A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

Cotagem em Desenho Técnico
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Análise de Imagem (Martine Joly)
DETALHE PLANO GERAL ABSOLUTO Contextualização de espaço, tempo e/ou ação.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
O título da apresentação deve ocupar até quatro linhas
FORMATAÇÃO.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
FESTIVAL DE CURTA METRAGEM
Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Tipos de texto Banda Desenhada.
Análise de Imagem (Martine Joly)
BANDA DESENHADA Windswept- Lucy Pepper.
Vamos estudar banda desenhada!
BANDA DESENHADA!... EDUCAÇÃO VISUAL e TECNOLÓGICA – Prof.ªs Isabel Santos e Julieta Costa - ANO LECTIVO
A descrição das personagens
A BANDA DESENHADA PANANIM OBELIX ASTERIX.
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
Educação Visual e Tecnológica
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
INTRODUÇÃO AO DESENHO Instrumentos e manuseio
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Estrutura e composição
ENQUADRAMENTO PLANO FOTOGRÁFICO.
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
“Ângulos de Câmera do Filme Publicitário”
COMPOSIÇÃO Design de Comunicação e Audiovisuais Módulo 1 | Fotografia Digital Diana Ribeiro nº7 10ºM Ano letivo: 2013/2014.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Criação & PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.
1 Noções Básicas de Vídeo – Projeto Literacia (PMBCS) 2012.
PROFESSORA :Rosângela Alves
27/09/ publicidade “pai”- argentino Quino
ESTUDO DAS PROPORÇÕES DO ROSTO
Tipos de Comunicação.
Tipos de Enquadramento e Movimentos de Câmera
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
CLAP! CLAP TLIM! BOOM! U A H A H A A A A ! !
Pós-Graduação OPET: História em Quadrinhos Professor: Liber Paz
REPRESENTAÇAO DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
A construção de uma narrativa visual.
Núcleo Pedagógico - Escola da Família Pauta da Orientação Técnica
Narrativas visuais A fotografia como memória
Histórias em quadrinhos
Técnicas de Fotografia Prof. Lucas Alves
A charge.
FASES DO DESENHO INFANTIL
Recursos para histórias em quadrinhos e ilustrações de textos
A Banda Desenhada.
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
BANDA DESENHADA!....
A Banda Desenhada Susana Silva.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Desenho Técnico.
PRODUÇÃO DE VÍDEO Luiz Filipe B. Moreira. PAUTA DO DIA RoteiroIluminação Captação de áudio Composição de cena.
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Conceito e representação gráfica
A Banda Desenhada Susana Silva.
Vamos estudar banda desenhada!
As principais características que tornam a BD atrativa são a qualidade dos desenhos, a utilização da cor e a clareza do texto. Tintin, personagem de Hergé.
Transcrição da apresentação:

A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. É, em geral, publicada em formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em jornais e revistas.

Como se faz uma banda desenhada Em primeiro lugar, é necessário haver uma história para contar; Um guião escrito; Conhecer a estrutura básica da banda desenhada: O tipo de planos e ângulos de visão Códigos de comunicação E muita imaginação…

É a folha completa de várias tiras. Linguagem da Banda Desenhada Vinheta É o espaço onde se desenrola uma cena. Tem geralmente a forma de um rectângulo ou de um quadrado e as suas dimensões podem ser muito variadas. A ordem de leitura das vinhetas é sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo. Guião É a história escrita, com todos os elementos que a integram: personagens e suas características, diálogos e sequências de imagens. Tira É um conjunto de vinhetas dispostas na horizontal e ocupando toda a largura da folha. Prancha É a folha completa de várias tiras.

O texto O Balão Pode ter formas variadas e contém os textos correspondentes aos diálogos ou pensamentos das personagens, apontando a personagem emissora. Balão de pensamento Balão de fala em voz baixa Balão de fala normal Balão de fala em voz alta Balão de ruído

Metáfora Signo cinético Onomatopeia Legenda Códigos de comunicação Metáfora Sinal gráfico, que substitui palavras, expressando estados de alma da personagem. Signo cinético Traço ou linha que representa o movimento das personagens ou objectos. Onomatopeia Representação de ruídos ou sons por palavras convencionais. Legenda Representa as falas do narrador.

A expressão dos rostos e a posição do corpo são essenciais. As personagens necessitam de ter uma expressividade muito especial, para acompanhar as situações e os textos. A expressão dos rostos e a posição do corpo são essenciais. As expressões fundamentais de uma personagem são de: alegria, tristeza, aborrecimento, medo, malícia, espanto… Os elementos gráficos essenciais são: a forma da cara, as orelhas, o nariz, os olhos, as sobrancelhas e a boca.

Planos e ângulos de visão Os planos enquadram as personagens e os objectos na vinheta e referem-se à distância, dando a sensação de afastamento ou aproximação. Plano geral descreve o ambiente onde se desenrola a história Plano de conjunto enquadra a personagem no cenário

Plano médio Plano próximo Plano americano Plano de pormenor Planos Plano médio As personagens aparecem cortadas pela cintura Plano próximo As personagens aparecem cortadas pelos ombros Plano americano As personagens aparecem cortadas pelos joelhos Plano de pormenor Coloca personagens em grande evidência, com grande aproximação

Os ângulos dão-nos a posição em relação ao observador, Ângulos de visão Os ângulos dão-nos a posição em relação ao observador, situando a imagem acima, abaixo ou ao nível dos olhos deste. Picado A cena é vista de cima para baixo. Contrapicado A cena é vista de baixo para cima.

Linear Realista Expressionista Gestual Estilos gráficos Linear Os contornos das figuras são bem recortados e a espessura da linha é regular e constante Realista Os traços do desenho procuram uma semelhança com o real, uma figuração de carácter fotográfico, uma aproximação à realidade Expressionista As figuras e os espaços podem ser sujeitos a todas as espécies de deformações visuais, exageros, na expressão das linhas, das manchas e das cores Gestual Os contornos das figuras apresentam uma linha com espessura variável, de acordo com as manchas provocadas pelo pincel, uma expressão espontânea e rápida