APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Avaliação Mediadora.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Capacitação dos professores
O uso de novas mídias nas escolas
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Construindo o futuro do seu filho!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Por que o jornal na escola?
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O computador como Meio e como Fim...
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Termo de Terminalidade
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla Graciani Vilani

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA ÁREA DE CONHECIMENTO: Todas as disciplinas NÍVEL: Ensino Fundamental e Médio AMBIENTES UTILIZADOS: A sala de aula, a Biblioteca e a sala de informática

OBJETIVO GERAL: Integrar o educando e o tecnológico dentro de uma visão pedagógica, criativa e aberta, como ponto de apoio ao processo ensino aprendizagem. OJBETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar através da tecnologia virtual, oportunidade de pesquisar informações, curiosidade, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento.

OBJETIVO GERAL: Integrar o educando e o tecnológico dentro de uma visão pedagógica, criativa e aberta, como ponto de apoio ao processo ensino aprendizagem. OBJETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar através da tecnologia virtual, oportunidade de pesquisar informações, curiosidade, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento.

DESENVOLVIMENTO: O uso pedagógico das redes oferece a alunos e professores, neste processo, a chance de poder esclarecer dúvidas à distância promovendo ainda estudos interdisciplinares permitindo-lhe a discussão de temas do mesmo interesse. Mediante a essa tecnologia o aluno sairá de seu isolamento enriquecendo seu conhecimento de forma individual ou grupal. Poderá fazer perguntas, manifestar idéias e pensamentos e definitivamente, a sala de aula não ficará mais confinada a quatro paredes. Isto quer dizer, que o uso desta tecnologia, poderá criar uma nova dinâmica pedagógica interativa, que será inserida no projeto pedagógico, a qual contribuirá e muito para a ampliação da formação dos alunos.

As pesquisas são feitas de maneira diferente ou em pequenos grupos, o assunto pesquisado está dentro do programa de cada disciplina. As pesquisas serão realizadas dentro e fora do período de aula. Durante a aula, o professor acompanha cada aluno, dá sugestões, incentiva, complementa os resultados, aprende com as informações que os alunos passam. Essas pesquisas posteriormente serão apresentados para os demais colegas e para o professor ou conforme encaminhamento de cada educador.

A atuação da internet nas bibliotecas, passou a ser de forma mais direta, possibilitando um conhecimento maior das necessidades e dificuldades de cada aluno, o que contribuiu para que a mesma estivesse buscando cada vez mais, desenvolver novos recursos e forma de atendimento, procurando disponibilizar o maior número de informação, bem como atualizar os diversos suportes de pesquisa disponíveis na biblioteca, e que possibilitasse o atendimento dos diferentes tipos de alunos, com assessor local, tornado viável e atualizados suas consultas de forma direta.

Através da internet, o aprendiz pode trocar mensagens com pessoas do próprio país ou de nacionalidades, acessar jornais, revistas, bibliotecas e museus virtuais, realizar pesquisas sobre os mais diversos assuntos, conhecer sites de qualidade etc. A internet combina perfeitamente com os novos rumos da educação, por ser adequada à nova relação aluno e professor. Centrada no aluno e na ação deste como sujeito, requer que o professor se torne um companheiro, na jornada do conhecimento. Cabe salientar que, para o computador realmente funcionar como uma ferramenta que possa trazer benefícios para a aprendizagem dos educandos, fazem-se necessário um planejamento prévio de sua utilização na sala de aula e a capacitação para os profissionais que dele vão se servir.

Coordenando os trabalhos de pesquisa na biblioteca

AVALIAÇÃO: No decorrer do projeto será avaliado o domínio da tecnologia, os problemas e as dificuldades, o aumento da motivação, o interesse dos alunos pela pesquisa. Serão realizados trabalhos os quais favoreçam os seguintes aspectos: Aumento de entendimento, e demonstração na capacidade do educando em utilizar corretamente a informação, ou em benefício social não restringindo o conhecimento à um grupo fechado participando assim, do desenvolvimento de informação nas pesquisas;

A primeira parte que deve ser compreendida quanto ao processo de avaliação é que o ato de avaliar não deve ser apenas o de julgar os erros e acertos do aprendiz. Esses devem servir como um modo de fazer os alunos amadurecerem, construírem novos conhecimentos junto com o aluno, refletindo e buscando melhor junto com ele, respeitando o tempo de aprendizagem de cada educando; Portanto, serão realizadas auto-avaliações, as quais, quando feitas pelo aprendiz, melhoram seu senso crítico e de auto-crítica; Convém salientar que a avaliação deve, portanto, ser colocada a serviço da aprendizagem, como um instrumento que vise a evolução do conhecido educando.