vida das pessoas: casa, trabalho, escola, comunidade e planeta

As Conferências e os documentos de Promoção da Saúde IV CONFERÊNCIA : DECLARAÇÃO DE JAKARTA-1977 Determinantes em saúde: questão ambiental Novos atores: inclusão do setor privado nas ações “ Investimento valioso essencial para o desenvolvimento dos países Promover a responsabilidade social Aumentar a capacidade das comunidades

As Conferências e os documentos de Promoção da Saúde Rede de Megapaíses; fortalecer as políticas de promoção da saúde- 1988 V CONFERÊNCIA: DECLARAÇÃO DO MÉXICO: ANO DE 2000 DAS IDÉIAS AS AÇÕES VI CONFERÊNCIA : Carta de Bangkok- Tailândia – 2005 Agenda global Agenda corporativa Responsabilidade da sociedade civil