E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná
Advertisements

Evolução dos Modelos Atómicos
Evolução dos modelos atômicos
Escola estadual braz sinigáglia
Densidade é a relação da massa deste corpo e o volume que ele ocupa (g/cm³). Determinação da densidade Substâncias sólidas A massa é facilmente determinada.
O que é Átomo?.
ESTRUTURA ATÔMICA.
Teoria Atômica 1. Teoria de Dalton 2. Teoria de Thomson
Modelos Atômicos Prof.: Paulo Vaz 2010.
Modelos atômicos Prof.: Nilsonmar/Erasmo.
Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima Modelos Atômicos Profª.: Tatiana Lima 2009.
O que são átomos? De que são feitos?
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Modelos atômicos do começo aos nossos dias.
Colégio Marista Rosário Prof.: Débora Perônio da Silva
Átomos.
Química MODELOS ATÔMICOS Prof. Franco.
MODELOS ATÔMICOS Prof. Marcus Ribeiro.
Modelos Atômicos.
ESCOLA NOSSA SENHORA DAS NEVES
Evolução dos Modelos Atômicos
Prof: wellington O ÁTOMO.
Átomo e Modelos Atômicos
?
História Dos Modelos Atômicos.
Átomo e Modelos Atômicos
Cursinho Pré-vestibular Química Geral e Orgânica
Evolução dos modelos atômicos
Modelos Atómicos.
Estrutura atômica (Atomística)
Modelos atômicos.
História do modelo atómico
Aulas 1 e 2 – modelos atômicos
Teorias Atômicas.
Evolução dos Modelos Atômicos
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
História da Química e Modelos atômicos.
Modelos: Dalton Rutherford Thompson Bohr Atual.
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
MODELOS ATÔMICOS.
MODELOS ATÔMICOS Letícia Finster Melo.
O que são átomos? De que são feitos?
Modelos Atômicos Prof. Zeca.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Química.
OS PRIMEIROS MODELOS ATÔMICOS
Química MODELOS ATÔMICOS.
ÁTOMOS E ELEMENTOS Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Diferença entre modelo atômicos: Dalton, tompson e rutheford.
QUÍMICA Modelos Atômicos.
MODELOS ATÔMICOS Módulo 1 – Q 2 Dos átomos aos hádrons – página - 13
Introdução as estruturas moleculares
Postulados de Dalton: Toda matéria é formada por entidades extremamente pequenas e indivisíveis, os átomos. 2- O número de átomos diferentes que.
Não investir no ensino de Ciências equivale a investir na pobreza intelectual e material, e é um luxo que não podemos nos dar. A Ciência é uma arma carregada.
Conceitos e Princípios atômicos
MODELOS ATÔMICOS Profa. Carla.
Rafael Gonçalves de Mattos Ronan Marins R. Pires
O que é um modelo atômico ?
Modelos atômicos Prof°: Diego Mainardi Modelos atômicos.
MODELOS ATÔMICOS.
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
Química – frente 1A Aula 01.
7.1 Evolução dos modelos atómicos:
Química Módulo 1- Modelos atômicos 01 Prof.: Silvio.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Modelos atômicos.
MODELOS ATÔMICOS.
Estrutura Atômica Plínio Tavares Barbosa Apodi - RN.
A teoria atomística começou por volta do séc. V a.c. pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. O universo tem uma constituição elementar única que é.
MODELOS ATÔMICOS Química. Leucipo e Demócrito (400 a.C) Leucipo e Demócrito (400 a.C) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os.
Transcrição da apresentação:

E. E. Braz Sinigáglia alunos:Heitor e Gustavo Evolução dos modelos atômicos

Modelo de Dalton John Dalton foi um quimico ingles e viveu de 1.766 a 1.825. Dalton afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor das partículas que constituíam a matéria. John Dalton apresentou seu modelo atômico em 1808.Ele comparava o átomo com uma minúscula esfera maciça,impenetrável,indestrutível,indivisível e sem carga.Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Este modelo atômico ficou conhecido como"Modelo Da Bola De Bilhar".

Segundo Dalton: • Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si. • Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável. • Átomos são partículas maciças, indivisíveis e esféricas formadoras da matéria. • Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados. • Na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1,1:2,1:3,2:3,2:5 etc. • O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem. Em 1810 foi publicada a obra New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), nesse trabalho havia testes que provavam suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei de Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria. • Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; • Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza; • Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidas; Para Dalton o átomo era um sistema contínuo. Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos. Modelo de Dalton: A matéria é constituída de diminutas partículas amontoadas como laranjas. Modelo Conhecido como "Bola de Bilhar". È Uma Esfera maciça indivisível e eletricamente neutra.

