Poka-Yoke.

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Transcrição da apresentação:

Poka-Yoke

Definição   O termo Poka-Yoke significa “à prova de erros”. Trata-se de um método que busca eliminar os defeitos causados por falhas ou erros humanos.  

Objetivos   Os dispositivos Poka-Yoke visam à otimização ou automação das tarefas que necessitariam da atenção ou memorização por parte do operador, objetivando a minimização dos erros ou até o descarte das peças defeituosas; O sistema Poka-Yoke foi desenvolvido para dar suporte à resolução de problemas e à tomada de decisão no contexto de uma organização de manufatura que adota o paradigma de "produção enxuta".

Regulação Função de “controle” - pára as máquinas e os processos na ocorrência de anomalias; trata-se de um método mais eficaz por expor o problema para todos os componentes do processo, evitando que um defeito se propague até o produto final ou ao cliente; Função de “alerta” - emite avisos , depende da ação do operador para que a causa seja sanada e não interrompe os processos, isto é, os defeitos continuarão existir enquanto não houver ação humana.

Utilização de cores Verde: problemas em processo;   Verde: problemas em processo; Amarelo: gerenciamento de ações corretivas, informando os problemas que se encontram em processo de resolução e em qual passo se encontram; Vermelho: processo parado pois o problema já foi resolvido, permitindo somente a realização de tarefas de pesquisa. Follow-up: conjunto de ações corretivas dos problemas em processo de resolução, possibilitando um controle maior sobre as ações e respectivos prazos.

Analogia com Kaizen Tanto o método Kaizen quanto o Poka-Yoke trabalham na aprimoração da qualidade produtiva; São métodos complementares: O Kaizen busca a melhoria continua da qualidade e a redução dos custos resultando em maior lucratividade; O Poka-Yoke procura reduzir custos, eliminar defeitos e, conseqüentemente, fidelizar o cliente; Ambos os métodos fazem parte do Sistema Toyota de Produção (STP), e hoje estão sendo implementados em todo o mundo nas mais diversas culturas, visto o sucesso alcançado pela Toyota, que a cada ano está conseguindo aumentar o seu market share e a sua lucratividade.

Seis Passos   Os Seis Passos para a Resolução de Problemas (6 Passos) são um conjunto de procedimentos adotados no contexto da organização; Esta ferramenta detalha todas as atividades a serem realizadas durante o processo de resolução de problemas.

Passo I - Identificar o Problema Qual é a situação problemática.

Passo II - Caracterizar o Problema/ Especificar Na situação considerada qual é exactamente o problema, procurar especificar o mais possível. Pode até revelar-se que a situação inicialmente identificada contenha em si um ou mais problemas, neste caso, caracterizar cada um deles separadamente, apontando as suas especificidades, e avançar com os passos seguintes separadamente para cada um.

Passo III - Identificar todas as formas possíveis de lidar com o problema. Através de brainstorming (chuva de ideias) deve ser identificado o máximo de soluções possível, mesmo aquelas que parecem não ter grande sentido ou ser impraticáveis. A análise fica para depois, aqui o que interessa é delinear o máximo de caminhos possível. A ideia é que quantas mais soluções surgirem, maior hipótese há de encontrar a ideal para o caso.

Passo IV - Avaliação de cada uma das soluções apresentadas: Prós e Contras Aqui introduz-se a crítica. Cada uma das propostas deve ser analisada em termos da sua viabilidade/efetividade/possibilidade, fazendo-se o balanço dos seus prós e contras.

Passo V - Seleção da solução mais apropriada De acordo com a lista anterior escolher a solução mais adequada ao momento atual.

Passo VI - Definição do Plano de Ação A melhor forma de colocar a solução escolhida em prática passa por estabelecer um plano para o fazer (pode-se socorrer do plano de definição de objetivos)