Diagnóstico Situacional do Território da USF da Ilha das Caieiras

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL TERRITÓRIO SÃO PEDRO V
Advertisements

Epidemiologia do Envelhecimento I ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE DO IDOSO Porto Alegre, 26 de setembro de 2006 SES/DAS/S.S.IDOSO Elaboração : Airton Fischmann.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Realidade dos Centros Urbanos
Universidade Federal de Pelotas
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Especialização em Estratégia saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de ciência da saúde Programa de pós graduação em saúde coletiva.
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO TERRITÓRIO DA USF CONSOLAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA Parceria PPGASC/UFES – PMV
Especialização em Estratégia Saúde da Família Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva.
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL : TERRITÓRIO ILHA DO PRÍNCIPE
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE SAÚDE DO TERRITÓRIO JESUS DE NAZARETH
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Outubro 2009 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SMSA/SUSBH PREFEITURA DE BELO HORIZONTE.
ITABERABA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Seminário Brasil sem Miséria UNICAMP
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Fortalecer a articulação no âmbito do SUS, buscando a universalização e a eqüidade do acesso à saúde da população indígena; Discutir as necessidades de.
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Coordenadoria do Orçamento Participativo
População e Crescimento Econômico
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Mapas de Risco Reorganização atenção básica Realocação de recursos, em especial RH Participantes nos diversos momentos Pedro, Silvia, Cecília, Ligia, Edson,
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
INDICADORES DEMOGRÁFICOS
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Desafios e oportunidades do envelhecimento no Brasil
Alunas:Bruna Cristina,Juracy Ribeiro,Laryssa Paula,Milena Silva e Rayra Keithielly 3º ano B Periferias de Várzea Grande e Cuiabá.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
INDICADORES DO PACTO PELA VIDA NO RN
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
DIAGNÓSTICO DAS REGIÕES DE NATAL – 2011 ZONA OESTE.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
Gggfj CONCLUSÕESCONCLUSÕES UFRGS, Faculdade de Medicina, Projeto PET-Saúde UFRGS-SMSPoA Diagnóstico situacional do PSF São Gabriel pelo Método da Estimativa.
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
DIOCESE DE TAUBATÉ COLEGIADO DAS ORGANIZAÇÕES E PASTORAIS SOCIAIS COPS
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
PROFESSORA EDIR ANTUNES CARVALHO
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
Apresentação Diagnóstico Social
Seminário Preparatório da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde 5 de agosto de 2011.
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Universidade Federal da Bahia
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
DIAGNÓSTICO COLETIVO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BAIRRO PALMITAL Orientadora: Rosa R. L. S., autores: Batalhão A. B, Santos C.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Conhecendo a comunidade COMUNIDADE  Um grupo social determinado por limites geográficos, valores e interesses comuns;  Um grupo de pessoas ou famílias,
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania Departamento de Administração Penal Gerência de Apoio Psiquiátrico DIAGNÓSTICO DO.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Diagnóstico Situacional do Território da USF da Ilha das Caieiras Prefeitura Municipal de Vitória Secretaria Municipal de Saúde Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família Diagnóstico Situacional do Território da USF da Ilha das Caieiras

Que território é esse? Mirelle Pereira Fontes - Enfermeira Estefânia Vargas Zipinotti- Farmacêutica Ana Paula Ganhoto Nonato - Dentista Gilza da Silva - Psicóloga

METODOLOGIA ESTIMATIVA RÁPIDA Revisão Bibliográfica Análise de dados de Sistemas de informações – SIAB, SIM, SINASC e IBGE Roteiro observacional Entrevistas com informantes-chave: Usuários: 9 Gestor: 1 Servidor de nível superior: 1 Servidor de nível médio: 4

Região de São Pedro Localizada no lado Norte/ Noroeste da Ilha de Vitória, junto a um dos canais do estuário do Rio Santa Maria (Canal de Vitória) e adjacente à Rodovia Serafim Derenzi, Distante 4 km do Centro da Cidade

ILHA DAS CAIEIRAS 1820 = Parada barqueiros de café de Sta. Leopoldina. Fundação= Barqueiros e colonos das fazendas de café 1920 = Construção da Estrada do Contorno 1939 = Implantação da fábrica de cal Boa Esperança

ILHA DAS CAIEIRAS Mangues que nas marés altas conferia aspecto insular “Caieiras” significa forno onde se calcina a pedra calcária Estação Vitória-Minas Atividades econômicas: a coleta de moluscos e mariscos, a pesca e a produção de cal.

1976 = 40 famílias instalaram barracos e construíram pinguelas e palafitas . Migrantes, desempregados e trabalhadores públicos. Desativação das obras da CST. Lideranças comunitárias.

A ocupação desordenada e a colocação do lixo urbano na área contribuíram para a constituição de um bolsão de pobreza. O lixo era fonte de renda da população da região.

COMDUSA 1970 = às margens da Rod. Serafim Derenzi instalam-se 72 famílias vindas do bairro Miramar, que foram removidas para a construção da Rodoviária de Vitória. O início da ocupação do bairro se dá em 1982, quando a COMDUSA aterrou uma área próxima ao Morro Caboré, criando 14 lotes.

