Problema do caixeiro viajante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos de Caminho Mínimo em Grafos
Advertisements

Grafos eulerianos 1.
Algoritmo de Caminho Mínimo
Árvores 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781)
MBA DE LOGÍSTICA | FCAP- UPE
Algoritmos em Grafos.
Gustavo Sant´Anna Ferreira Rodrigo Ribeiro de Souza
Grafos - Caminhos Caminhos Máximo / Mínimo:
Geometria Computacional Fecho Convexo II
Inteligência Artificial
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Geometria Computacional Galeria de Arte
Análise de Decisão Aplicada a Gerência Empresarial – UVA Grafos - V
Pontes Seja (G) o número de componentes conexas de G. Uma ponte é uma aresta a tal que (G - a) > (G)
UFES CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos Árvores. UFES CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos Árvores Grafo Acíclico: não possui ciclos.
CC/EC/PPGI/UFES CC/EC/MestradoTeoria dos Grafos Algoritmo de Caminho Mínimo.
Análise e complexidade de algoritmos
Problema do Carteiro Chinês
Elisabete Longo Isabel Branco Árvores abrangentes.
Grafos Grafo G = (V, E) V — conjunto de vértices
Pesquisa em profundidade
Problemas de fluxo numa rede
Grafos Grafo G = (V, E) V — conjunto de vértices
CONCEITOS BÁSICOS DE GRAFOS
GRAFOS EULERIANOS E HAMILTONIANOS
Árvores.
2002 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Localização no Plano Claudio Esperança Paulo Roma.
Dárlinton B. Feres Carvalho
Rodrigo Geraldo Ribeiro Denis Pinto Pinheiro Camila Leles Rezende
Swarm Intelligence (Inteligência Coletiva)
Mapas de Karnaugh 5 e 6 variáveis.
Pesquisa Operacional - Profa Úrsula L. F. Ribeiro
Algoritmo das formigas
Daniel Felipe Neves Martins
Problemas NP-completo
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Caminho Hamiltoniano ... em um grafo é o caminho que visita
Grafos Árvores Geradoras.
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
aplicações financeiras
Otimização Inteira 5a. Aula Franklina.
Conceitos Básicos Alysson e Franklina 2ºs/
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Histórico, exemplos e problemas
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
Busca com informação e exploração
Análise Estrutural Cap. 6 Exercícios
Problema do menor Caminho
Redes ADSA António Câmara.
Algoritmo BSP/CGM para Euler tour em Grafos
15)Entregar ao cliente o produto desejado no prazo combinado(no momento certo) e o produto deve ser o desejado(o produto certo) e Sem reclamação futura.
Disciplina Análise de Algoritmos BCC-UFU Profa. Sandra de Amo
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” FCLassis – Depto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Biociências Área de Concentração.
Relator: Danilo M Lage Contestador: João Eduardo Maeda 2ª Reunião do Grupo de Estudos.
Algoritmos para Obtenção de Árvore Geradora Mínima

Redes de transporte Uma rede ou grafo consiste num número finito de pontos chamados nós ou vértices interligados por arcos. Muitos sistemas, físicos ou.
Grafos Eulerianos e Unicursais
Mailson Felipe da Silva Marques Johnson Cordeiro Sarmento
Grafos Anjolina Grisi de Oliveira 2007
© Copyright 2003 Algoritmos e Estruturas de Dados - Todos os direitos reservados Busca em Grafos IF672 - Algoritmos e Estruturas de Dados CIn - UFPE ©
1 Algoritmos Genéticos em Otimização de Planejamento l Planejamento ocorre em todas as atividades e envolve: PLANEJAMENTO Recursos Tarefas Tempo Objetivos.
Algoritmo de Dijkstra.
© Copyright 2003 Algoritmos e Estruturas de Dados - Todos os direitos reservados Busca Gulosa em Grafos IF672 - Algoritmos e Estruturas de Dados CIn -
ÁRVORES ABRANGENTES. Árvores abrangentes Uma árvore abrangente é um grafo conexo e sem circuitos, que contém todos os seus vértices. A utilização de uma.
14. Observe os pontos indicados nas retas ao lado.
Transcrição da apresentação:

Problema do caixeiro viajante Elisabete Longo Isabel Branco Problema do caixeiro viajante

Problema do caixeiro viajante Um caixeiro viajante tem de visitar um determinado número de cidades e cada deslocação entre duas cidades envolve um certo custo. Qual será a volta mais económica, visitando cada uma das cidades uma única vez e regressando aquela de onde partiu? A solução ótima para este tipo de problema consiste em encontrar um circuito de Hamilton de comprimento mínimo. Circuito de Hamilton (ou hamiltoniano) É um caminho que começa e acaba no mesmo vértice percorrendo todos os vértices uma só vez (exceto o último que também é o primeiro).

Problema do caixeiro viajante O Gustavo precisa de visitar alguns clientes para entregar encomendas. O grafo seguinte traduz os pontos da região onde se encontram os clientes, bem como as distâncias (em km) entre eles: A 15 4 12 B 7 14 20 E 10 8 16 C 9 D Determine qual é o melhor percurso (percurso mínimo), que o Gustavo deve escolher.

Problema do caixeiro viajante Para encontrar percursos mínimos que ajudem a resolver problemas do tipo do Caixeiro Viajante, temos dois algoritmos: algoritmo dos mínimos sucessivos ou algoritmo do vizinho mais próximo; algoritmo por ordenação dos pesos das arestas ou algoritmo das arestas classificadas.

Problema do caixeiro viajante Algoritmo dos mínimos sucessivos  Começa-se o percurso numa das cidades e segue-se sempre para a cidade mais próxima ainda não visitada. A A E C D B A <56 km> 15 4 8 9 20 15 4 12 B B C E A D B <49 km> 7 14 10 8 4 7 20 C E A D B C <49 km> E 20 8 4 7 20 10 D A E C B D <49 km> 10 8 7 4 8 10 20 E A D C B E <44 km> 16 4 7 9 10 14 C 9 D O menor percurso, com um total de 44 km, começa e acaba na cidade E.

Problema do caixeiro viajante Algoritmo por ordenação dos pesos das arestas  A 15 A E ; 4 A D ; 7 C E ; 8 C D ; 9 4 12 B 7 14 B C ; 10 A C ; 12 B E ; 14 E 20 A B ; 15 D E ; 16 10 8 B D; 20 16 C 9 Escolhem-se sucessivamente as arestas com o peso mais baixo mas: D nunca escolhendo 3 arestas concorrentes no mesmo vértice; nunca fechando um circuito quando ainda há vértices por visitar.

Problema do caixeiro viajante Algoritmo por ordenação dos pesos das arestas  D B Escolhemos a aresta A E 4 para começar e juntamos a seguir A D 7 e C E. 8 A aresta C D 9 não pode ser acrescentada C pois fecharia o circuito. Acrescenta-se B C 10 e as arestas, A C, 12 B E, 14 A B 15 e D E, 16 serão eliminadas pois fariam com que concorressem no mesmo vértice três arestas.

Problema do caixeiro viajante Algoritmo por ordenação dos pesos das arestas  Acrescenta-se a aresta B D 20 (última), 4 que fecha o circuito. 7 20 10 8 O percurso tem um comprimento de 4 + 7 + 8 + 10 + 20 = 49 km.

Problema do caixeiro viajante 7 4 C D A E B 10 14 9 Algoritmo dos mínimos sucessivos Percurso mínimo de 44 km Algoritmo por ordenação dos pesos das arestas  8 7 4 C D A E B 10 20 Percurso mínimo de 49 km