LÓGICA MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

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Transcrição da apresentação:

LÓGICA MATEMÁTICA APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof. Thiago Pereira Rique <thiagorique2011@gmail.com

Plano de Ensino/Ementa Cálculo Proposicional Álgebra dos Conjuntos Silogismos Conteúdo Programático Módulo 1 Apresentação da disciplina Bibliografia Introdução Módulo 2 Argumentos e Premissas Proposições e Conectivos

Plano de Ensino/Ementa Conteúdo Programático Módulo 3 Operações Lógicas (Negação, Conjunção, Disjunção, Disjunção Exclusiva, Condicional, Bicondicional) Tabelas-Verdade, Tautologias, Contradições e Contingências Módulo 4 Equivalências e Implicações Lógicas (Propriedades) Proposições associadas a uma condicional Substituição nas formas proposicionais Conjuntos Completos de Conectivos Módulo 5 Conectivo de Sheffer Validade de Argumentos Regras de Inferência

Plano de Ensino/Ementa Conteúdo Programático Módulo 5 Técnicas Dedutivas Falácias Módulo 6 Álgebra dos Conjuntos Relação de Pertinência Determinação de um Conjunto Tipos de Conjuntos Módulo 7 Relações entre Conjuntos: Inclusão, Igualdade, Partes Operações com Conjuntos: União, Intersecção, Diferença, Complementação

Plano de Ensino/Ementa Conteúdo Programático Módulo 8 Silogismos

Bibliografia FEITOSA, Hércules de Araújo. PAULOVICH, Leonardo. Um Prelúdio à Lógica. São Paulo: Editora UNESP, 2005. ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à Lógica Matemática. São Paulo: Nobel, 2008. GERSTING, Judith L. Fundamentos Matemáticos para Ciência da Computação. Ed. LTC, 2004.

FREQUÊNCIA Últimos 10 minutos de aula Realizar chamada Falta reprova!

AVALIAÇÕES Calendário NP1 (03/out – 07/out) NP2 (28/nov – 02/dez) Substitutivas (05/dez – 07/dez) DP (09/dez) Finais (12/dez – 16/dez)

AVALIAÇÕES NP1, NP2, substitutivas, final Mini-testes Estudar bibliografia Frequentar as aulas Provas não serão baseadas nos slides Aplicação das provas: 2 professores por sala Mini-testes Não possuem data marcada Uma questão (pergunta/problema) sobre as aulas anteriores ao mini-teste, sempre subjetiva, para resolver nos últimos 15 minutos de aula Estimular o aluno a estudar Apresentar solução na aula seguinte

AVALIAÇÕES Avaliação contínua Distribuição de pontos Artigos Presença, resenhas, resumos, artigos, trabalhos Distribuição de pontos Prova: 6 pontos Mini-testes: 3 pontos Avaliação contínua: 1 ponto Artigos Obrigatória a escrita de pelo menos um artigo durante a disciplina Formato SBC (verificar outros formatos para disciplinas que não são da Computação) Mínimo de 3 e máximo de 8 páginas 1 a 3 alunos, dependendo do tamanho da turma

Mostra ASPER 20 e 21 de outubro Aluno pode participar como visitante ou apresentador (conta na avaliação contínua). Para CC1, CC2 e CC3 conta como ED e APS. Bons artigos podem aparecer como pôsteres e melhores artigos podem ser apresentados. Ponto extra: artigo selecionado como pôster e/ou para apresentação.