O bairro foi criado pela Lei 2.959/82 Processo de urbanização da região foi marcado por lutas dos movimentos organizados pela comunidade e apoiado pela Igreja Católica, reivindicando moradia, melhoria das condições de vida e garantia de direitos. O bairro foi criado pela Lei 2.959/82

1989 -1992: Delimitação do Manguezal e Urbanização. 1993 – 1996: Integração de políticas públicas

BAIRROS ATENDIDOS PELA USFIC ASPECTOS CULTURAIS BAIRROS ATENDIDOS PELA USFIC REDES I. Caieiras S. Pedro I S. Pedro II S. Pedro IV Comdusa CMEI 2 - 1 EMEF EEEM Faculdade Igrejas 3 5 4 Projetos educacionais Associações Projetos sociais ONG C.L.S. Câmara Territorial

População do território Ilha das Caieiras Grupo Etário (em anos) POPULAÇÃO TOTAL POPULAÇÃO MASCULINA POPULAÇÃO FEMININA N.º Absol % < 1 149 1.9 79 1.0 71 1-4 530 6.7 278 3.5 251 3.2 5-9 705 9.0 373 4.7 332 4.3 10-14 690 8.8 358 4.5 331 15-19 802 10.2 409 5.3 393 5.0 20-29 1636 20.8 833 10.6 803 30-49 2147 27.4 1040 13.3 1107 14.1 >=50 1169 14.9 512 6.5 654 8.3 TOTAL 7828 100.0 3882 49.6 3942 50.4 Fonte: SEMUS/ Cálculos realizados a partir de estimativas do IBGE-2009

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Pirâmide Populacional do Município de Vitória – ES Censo demográfico de 2000 Fonte: IBGE-2000

Pirâmide Populacional do Território da USF Ilha das Caieiras – Censo 2000 Fonte:IBGE-2000

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS População predominantemente entre 20 e 49 anos, maioria do sexo feminino, com atividades de baixa renda ligadas ao comércio/turismo, pesca e serviços braçais. Essa população reside em casas de alvenaria, com água encanada, sistema de esgoto, energia elétrica e coleta pública de lixo. As crianças estão na escola e as drogas são um grave problema para essa comunidade.

USFIC 3 Equipes de Saúde da Família, 2 dentistas, 1 psicóloga e 1 assistente social.

Serviços oferecidos na USFIC Pesquisa com informantes-chave Verificação de PA Exame Preventivo de CA de colo de útero Serviço de demanda médica e odontológica Tratamento de diabetes e hipertensão Nebulização Aplicação de injetáveis Escovação supervisionada Reuniões dos grupos

Atendimento Ideal é … Ser bem acolhido por qualquer profissional Nunca sair da US sem atendimento Agenda aberta, marcação por telefone Informatização dos prontuários Atendimento por 24 horas Atendimento realizado com educação, alegria, carinho e respeito

Hipertensão Essencial (primária) 1.894 DISTRIBUIÇÃO DAS CINCO PRIMEIRAS CAUSAS DE DEMANDA NA UNIDADE DO TERRITÓRIO Causa Número Hipertensão Essencial (primária) 1.894 Nasofaringite Aguda (resfriado comum) 1.711 Asma 1.109 Sinusite Aguda 1.055 Cárie dentária 1.005 Demais 28.759 Fonte: SEMUS/GRCA-PAS (2008)

CLASSIFICAÇÃO DE USUÁRIOS POR GRAU DE RISCO E EQUIPES SAÚDE MENTAL Fonte: Programa de Saúde Mental USFIC – 2009

INDICADORES DE SAÚDE

TAXA DE NATALIDADE LOCALIDADE NASCIDOS VIVOS VITÓRIA 12/1000 SÃO PEDRO 18/1000 ILHA DAS CAIEIRAS 22/1000 Fonte: SINASC, 2008

COEFICIENTE DE MORTALIDADE INFANTIL DO TERRITÓRIO DA USF ILHA DAS CAIEIRAS E DA REGIÃO SÃO PEDRO VITÓRIA-ES – 2005 A 2008 Fonte: SEMUS/GVS/CVE-SIM

Fonte: SEMUS/GVS/CVE-SIM MORTALIDADE GERAL SEGUNDO FAIXA ETÁRIA NO TERRITÓRIO DA USF ILHA DAS CAIEIRAS E DA REGIÃO SÃO PEDRO VITÓRIA-ES – 2008 5 10 15 20 25 0 a 04 05 a 09 10 a 14 15-19 20-29 30-39 40-49 50-59 60-69 70-79 80 e+ Região de São Pedro Território USF Ilha das Caieiras Fonte: SEMUS/GVS/CVE-SIM

DISTRIBUIÇÃO DO PERCENTUAL DAS TRÊS PRINCIPAIS CAUSAS DE ÓBITOS ACUMULADOS NO TERRITÓRIO DA USF ILHA DAS CAIEIRAS E DA REGIÃO SÃO PEDRO VITÓRIA-ES – 2005 A 2008 Fonte: SEMUS/GVS/CVE-SIM

NÚMERO DE MORTES POR CAUSAS EXTERNAS E FAIXA ETÁRIA, SEGUNDO REGIÃO SÃO PEDRO E TERRITÓRIO DA USF ILHA DAS CAIEIRAS – VITÓRIA-ES - 2008 Fonte: SEMUS/GVS/CVE-SIM

CONSTRUÇÃO DA NOVA UNIDADE DE SAÚDE OBRIGADA!!!