Modelo Atômico de Thomson J.J. Thomson foi um físico inglês que ao pesquisar os raios catódicos demonstrou que estes podem ser interpretados como um feixe de partículas de carga negativa.E então os deu o nome de elétrons. Após varias experiências utilizando campos magnéticos e elétricos(Ampola De Cocker), Thomson, determinou a relação entre carga e massa do elétron. Assim Thomson conclui que os elétrons deveriam ser constituintes de todos os tipos de matéria. Com base em suas conclusões J.J. Thomson derrubou o modelo do átomo indivisível e apresentou o seu modelo, denominado de "modelo do pudim de passas", pois tratava-se de uma massa contínua positiva, onde nela incrustavam-se as particulas negativas, os elétrons.

Modelo de Rutherford Rutherford baseia seu modelo atômico na experiência realizada junto com seus colaboradores.Onde uma lamina de ouro, muito fina , foi bombardeada por partículas alfa(que eram positivas) Assim, ele observou que para cada 10.000 partículas que incidiam na lamina, aproximadamente uma era desviada, refletida ou algo do gênero. Com isso, puderam concluir que o raio do átomo era 10.000 vezes maior que o do núcleo. Então em 1911 surgiu, o modelo do átomo nucleado. Segundo este modelo o átomo era composto de um núcleo central de carga positiva e este era muito pequeno, mas com grande concentração de massa, e uma eletrosfera muito maior do que o núcleo porem com uma massa muito pequena.Na eletrosfera ficavam os elétrons (carga negativa). ' baseado na descoberta de sua radiotividade, sugerio que o atomo deveria ser formado por uma esfera positiva, não maciça e "incrustada" de elétrons(carga negativa), de modo que a carga total fosse nula.

Modelo de Bohr No modelo de Rutherford notam-se dois equívocos: = >uma carga negativa, faz um movimento ao redor de uma carga positiva parada,este movimento torna-se espiralado em direção a carga positiva e elas chocam-se. = >uma carga negativa está em movimento, irradiando ou seja perdendo energia, que é nada mais nada menos do que emitir radiação,porém sabe-se que um átomo em estado normal não emite nenhuma radiação. Niels Bohr, físico dinamarquês conseguiu corrigir esses equívocos tendo como base a seguinte idéia: Um elétron adquire somente determinadas energias.E cada energia tem sua órbita particular, portanto quando um elétron ganha energia ele pula de órbita e vai se afastando cada vez mais do núcleo.E quando este elétron perde energia ele pula de órbita se aproximando do núcleo.Não podendo então ficar entre duas órbitas definidas.

Assim pode-se concluir que quanto maior é a energia do elétron, mais afastado do núcleo ele deve estar. Portanto as órbitas permitidas constituem os níveis de energia do átomo(K,L,M,N,O,P e Q).

Modelo de Rutherford-Bohr Bohr, baseando-se nos estudos feitos em relação ao espectro do átomo de hidrogênio e na teoria proposta em 1900 por Planck (Teoria Quântica), segundo a qual a energia não é emitida em forma contínua, mas em ”blocos”, denominados quanta de energia, propôs os seguintes postulados: 1. Os elétrons nos átomos descrevem sempre órbitas circulares ao redor do núcleo, chamadas de camadas ou níveis de energia. 2. Cada um desses níveis possui um valor determinado de energia (estados estacionários). 3. Os elétrons só podem ocupar os níveis que tenham uma determinada quantidade de energia. 4. Os elétrons podem saltar de um nível para outro mais externo, desde que absorvam uma quantidade bem definida de energia (quantum de energia).

5. Ao voltar ao nível mais interno, o elétron emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnética (fóton). 6. Cada órbita é denominada de estado estacionário e pode ser designada por letras K, L, M, N, O, P, Q. As camadas podem,apresentar. K = 02 elétrons L = 08 elétrons M = 18 elétrons N = 32 elétrons O = 32 elétrons P = 18 elétrons Q = = 02 elétrons

7. Cada nível de energia é caracterizado por um número quântico (n), que pode assumir valores inteiros: 1, 2, 3, etc.