Saltos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Educação Física
Advertisements

ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Atletismo Por Luís, 4º ano.
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
Como se avalia a condição física?
Corridas planas.
ATLETISMO Componentes:Ândrea Paim,Camila soares,Daliza Ribeiro,verônica Saldanha. Turma:1°d Prof: Camila.
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ginástica de Aparelhos
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de Educação Física
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Trabalho de Educação Física
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
Peito Pernas Supino Cotovelos na linha dos ombros e em 90 graus.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
ATLETISMO.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
JOGOS TRADICIONAIS.
Floreios (acrobacias)
Atletismo Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Trabalho de Educação Física
Apostila de Ordem Unida Básica
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
CORRIDAS COM BARREIRAS
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Gestos técnicos do voleibol
Músculos e Exercícios da Musculação
Lançamento horizontal lançamento oblíquo no vácuo
Basquetebol.
Ginástica de Aparelhos
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
HABILIDADES DE LOCOMOÇÃO
Profª. Maria Helena Carvalho
Atletismo Corrida com barreiras.
Atletismo Salto em comprimento.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
As Técnicas Básicas do Volley
ATLETISMO REVEZAMENTO.
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Lançamentos e Arremessos
Saltos São quatro os tipos de saltos: distância, triplo altura,
Fundamentos do Voleibol
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
ATLETISMO.
Atletismo Educação Física
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
Elementos técnicos fundamentais:
GINÁSTICA de SOLO.
Atletismo.
ATLETISMO (SALTOS).
Transcrição da apresentação:

Saltos

Saltos No atletismo existem quatro tipos de saltos: Salto com vara e salto em altura – cujo objetivo é ultrapassar a maior distância vertical possível. Salto em comprimento e triplo salto – cujo objetivo é alcançar a maior distância horizontal possível. No 2.º Ciclo, vamos apenas tratar do salto em comprimento e do salto em altura.

Saltos Salto em comprimento: Realiza-se numa zona própria, constituída por uma pista de balanço, uma tábua de chamada e uma caixa de areia.

Saltos Salto em comprimento:

Saltos Fases do salto em comprimento: Corrida de balanço - aumentar progressivamente a velocidade e apoiar o pé de impulsão na tábua de chamada. Chamada ou impulsão - transformar a velocidade horizontal em vertical, perdendo o mínimo de velocidade possível: Pé de apoio “bate” com a planta rápida e ativamente; Joelho da perna livre eleva-se até à horizontal; Movimento global para a frente e para cima. Perna livre: perna que não efetua a chamada.

Saltos Fases do salto em comprimento (cont.): Fase aérea (voo) - Junção da perna de impulsão à perna livre. Atenção: ambas as pernas devem estender-se para a frente antes da queda. Chegada ao solo (queda) - Rodar os braços para a frente enquanto cai sobre os dois pés e avança o tronco.

Saltos Regulamento do salto em comprimento: O salto é medido desde a parte mais recuada da marca, produzida por qualquer parte do corpo, na caixa de areia, até à linha de chamada (aresta da tábua de chamada mais próxima da caixa de areia). O salto é considerado nulo quando o concorrente pisa o solo para além da linha de chamada.

Saltos Regulamento do salto em comprimento (cont.): Numa prova com mais de oito concorrentes, cada um deles tem direito a três ensaios. Os classificados até ao oitavo lugar têm direito a realizar três saltos suplementares. Para efeitos de classificação, considera-se o melhor salto de cada concorrente.

Saltos Salto em altura: O salto em altura realiza-se num espaço que engloba uma área para a corrida de balanço e uma zona de salto. A zona de salto é constituída por dois postes, uma fasquia transversal e uma área de queda.

Saltos Técnicas do salto em altura: Tesoura. Rolamento ventral. Salto de costas (Fosbury Flop). As técnicas de tesoura e rolamento ventral já não são utilizadas em competição. No entanto, a primeira delas é importante para a aprendizagem.

Saltos Salto em altura com a técnica de tesoura:

Saltos Salto em altura com a técnica de tesoura: Executar a corrida de balanço em linha reta e oblíqua à fasquia. Efetuar a chamada (impulsão), com o pé mais afastado da fasquia, inclinado o tronco ligeiramente para trás. Elevar a perna mais próxima da fasquia (perna de ataque) e inclinar o tronco para a frente. Baixar a perna de ataque, enquanto a perna de impulsão passa sobre a fasquia. Contactar o solo em dois tempos, primeiro com a perna de ataque e só depois com a perna de impulsão.

Saltos Salto em altura com a técnica Fosbury:

Saltos Fases do salto em altura: Corrida de balanço - executar a corrida de balanço realizando as últimas três a quatro passadas em curva. Chamada ou impulsão - apoiar o pé mais afastado do colchão um pouco à frente do primeiro poste.

Saltos Fases do salto em altura (cont.): Fase aérea (voo) - inclinar o tronco ligeiramente para trás e elevar energicamente a coxa da perna livre. Passar a fasquia de costas com o corpo arqueado e puxar as pernas, formando a posição em L, mantendo o queixo junto ao peito. Chegada ao solo (queda) - cair de costas no colchão, com os braços afastados.

Saltos Regulamento do salto em altura: O salto é válido desde que se transponha a fasquia sem a derrubar e se execute a chamada apoiado num só pé. O salto é considerado nulo, se o concorrente derrubar a fasquia ou se tocar o colchão para além do plano dos postes.

Saltos Regulamento do salto em altura (cont.): Cada concorrente dispõe de um máximo de três tentativas para ultrapassar a fasquia. O concorrente que faça três derrubes consecutivos à mesma altura é eliminado.