Cyberbulling e Sexting

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Campanha da Fraternidade de 2009 LEMA: A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA .
Advertisements

Cyberbullying Workshop Professores Logotipo da escola 2012.
Políticas de Segurança Pública
Direito da Comunicação
DOCENTES DO NRE ITINERANTE – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA ANO 2010
Diga não ao Bullying....
ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Bullying.
Cibercrime.
Isolamento Social.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Centro Universitário Franciscano I Colóquio do Núcleo de Proteção da Criança e do Adolescente Internauta Em Pauta: Impactos do Cyberbullying Profª Drª.
Aula 6 :Atividade prática de Digitalização de Documentos e Fotos.
Direitos da personalidade
Ética na Computação e na Internet
Internet e Educação.
Cuidado: A Internet não esquece!
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
ALEXANDRA ALINE VERA.
REDES SOCIAIS Elisângela Marquez Covre Marcelo Augusto da Silva.
As Ameaças do Cybercrime
Bullying, isso não é brincadeira!
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
Linguagens, códigos e suas tecnologias
O Bullying Autores : Daniil Pavlov, nº4 João Gariso, nº9
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
O “Inegável” Mundo Da Internet.
O que é Bullying?.
Consciencialização sobre o Bullying
Janeiro/20061 / 12COE – Comércio Eletrônico Os mandamentos da Internet Flávio Augusto Martins Wanderley Professor
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
O adolescente cristão e a sexualidade
NAS ESCOLAS DÉBORAH MACIEL CORRÊA 1.
Delitos Digitais Crimes na Internet Crimes por Computador.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Uma ameaça a dignidade humana
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI Segurança na Internet.  Cyberbulling - é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar.
Segurança da Informação
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING O preconceito a ser evitado.
Documentos Digitais Aula 11. Direito e Informática: Direitos autorais na Internet Lei 9.610/98 protege as criações do espírito “expressa por qualquer.
LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA FACULDADE PITÁGORAS
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
Grupo 1 Catarina Moita Marisa Solheiro Rui Vilas Tiago Pires Maria João Contas Mestrado em Ciências da Educação – Edição 5 Internet e Educação Tema: Segurança.
Segurança em Redes Sociais
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
Direito Civil e as Relações com o Direito Eletrônico
INTERNET SEGURA Jéssica Carvalho Da Silva. CIBERBULLYING Você ou algum conhecido seu recebe constantemente mensagens no celular, e- mails, recados no.
DIA DA INFORMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSÉ SARAMAGO 7 DE MAIO DE 2008 Oradores António Ferreira Helena Ferreira Isabel Caetano Segurança na Internet.
Semana da Cidadania 2011.
Crimes virtuais e a legislação brasileira
A Lei /06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver.
Nome da escola: Instituto de ciências educativas Nome das alunas: Camila Almeida e Cátia Pinto Números: 8 e 11 Ano: 8º Turma: B.
CIBERCRIMES José Olino de Campos Lima Júnior (joclj) Engenharia da Computação Tiago Laurentino Wanderley (tlw) Engenharia da Computação.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Dia da Internet mais Segura Trabalho realizado pelos alunos do 9ºC.
A FRAUDE DA VOLKSWAGEM Carolina Fernandes Eliana Andujar Juliana Kemp Júlio Vianna VAZAMENTO DA INFORMAÇÃO GEROU PREJUÍZO DE R$ 62,45 BILHÕES.
Projeto «Formação em Literacia Digital» I DENTIDADE E P RIVACIDADE EM L INHA Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉ ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Cyberbulling e Sexting O que preciso saber? O que posso fazer?

