LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática

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Transcrição da apresentação:

LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática

RESGATE HISTÓRICO O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo. Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado a dificuldade de um aluno, numa das suas aulas. Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.

OBJETIVOS Cuisenaire afirma que, com o método dos números em cor, é possível introduzir as quatro operações básicas e suas propriedades. Além disso, podemos desenvolver múltiplos, divisores, um estudo completo sobre frações,mmc,mdc,decomposição dos números, potenciação, proporção e algumas aplicações geométricas como perímetro, áreas e volumes. E ainda é aplicável ao ensino de multiplicações algébricas, fatoração, progressões aritméticas, progressões geométricas e etc.

CONSTITUIÇÃO DO MATERIAL Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas de um cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais: Contagem Contagem Branco 1 Vermelho 2 Verde-Claro 3 Lilás 4 Amarelo 5 Verde-escuro 6 Preto 7 Castanho 8 Azul 9 Laranja 10

1. CONSTRUINDO UM MURO O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade. Análise: Introduzir a operação de adição e a comutatividade.

2. DE QUANTAS FORMAS PODEMOS MONTAR O NÚMERO 5? Para jogar basta fazer variações com as peças, por exemplo: 5 + 0 = 5 1 + 1 + 1 + 1 + 1 = 5 1 + 1 + 1 + 2 = 5 1 + 1 + 3 = 5 1 + 4 = 5 2 + 3 = 5 Análise : Trabalha a sucessão de números naturais e a decomposição de uma adição em diferentes parcelas .

3. ADIÇÃO 1) Que peças posso juntar para formar a peça preta? Faça todas as combinações possíveis com duas peças, depois com três. Por exemplo: (Uma verde clara com uma lilás) 2) Escreva uma sentença numérica para cada solução do item (1). Por exemplo: (4 + 3 = 7)

4. SUBTRAÇÃO O professor divide a turma em grupo de quatro alunos, entrega o material em cada grupo. O material será distribuído sobre a mesa a disposição do grupo, então o professor lança perguntas aos alunos estimulando-os a compreensão da operação, por exemplo: Se colocarmos, a barra preta e sobre ela, a lilás, qual barra irá completar o tamanho da preta? Solução: 7 – 4 = 3

4. SUBTRAÇÃO E a azul sobre a laranja? Solução: 10 – 9 = 1 E a vermelha sobre a amarela? Solução: 5 – 2 = 3 É possível colocarmos a azul sobre a marrom? Análise: Introduzir os conceitos de subtração. Solução: 8 – 9 = - 1

5. MULTIPLICAÇÃO Para explorarmos o conceito de multiplicação, vamos trabalhar com a seguinte proposta: 1) Duas peças vermelhas são do tamanho de que peça? Que relação tem este fato com a sentença: 2x2 = 4? =

5. MULTIPLICAÇÃO 2) Três peças vermelhas são do tamanho de que peça? Que relação tem este fato com a sentença: 3x2 = 6? =

5. MULTIPLICAÇÃO 3) Quatro peças vermelhas são do tamanho de que peças? =

5. MULTIPLICAÇÃO 4) Quatro peças verdes claras são iguais a quantas peças lilás? =

6. DIVISÃO Para explorar o conceito de divisão, vamos trabalhar com a seguinte proposta : 1) Quantas vezes a barra verde clara cabe na verde escura? Que operação você usou?   = Resposta : 2 vezes. Operação 6 : 3 = 2

6. DIVISÃO 2)Quantas vezes a barra vermelha cabe na barra marrom? Indique a operação usada.   = Resposta : 4 vezes. Operação 8 : 2 = 4

6. DIVISÃO 3)Quantas vezes a barra amarela cabe na barra laranja? Indique a operação usada.   = Resposta : 2 vezes. Operação 10 : 5 = 2

6. DIVISÃO 15 : 4 3 resta 3 23 : 7 resta 2 33 : 2 16 resta 1