TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL

Enquanto TEYLOR e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos EUA, em 1916, surgia na Europa (França) à Teoria Clássica da administração. Administração Científica caracterizava-se pela ênfase na tarefa realizada pelo operário. A Teoria Clássica caracterizava-se pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Ambos tinham o único objetivo: a busca da eficiência das organizações.

Henri Fayol Fundador da Teoria Clássica da administração; Engenheiro de minas e administrador; Foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial; A formular uma teoria completa de gestão; a definir as principais atividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. PARA FAYOL “Tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso”

FUNÇÃO DA EMPRESA SEGUNDO FAYOL A EMPRESA TEM SEIS FUNÇÕES BÁSICAS Funções Técnicas = produção, fabricação e transformação; Funções Comerciais = compras, vendas e permutas; Funções Financeiras = procura e gerência de capitais; Funções de Segurança = proteção de bens e de pessoas; Funções Contábeis = inventários, balanços, preços de custo e estatísticas; Funções Administrativas = previsão, organização, direção, coordenação e e controle.

Conceito de Administração Para clarear o que seja as funções administrativas, Fayol: Define o ato de administrar como sendo: prever,organizar,comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas englobam os elementos da administração, isto é , as funções do administrado.

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Para Fayol, a função administrativa é composta por cinco atribuições: PREVER ( visualizar o futuro e traçar o programa de ação. ORGANIZAR ( duplo organismo; material e social) COMANDAR (dirigir e orientar o pessoal) PLANEJAR (prever) COORDENAR (ligar, unir e harmonizar todos os Atos os esforços coletivos)

A TAREFA DE ORGANIZAR CONSISTE EM: Divisão do trabalho Autoridade Unidade de comando Unidade de direção Centralização Escala hierárquica ou hierarquia

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Prever organizar comandar Coordenar Controlar organização

OS PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL 1. DIVISÃO DO TRABALHO – especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência. 2. AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE – autoridade é direito de dar ordens e o poder de esperar obediência; a responsabilidade uma conseqüência natural da autoridade. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. UNIDADE DE COMANDO – o empregado deve receber ordens de apenas um superior. É princípio da autoridade única. 4. UNIDADE DE DIREÇÃO – uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo 5. DISCIPLINA – depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 6. SUBORDINAÇÃODOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS INTERESSES GERAIS – os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses particulares. 7. REMUNERAÇÃO de pessoal – deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização

OS PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL 8. CENTRALIZAÇÃO – As atividades cruciais da organização e a autoridade para sua adoção devem ser centralizadas no topo. 9. CADEIA ESCALAR – é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto aos mais baixo. E o principio de comando. 10. ORDEM – deve existir em toda organização- cada pessoa em seu devido lugar. É a ordem material e humana. 11. EQUIDADE – amabilidade e justiça, para alcançar lealdade do pessoal. 12. ESTABILIDADE E DURAÇÃO DO PESSOAL – alta rotatividade pode prejudicar o desempenho da organização e o moral dos funcionário. 13. INICIATIVA – capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso. 14. ESPÍRITO DE EQUIPE– harmonia e união entre as pessoas são grandes forças para organização.

CRÍTICA A TEORIA CLÁSSICA Abordagem simplificada da organização formal (psicológico e social) Ausência de trabalhos experimentais (observação e senso comum) Extremo racionalismo na concepção da administração (eficiência máxima) Abordagem incompleta da organização (organização informal) Abordagem típica da teoria de máquina (divisão mecânica de trabalho) Abordagem de sistema fechado

Confronto das teorias De Taylor e Fayol TEYLOR FAYOL Administração cientifica Teorias Clássica Ênfase na Estrutura Ênfase nas tarefas Aumentar a eficiência da Empresa através da forma e disposição dos orgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais Aumentar a eficiência da Empresa através do aumento de eficiência no nível Operacional Confronto das teorias De Taylor e Fayol

Exercícios de aplicação Você acha que a sua empresa não oferece boas condições físicas de trabalho aos empregados. Que sugestões faria à sua chefia para melhorar ou aperfeiçoar as condições de trabalho dos funcionários? Você recebe uma carta anônima afirmando que o supervisor de produção está desviando material da empresa. Como chefe dele, que medida tomaria? João é honesto, tem vinte anos de empresa, começou como operário e chegou a supervisor de produção. Não evoluiu desde então, resistindo a qualquer tipo de mudança, além de ser muito autoritário e polêmico. É uma pessoa conceituada na cidade e primo do prefeito local. Como demiti-lo?