O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da terceira enquete realizada em 2010 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
I - Ciclo Regional de Debates PróSaúdeMental
Programação 09h00 Recepção dos convidados (ITESCS) 09h15 Abertura e apresentação da pauta do dia (Fernando) 09h20.
MICRO REGIÃO MICRO REGIÃO SÃO QUIRINO. HISTÓRICO As primeiras reuniões da micro região São Quirino aconteceram a partir de setembro de 2001 com a participação.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas SONDAGEM DE OPINIÃO Maio 2011.
DPU ITINERANTE A experiência do Núcleo de Pelotas Dr. Daniel Mourgues Cogoy.
COMISSÃO REGIONAL NORTE I
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Planejamento Estratégico do PGQP
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Movimento Alagoas Competitiva
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
A auditoria cívica hoje
Projeto PAIIPME Brasil / UE
SERVIÇO SOCIAL FUNERÁRIO
Paternidade e políticas públicas
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Comitê Regional da Qualidade de Sapucaia do Sul. Estrutura do Comitê Regional da Qualidade de Sapucaia do Sul Presidência do Comitê Adriana de Paula Coordenação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados do questionário realizado em 2011 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
PORTO ALEGRE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
10 anos Sesi PR em prol do ODM. Educação Básica  Ed. Infantil  Ed. Fundamental  Ensino Médio  EJA Educação Continuada Cultura Educação Básica  Ed.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Trabalho de Usuários da Informação
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Avaliação da Implantação da LCGP
2010 DIAGNÓSTICO DO SAPSE REGIONAL SUL. REGIONAL SUL Paraná Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Santa Catarina São Paulo.
PESQUISA QUANTITATIVA REALIZADA PELO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS - OCARA SERVIÇOS DA SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Programa BH Negócios Setorial Encadeamento Empresarial Territorial Principais Eixos de Atuação Tornar Belo Horizonte e sua região metropolitana a melhor.
O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da segunda enquete realizada em 2009 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
PPQG – Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão 12 inscrições; 8 concorrentes; 4 organizações reconhecidas; 23 representantes de 11 empresas participaram.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
AÇÕES DO PNAE DESENVOLVIDAS COM APOIO DA EPAGRI - SC 2009.
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
Transcrição da apresentação:

O DAPSE NO MOVIMENTO ESPÍRITA GAÚCHO Resultados da terceira enquete realizada em 2010 nos encontros regionais com trabalhadores dos departamentos.

S OBRE A PESQUISA : O questionário foi aplicado com trabalhadores espíritas que compareceram as reuniões regionais da FERGS e outros eventos e cursos de capacitação do DAPSE. No total, 117 centros espíritas participaram da pesquisa, a amostra corresponde a 30% dos centros gaúchos. Foi o terceiro ano de realização da pesquisa, o segundo, conforme padrões nacionais enviados pela FEB.

QUANTOS CENTROS ESPÍRITAS POSSUEM ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Em 2009 – 71% possuía atividades de Assistência Social

D OS C ENTROS E SPÍRITAS QUE POSSUEM DAPSE, Q UANTOS CONSIDERAM QUE REALIZAM ATIVIDADES PROMOCIONAIS ?

P ERIODICIDADE DESSAS ATIVIDADES :

P ÚBLICO ATENDIDO :

T RABALHADORES DO DAPSE NO RGS: Funcionários remunerados: 145 Trabalhadores voluntários: 1715 (média de 18 voluntários por centro espírita)

CENTROS QUE ADOTARAM O TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO:

N ÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS NOS PROGRAMAS DO DAPSE NO RGS: Em 2008 – Média de 165 pessoas atendidas por centro espírita Em 2009 – Média de 174 pessoas atendidas ao ano por centro espírita

N ÚMERO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS AO ANO : Em 2008 – Média de atendimentos por ano em cada centro espírita Em 2009 – Média de 1795 atendimentos por ano

D O NÚMERO TOTAL DE QUESTIONÁRIOS, QUANTAS CASAS ENCAMINHAM OS USUÁRIOS PARA OUTROS SERVIÇOS DA REDE :

D O TOTAL DE CENTROS PARTICIPANTES DA PESQUISA, QUANTOS CONHECEM O M ANUAL DE APOIO DO DAPSE?

CENTROS ESPÍRITAS QUE UTILIZAM O MANUAL DO DAPSE ( DOS QUE REALIZAM ATIVIDADES ASSISTENCIAIS ):

PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE DIREITOS:

E M QUAIS C ONSELHOS P ARTICIPAMOS :

REDE EXTERNA: QUANTOS CENTROS REALIZAM PARCERIAS

ALGUNS PARCEIROS CITADOS EM 2009: ONGs; CRAS – Centro de Referência de Assistência Social; EMATER Receita Federal SESI / SENAC UNIMED FIERGS CEEE Secretarias Municipais / Prefeituras Conselhos Municipais Caixa Econômica Federal Hospital Universidade de Pelotas Outras casas espíritas

A LGUNS DOS P ARCEIROS C ITADOS EM 2010: CRAS (Prefeitura) Estado/Programa a Nota é Minha Empresas e comércio em geral Prefeituras e ONGs Secretaria de Justiça e Desenv. Social Receita Federal Outros centros espíritas SESI Mesa Brasil Emater Cooperativas e banco de alimentos

R EDE I NTERNA – E XISTE ENTROSAMENTO DO DAPSE COM OS DEMAIS DEPARTAMENTOS ? 97% respondeu que sim – através de reuniões, seminários, grupos de pais gestantes, campanhas, encaminhamentos, visitas, confraternizações conjuntas e nas distribuições de roupas e cestas básicas.

CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES DO DAPSE (DO TOTAL DE CENTROS): Em 2009 apenas 45% afirmaram que havia capacitações

PERIODICIDADE DAS CAPACITAÇÕES REALIZADAS:

ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS USUÁRIOS:

ALGUMAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS USUÁRIOS (INTEGRAÇÃO SOCIAL):

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observa-se ao longo dos três anos em que foram realizadas as pesquisas, um crescimento gradativo nas atividades do DAPSE e principalmente na qualidade dessas atividades. Mudanças significativas em relação a realização de atividades promocionais, utilização do Manual de apoio, realização de parcerias, encaminhamentos dos usuários, cadastro nos Conselhos, entre outros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A capacitação dos voluntários também aumentou, embora a maioria realiza-a apenas anualmente. É preciso continuar avançando, mas com satisfação percebe-se um avanço em qualidade nas atividades realizadas pelas equipes do DAPSE.