Cyber + Bullying Cyberbullying É um tipo de violência praticada através da internet e/ou redes sociais. Significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar alguém, difamando, humilhando, insultando ou atacando covardemente. Cyber + Bullying Diminutivo de cybernetic, “grande concentração de tecnologia avançada” Bully → Valentão (refere-se a brutalizar, tiranizar)

Tipos (Segundo a Agência Experimental de Notícias do ISEB - Instituto Superior de Estudos Brasileiros) Provocação incendiária – discussões que se iniciam online e se propagam de forma rápida usando linguagem vulgar e ofensiva; Assédio: envio de mensagens ofensivas, com o objetivo de insultar a vítima; Difamação: ato de difamar ou injuriar alguém mediante fofocas e rumores disseminados na Internet visando causar danos à reputação; Roubo de identidade: o agressor se faz passar por outra pessoa na internet, usando seus dados pessoais, como conta de e-mail ou messenger, com o intuito de constranger e gerar danos;

Violação da intimidade: divulgação de segredos, informações e imagens íntimas ou comprometedoras da vítima; Exclusão: distanciamento de alguém de modo intencional, em uma comunidade virtual; Ameaça: envio repetitivo de mensagens ameaçadoras ou intimidadoras; Happy Slapping: interface mais nítida entre o bulling presencial e o virtual. Este tipo de violência é gerado pela divulgação de vídeos mostrando cenas de agressão física, onde uma vítima pode ser escolhida, de forma intencional ou não, para ser agredida na rua e a violência infringida é gravada e posteriormente postado na internet visando humilhar a pessoa agredida.

Estatísticas Esta prática representa um dos maiores riscos da internet para 16% dos jovens brasileiros conectados à rede. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada em fevereiro de 2010 pela Safernet, ONG de defesa dos direitos humanos na internet, envolvendo 2.160 internautas do país com idades entre 10 e 17 anos. Esse mesmo estudo indica que 38% dos jovens reconhecem ter um amigo que foi vítima de cyberbulling. No entanto apenas 7% já ouviram o desabafo de seus amigos sobre a vivência de situações de agressão e humilhação na internet. Uma pesquisa global (Trend Micro) indica que um terço dos jovens ativos na internet já passou por situações semelhantes.

Legislação O Estado de Santa Catarina instituiu a Lei 14.651/2009 que prevê diversas medidas interdisciplinares e a participação comunitária para a prevenção do bullying. Punir criminalmente talvez não seja o melhor caminho, ressarcir pecuniariamente as vítimas não trará sua paz espiritual, por isso a necessidade de buscar alternativas mais eficazes.

Sexting Consiste no envio de imagens ou vídeos com conteúdo sexual para toda a rede de amigos do adolescente e, como conseqüência, gera impactos psicológicos e sociais. Sex + Texting Sexo Envio de mensagens

Agindo muitas vezes por impulso, os jovens não pensam nas conseqüências dos seus atos. A maior liberação dos costumes sexuais aliados à falta do olhar parental criam um terreno fértil para o sexting.

Legislação Embora não se negue aplicabilidade do Direito Penal, não existe tipificação específica para a divulgação não-autorizada de arquivos eróticos ou pornográficos que exponham a intimidade de alguém. Lei 12.737/2012, Art. 154-A do Código Penal (Lei Carolina Dieckmann) - “invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita”, com ênfase na modalidade qualificada do § 3º, assim redigida: “Se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido.”

Considerações finais As relações interpessoais sempre se mostraram complexas, exatamente porque há uma grande diversidade cultural, étnica, religiosa em todos os grupos sociais, por mais fechados e avessos ao conhecimento de novas culturas. Neste ambiente complexo e diversificado há sem dúvida o surgimento de violência, das mais variadas possíveis. Atualmente a forma mais debatida é a prática denominada bullying tão antiga quanto a vida em sociedade mas que atualmente tem demonstrado seu lado mais perverso porque consegue manter a vítima sob extremo stress. O mundo globalizado e o acesso cada vez mais difundido da rede mundial de computadores propiciou a difusão da violência também no mundo virtual. É preciso um olhar mais atento, mais acurado sobre o assunto, porque não podemos continuar nos enganando que atitudes como as que vimos hoje são condutas “normais” ou “naturais de uma determinada idade”.