OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO Stephane Rodrigues Uhlmann¹ ¹Aluna do 2° ano do Curso de Farmácia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Advertisements

PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Estadual Reynaldo Massi Professora: Angela P. N. Rodrigues
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Projeto de reforço de Matemática
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
1° Aula – Projeto de Pesquisa
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA EE Fátima Gaiotto Sampaio Abmael Rocha Junior.
SEDUC – Polo de Nova Andradina
Daniela Elisabete da Silva. Tecnologia na escola Em nossa escola dispomos além do giz, quadro negro e livros didáticos: Computadores - que são utilizados.
Projeto EJA & Inclusão Digital
Projeto Festa Junina Michele Fernanda Picolo Sônia Aparecida de Araújo Pereira.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
COMO ENSINAR MEDICINA NESTES NOVOS TEMPOS ?
QUERO ENSINAR!!!.
Introdução INTRODUÇÃO
Aluna: Márcia Gomes da Silva
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Análise de uma ferramenta ou recurso
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
PROJETO NAVEGAR COM SEGURANÇA NA INTERNET
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
NOME TITULO DO SEU TRABALHO OURINHOS – SP
ÁREA PROJECTO: O BICHINHO DA FRUTA. Na sequência do projecto apresentado aos pais e alunos, as professoras decidiram convidar uma massagista de recuperação.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
Universidade Anhembi Morumbi Índice de Satisfação Discente ISD – 2007/01.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Utilização do Baralho Atômico dos Elementos
Explorando a Interdisciplinaridade dos Conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ano II) Orientadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean Integrantes:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
III Encontro USP-Escola 2012
USJT – Universidade São Judas Tadeu
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
O Ciência para Todos no Semi á rido Potiguar completa sua quinta edição em Com apoio das diversas instituições envolvidas, a Feira de Ciências do.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Proposta de atividade esboço inicial
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
Sistemas Distribuídos Programa da disciplina
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Aula inaugural: apresentação do curso, aplicabilidade e importância da disciplina, ementa e método de avaliação Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva Mecânica.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
CURSO DE MATEMÁTICA Professora: Sandra Di Flora. MATERIAL DE USO DIÁRIO livro didático cadern o pasta de trilho material de Geometria, quando solicitado.
Contabilidade I Apresentação da disciplina Profa. Adm. Mara Luiza Gonçalves Freitas Curso de Bacharelado em Administração.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE QUÍMICA PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO Stephane Rodrigues Uhlmann¹ ¹Aluna do 2° ano do Curso de Farmácia

OFICINA REFORÇO EM QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA E EM QUÍMICA ORGÂNICA -Público-alvo: alunos do 1° ano de Farmácia (diurno e noturno) da USJT. -Objetivo: realizar tarefas de caráter lúdico reforçando conceitos de química básica.

Metodologia  Introdução teórica em sala de aula. Recursos: giz e lousa, transparências com retroprojetor, multimídia (Power Point).  Realização de tarefas e outras atividades lúdicas pelos alunos e supervisionada pelas professoras. Recursos: jogos de íons confeccionados com cartolina, modelos moleculares para confecção de estruturas orgânicas, máquina fotográfica, computador, impressora, cartas confeccionadas com papel comum, programa computacional Crocodile Chemistry.  Discussão final complementar. Recursos: giz e lousa.

Resultados  Em um ambiente de envolvimento emocional, o aluno se sentiu valorizado e motivado a estar sempre presente nos encontros.  O envolvimento dos alunos demonstrou expectativa para os encontros seguintes. O envolvimento na proposta pela realização das tarefas foi um ponto alto observado durante a oficina.  Justificativas (na forma de alguns exemplos): 1)Fala de uma aluna: “agora eu estou entendendo o conteúdo. Eu andava até com baixa auto-estima.” 2)Fala de outra aluna: “eu fiz magistério no colegial. Eu nunca tive química, e não estava entendendo direito as aulas por isso.”

Resultados 3)O envolvimento dos alunos nas tarefas foi 100 % satisfatório. Todos se envolviam na realização das mesmas e se empenhavam para obter sucesso. 4)A solicitação das professoras para esclarecimento das dúvidas era muito maior durante a realização das tarefas do que durante o colóquio inicial. 5)Os alunos não abandonavam a aula antes do seu término e alguns ficavam além disto para esclarecer mais dúvidas. 6)Os alunos ficavam ansiosos pelo próximo encontro, algumas vezes solicitando que fossem desenvolvidos determinados tópicos em que sentiam mais necessidade. Solicitavam material escrito e listas de exercícios.