Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino

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Transcrição da apresentação:

Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino MAPA CONCEITUAL Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino

O que é? O mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Essa atividade pode ser feita paralelamente ao desenvolvimento de muitos projetos

Esse recurso é utilizado para representar graficamente relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. Durante o processo de construção de um mapa conceitual, o aluno exercita sua capacidade de estabelecer pontes entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no decorrer do processo. Além disso, na dinâmica da elaboração de um mapa conceitual, o professor pode acompanhar o raciocínio feito pelo estudante durante a aprendizagem, em qualquer área.

MAPA CONCEITUAL São apenas diagramas indicando relações entre conceitos. Mais especificamente, podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte dela. Em princípio, poder-se-ia pensar em mapas conceituais com uma, duas, três ou mais dimensões. Entretanto, os de uma dimensão seriam apenas listas de conceitos; os tridimensionais, embora oferecessem grandes possibilidades de representação de estruturas conceituais, ficariam difíceis de traçar.

Tipo de linguagem Descreve e comunica Definição conceitos

Definição Conceitos ordenados, hierarquizados, conectados por arcos formando proposições

Geralmente, a construção inicial de um mapa começa com frases de ligações que representam aspectos observáveis, contendo verbos: “é”, “tem”, “possuem”, entre outros.

Violetas São Exemplo Azuis

Antes de iniciar o mapa do conceitual do projeto vamos elaborar um com uma concepção simples. Ex. banana – é – amarela. Veja exemplo de mapa conceitual simples:

Como é um mapa conceitual Os conceitos geralmente aparecem em caixas, e a relação de significados entre os dois termos é indicada por uma linha que os une. Nessa linha, deve haver uma frase (proposição) que contenha um verbo conjugado de acordo com o sentido que se quer dar. Não são utilizadas setas para simbolizar a conexão como no fluxograma e pode–se ter dois ou mais conceitos conectados por frase de ligação.

Objetivos Sistematização de processos Organização de informações conceitos mais abrangentes conceitos menos inclusivos Objetivos Organização de informações Sistematiza o que já se conhece Ajuda a entender o que não se conhece

Conhecimento Estimulam e facilitam sua construção Individual ou coletivamente

Exemplos

Como começar… Coloque palavras que respondam: o que é; de onde vem; do que é composto; o que fazemos com; o que me lembra; como está estruturado (objetivo, metodologia, justificativa, avaliação).

“O Importante não é propriamente o resultado do mapa, mas o exercício mental feito para construí–lo.” Ítalo Dutra