Taylor e Fayol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO ADMINISTRATIVO E SUAS TEORIAS
Advertisements

Teorias da Administração
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Frederick Winslow Taylor
Teoria Clássica da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Teoria Neoclássica da Administração
Seminário Temas: Abordagem científica – Taylor
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Administração Organizacional
Revisão das Teorias Da Administração.
DE FAYOL A ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
“Psicossociologia das Organizações”
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Teorias da Administração I
Antecedentes Históricos da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR E FAYOL PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Administração Científica
O que é Administração? Definições:
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Teorias da Administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
A Teoria da Administração Científica
A Teoria Administrativa
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Clássica Origens
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Alianças Estratégicas.  Henri Fayol 1841 – 1925.
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Administração Científica
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Taylor e Fayol

Administração Científica A Adminstração Científica, também conhecida como Taylorismo, é a teoria gerencial que analisa e sintetiza os movimentos e tempos gastos em cada tarefa, melhorando a produtividade do trabalho. Os princípios da adminstração científica foram desenvolvidos por Frederick Winslow Taylor e publicados no livro “Os Princípios da Administração Científica” (1911). Taylor acreditava que decisões baseadas na tradição deviam ser substituídas por procedimentos precisos após estudo criterioso de um indivíduo realizando o seu trabalho. Sua aplicação exige um alto grau de controle gerencial sobre as práticas de trabalho dos operários. O Taylorismo pode ser visto como a divisão lógica de trabalho levado ao seu grau mais extremo com a consequente perda de competência do trabalhador e desumanisação do local de trabalho.

Princípios Básicos Desenvolve método padronizado para a realização de cada tarefa; Seleciona trabalhadores com habilidades apropriadas para cada tarefa; Treina os trabalhadores em métodos padronizados previamente desenvolvidos; Planeja as tarefas dos trabalhadores de forma a eliminar interrupções; Estipula incentivos para os trabalhadores para aumentar os resultados.

Contribuições Abordagem científica para administração e melhoramento de processos de produção; Importância da compensação pela peformance; Iniciou estudo criterioso de tarefas; Importância dos critérios de seleção.

Principais Elementos O trabalho é definido e autoridade/responsabilidade é legitimada; Hierarquia e autoridade dos níveis superiores; Seleção baseda em competência; treinamento ou experiência; Ações e decisões são registradas para permitir continuidade e memória; O gerenciamento é diferenciado da propriedade da organização; Gerentes seguem regras/procedimentos que garantem comportamento confiável e previsível.

Henri Fayol e as bases da Administração Clássica Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão Juntamente com Taylor e Ford, são considerados os pioneiros da Administração; Sua visão, da organização, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um gerente ou diretor; Fayol diferenciava-se de Taylor porque, enquanto Taylor via os processos administrativos da base para o topo, a análise de Fayol era inversa, de cima para baixo.

FAYOL: ORGANIZAR A TAREFA DE ORGANIZAR CONSISTE EM: DIVISÃO DO TRABALHO AUTORIDADE UNIDADE DE COMANDO UNIDADE DE DIREÇÃO CENTRALIZAÇÃO ESCALA HIERÁRQUICA OU HIERARQUIA

FAYOL E AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR Para Fayol, a função administrativa era composta por 5 atribuições: CONTROLAR COMANDAR (LIDERAR) ORGANIZAR PLANEJAR (PREVER) COORDENAR (LIGAR, UNIR)

Para Fayol é essencial que o administrador: Conhecer a fundo o seu quadro de funcionários; Eliminar os incapazes; Conhecer bem as regras para unir a organização e seus membros; Dar o bom exemplo (por sua atitude); Conduzir inspeções regulares do; Reunir seus principais parceiros em reuniões (conferências); Não ficar restrito aos detalhes; Fazer prevalecer entre seu pessoal energia, inicativa e devoção.

FAYOL: 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS 1 – DIVISÃO DO TRABALHO – FAVORECE A EFICIËNCIA NA PRODUÇAO, AUMENTANDO A EFICIËNCIA 2 – AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE – DIREITO DE DAR ORDENS QUE SERÃO PRONTAMENTE OBEDECIDAS 3 – UNIDADE DE COMANDO – O EMPREGADO DEVE OBEDECER ORDENS DE APENAS UM SUPERIOR, EVITANDO CONTRA-ORDENS 4 – UNIDADE DE DIREÇÃO – O CONTROLE ÚNICO ATRAVÉS DE GRUPOS DE ATIVIDADES COM OS MESMOS OBJETIVOS 5 – DISCIPLINA – ESTABELECER NORMAS DE CONDUTA PARA TODOS. A AUSËNCIA DE DISCIPLINA LEVA A ORGANIZAÇÃO AO CAOS 6 – PREVALËNCIA DOS INTERESSES GERAIS – OS INTERESSES GERAIS DA ORGANIZAÇÃO DEVEM PREVALECER SOBRE OS INTERESSES INDIVIDUAIS 7 - REMUNERAÇÃO – DEVE SER SUFICIENTE PARA GARANTIR A SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E DA ORGANIZAÇÃO

FAYOL: 14 PRINCÍPIOS BÁSICOS 8 – CENTRALIZAÇÃO – AS ATIVIDADES CRUCIAIS DA ORGANIZAÇÃO E A AUTORIDADE PARA SUA ADOÇÃO DEVEM SER CENTRALIZADAS 9 - HIERARQUIA – DEFESA INCONDICIONAL DA ESTRUTURA HIERARQUICA, RESPEITANDO UMA LINHA DE AUTORIDADE FIXA 10 – ORDEM – DEVE EXISTIR EM TODA ORGANIZAÇÃO- CADA PESSOA EM SEU DEVIDO LUGAR 11 – EQUIDADE – TRATAMENTO JUSTO, BUSCANDO A LEALDADE E A DEVOÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS 12 – ESTABILIDADE DOS FUNCIOÁRIOS – ALTA ROTATIVIDADE PODE PREJUDICAR O DESEMPENHO DA ORGANIZAÇÃO E O MORAL DOS FUNCION’ARIOS 13 – INICIATIVA – CAPACIDADE DE ESTABELECER UM PLANO E CUMPRI-LO 14 – ESPÍRITO DE CORPO – O TRABALHO DEVE SER CONJUNTO, FACILITADO PELA COMUNICAÇÃO ENTRE AS EQUIPES.

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA TEORIA DE FAYOL ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. NÃO CONSIDERA CARACTERÍSTICAS E COMPORTAMENTO PSICOLÓGICO DOS INDIVÍDUOS OBSESSÃO PELO COMANDO – UNIDADE DE COMANDO, AUTORIDADE, DEPARTAMENTALIZAÇÃO COM O OBJETIVO DE MELHORAR O CONTROLE EMPRESA COMO SISTEMA FECHADO – O AMBIENTE EMPRESARIAL NÃO FAZIA PARTE DAS DISCUSSÕES SOBRE OS EFEITOS DA TEORIA

CONSIDERAÇÕES ACERCA DA TEORIA DE FAYOL Principais CONTRIBUIÇÕES: Pioneiro ao considerar a administração uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente distinto das operações técnicas das empresas; Contribuiu para que se tornasse mais nítido o papel dos executivos; Principais CRÍTICAS: Assim como Taylor, mecanicista, vê trabalhador como uma peça no processo de produção e submetido a uma supervisão policialesca; Não corresponde à verdade o conceito genérico de que o trabalhador não tem outros interesses e motivações senão os representados pela recompensa financeira; Ausência de trabalhos experimentais que comprovassem a teoria.