Processo Lacen de Desenvolvimento de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas III
Advertisements

BENCHMARKING.
Qualidade de Software Aula 4
Engenharia de Software Qualidade de Software Uma abordagem conceitual André Luis Zanon São Carlos SP – UFSCAR 2010 Engenharia de Software – UFSCAR.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
Testando o sistema Teste funcional: o sistema integrado realiza as funções especificadas nos requisitos? Teste de desempenho: os requisitos não-funcionais.
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Prototipação de Software
Engenharia de Software Professor Sandro de Paiva Carvalho.
Analia Irigoyen Ferreiro Ferreira Roberta da Silva Cerqueira
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
FACULDADE DOS GUARARAPES
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Qualidade de Software Aula 2
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Reutilização de Software
CMM(Capabililty Matury Model)
MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Trabalho de Engenharia de Software II
Objetivos demonstrar os processos de Gestão e Fabricação de Software e...
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
Projeto: Capacitação em GP
Capability Maturity Model (CMM)
Engenharia de Software
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Análise e Projeto de Sistemas
Introdução à Qualidade
Trabalho de Qualidade de Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
Modelos de Maturidade de Processos de Software
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Engenharia de Software
MPS-Br.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
O Processo de desenvolvimento de software
Melhoria do processo de software brasileiro
Processos Fundamentais – Desenvolvimento de Software INF /9 Processos Fundamentais Desenvolvimento de Software Baseado na norma ISO/IEC
Engenharia de Software
Qualidade de Software Aula 4
Gerenciamento da qualidade
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
José Félix Bezerra.
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Engenharia de Software
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
Qualidade de Produtos de Software
Engenharia de Software
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Processo Lacen de Desenvolvimento de Software Auditoria do processo de desenvolvimento de software no projeto de desenvolvimento de Sistema de Diagnostico e Base de Conhecimento para auxilio e manutenção Preditiva de Hidro-geradores Autor: Bernardo Lima Coordenador do Processo: Engº. Juarez Santos Coordenador do Projeto: Dr. Roberto Limão Gerente do Projeto: Engº.Jacques Sanz

Introdução Frente ao rápido crescimento da demanda por software; Da complexidade dos problemas a serem resolvidos; Inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados. Surge a Engenharia de software: uma área da engenharia que se preocupa com todos os aspectos da produção de software.

Introdução O software deve entregar a funcionalidade e desempenho exigidos pelo usuário e deve ser manutenível, digno de confiança e utilizável Características de um software deve possuir: Manutenibilidade O software deve evoluir para alcançar necessidades de mudança Confiabilidade O software deve ser confiável Eficiência O software não deve desperdiçar recursos do sistema Usabilidade O software deve ser usável pelos usuários para os quais ele foi projetado

Introdução Como a engenharia de software conseguiu atribuir todas as exigências de um software em seu desenvolvimento em muitas das vezes em larga escala? Desse dilema que foi chamado de crise do software, foi propostos um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, que se cumprisse prazos, contratos e qualidade (Processos de Desenvolvimentos de Software).

Processos que geram qualidade no software Um conjunto de atividades cujo objetivo é o desenvolvimento ou a evolução de software Mecanismos para se obter software de qualidade e cumprir corretamente os contratos de desenvolvimento O processo de desenvolvimento de software tem sido objetivo de vários padrões, que visam a certificação de empresas como possuidoras de um processo de desenvolvimento, o que garantia certo grau de confiança aos seus contratantes. Alguns padrões existentes atualmente: CMMI (anteriormente CMM) SPICE ISO 12207 MPS/Br

PLDS Conceito Conjunto coerente de atividades para especificar, projetar, implementar e testar sistemas de software desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Eletronorte Padronização das atividades de desenvolvimento de software: metodologias e ferramentas Conceituado em processos maduros como Praxis e RUP. Adequados as normas NBR ISO/IEC 12207

PLDS - Características das Atividades Atividades do PLDS: Ativação Negociação e Contratação Levantamento de Requisitos Obtenção detalhada do que o cliente requisita para o software Analise dos requisitos Desenvolvedores e analistas planejam de forma técnica o esboço do software Implementação / Liberação Desenvolvimento do software com entrega do produto parcialmente concluído; correções de falhas; Testes Baterias testes no software. Atividades diretamente ligada a cada liberação

PLDS - Etapas e Produtos Produtos/documentos Ativação PESw, Ata de reunião, contrato de execução do desenvolvimento, webapsee Levantamento de requisitos ERSw – Especificação de requisitos de software - webapsee PDSw – Plano de desenvolvimento do software - planejamento, cronograma, equipe, controle/medição, plano de ação, webapsee. Análise de requisitos MASw – modelo de análise do software - análise do sistema , modelagem/jude DDSw – descrição do desenvolvimento do software - o como fazer, a solução escolhida, arquitetura do software, projeto do banco, topologia do sistema. PQSw - plano de qualidade de software Relatorio de acompanhamento (medição/análise de ponto de função (APF), e indicadores (qualidade, produtividade e custos). Liberação das versões do software para testes alfa e beta. Implementação /liberação Testes Alfa, beta (planejamento e relatórios dos testes)‏ Em produção Documentação, treinamento e comissionamento.

PLDS - Etapas Visão geral do PLDS

PLDS no Projeto Metodologia para se desenvolver software do Lacen Atribuindo atividades de desenvolvimento do software de diagnósticos Facilita o gerenciamento sobre o desenvolvimento Metas Torna o software usual Documentado Contribui para validação, testes e correções de falhas no software

Referencias PIDS. Processo Institucional de Desenvolvimento de Software. Disponível em: http://www2.iesam-pa.edu.br/pids/. Acessado em: 16 de maio de 2007. PRESSMAN, Roger S. Engenharia De Software. 5.ed. Rio de Janeiro: MacGraw-Hill, 2002. SOFTEX. MPS-BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro - Guia Geral (Versão 1.1), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. 2006.