Controle de tráfego, novas tecnologias e segurança Rone Evaldo Barbosa Agosto/20101Ministério dos Transportes Rafael Seronni.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DESAFIOS DA ABSORÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Advertisements

Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro
Sistema de Informação Gerencial
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Sistemas de Informações Gerenciais
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA
Regulamentação SCM e o Futuro do Provedor de Acesso à Internet
EMPREGO DA TECNOLOGIA: DIFERENCIAL COMPETITIVO
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Paulo Pinho Diretor de Operações Omnilink Tecnologia Ltda
Control Objectives for Information and related Technology
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
MONITORAMENTO E MOVIMENTAÇÃO LOGÍSTICA
Prefeitura de Santo André
A grande rede mundial de computadores
Treinamento MRP II POLITRON
Dezembro 2011.
Controle de Saneamento Remoto
SGI Apresentação Técnica.
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Sobre a Logikos Histórico
Comunicação com qualidade e economia!
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
APRESENTAÇÃO RASTREADORES Fevereiro 2010.
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
1. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO
Centro de Controle Operacional
Integração de sistemas de supervisão e controle operacional
Tecnologia da informação
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
Nova solução CRM da Riosoft
Óleo e Gás Sistema de Inteligência MultiMercado 2014.
Marketing de Relacionamento
Gestão completa de entregas e roteirização
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Capítulo 4: A Segurança da Informação e as Estratégias de Negócio Capítulo 5: Definindo o Escopo do SGSI Capítulos 4 e 5.
A importância da modelagem hidráulica
“Integrando o país, com logística de resultado.”
Rafael Furtado Eduardo Praça Paulo Sérgio F. de Sousa Jr. Agosto/2010
Visão do Brasil sobre a Importância da Cooperação Técnica Brasil - Holanda Bruna Denise Lemes de Arruda Agosto/20101Ministério.
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
LUIZ DANIEL DE AZEVEDO BORGES Trabalho 9. Pesquisar sobre o modelo de certificação digital estabelecido pelo governo, através da ICP-Brasil (sistema de.
“GRANINTER” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential.
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Gestão da Inovação Tecnológica
SERVIÇO AVANÇADO DE LOCALIZAÇÃO E GESTÃO DE FROTAS ATRAVÉS DA INTERNET
Sistemas de Informação
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Planejamento Estratégico
O bestService facilita todo o processo do serviço de campo, tornando-o mais rápido, seguro e, conseqüentemente, mais barato. A solução além de facilitar.
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
INFRA-ESTRUTURA: HARDWARE
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
TRANSPORTE MARÍTIMO.
Uma Empresa especialista em rastreamento Soluções Profissionais desenhadas para monitorar transporte de carga Uma Empresa especialista em rastreamento.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PORTAL DO C DOUT EX PORTAL DO C DOUT EX ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2012.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
4.4 Implementação e Operação
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial. P&C Cazeiro Consultoria em Gestão Empresarial Missão Prover soluções para maximizar a excelência operacional,
Inovando com qualidade Ligações para celulares de qualquer lugar do Brasil com tarifas imbatíveis e qualidade incomparável.
MarineTraffic.com Sistemas de Comunicação Multimédia.
Transcrição da apresentação:

Controle de tráfego, novas tecnologias e segurança Rone Evaldo Barbosa Agosto/20101Ministério dos Transportes Rafael Seronni Mendonça

RIS – River Information Services; (Serviços de informação do Rio) VTS – Vessel Traffic Services; (Serviço de tráfego de embarcações) MARIN – Maritime Research Institute Netherlands; (Instituto Holandês de Pesquisa Marítima) Tecnologia de Embarcações Agosto/2010Ministério dos Transportes2

RIS – River Information Services O RIS permite a gestão do tráfego e possibilita a rápida troca de informações entre os entes envolvidos no uso do rio, como: Controle de tráfego Horários de viagens; Horários de operação dos terminais; Planos de operação das eclusas; Informações meteorológicas; Informações sobre níveis e calados; Cartas náuticas eletrônicas Agosto/2010Ministério dos Transportes3

Agosto/2010Ministério dos Transportes4 RIS - Rotterdam

RIS - Dordrecht Agosto/2010Ministério dos Transportes5

RIS - Dordrecht Agosto/2010Ministério dos Transportes6

Agosto/2010Ministério dos Transportes7 CENTRAL DE CONTROLE - RIS

O que é o RIS? Agosto/2010Ministério dos Transportes8 São os serviços de informações harmonizados que dão suporte ao tráfego e a gestão de transporte na navegação interior, incluindo interfaces com outros modos de transporte. O RIS agiliza a troca de informações entre entidades públicas e privadas que utilizam as vias navegáveis, a informação é partilhada com base na coleta de dados de forma padronizada.

Qual a sua necessidade? Agosto/2010Ministério dos Transportes9 Implementar comunicação e tecnologias de informação nos processos organizacionais e operacionais é condição crucial para aumentar a eficiência operacional e assim, poder garantir uma maior segurança operacional para o mercado de hoje. O RIS facilita a organização do transporte fluvial e a sua gestão através da troca de informações eficazes nas operações de transporte (tais como os horários de viagens e dos terminais / planos de operação das eclusas e etc...) podendo ser facilmente otimizados, proporcionando vantagens para a navegação interior permitindo assim, uma maior integração com a cadeia logística intermodal.

Como funciona o RIS? Agosto/2010Ministério dos Transportes10 O RIS foi construído em modernas tecnologias de TI e de infra-estrutura de telecomunicações ele esta relacionado com as inovações tecnológicas introduzidas no sector da navegação interior na última década na Holanda, que são: - Cartas náuticas eletrônicas e Display gráfico para visualização do canal de navegação e da posição da embarcação; - Integração com o uso da internet para divulgação de notícias em texto para os navegantes, em 11 línguas; - Sistema de notificação eletrônica, coleta de informações e distribuição dos dados de viagem relacionados ao navio e a carga; - Sistema de radar para navegação e vigilância de tráfego(VTS); - Planejamento das viagens e otimização do uso combustível nas viagens;

VTS – VESSEL TRAFFIC SERVICES O VTS ou serviço de tráfego de embarcações é projetado para melhorar a segurança e a eficiência da navegação. O VTS integra todas as informações para um único operador de modo a permitir a organização eficaz do tráfego e da comunicação. A imagem do tráfego é compilada e coletadas por meio de sensores, tais como radar, AIS(Sistema de identificação automática), CCTV e VHF ou outros sistemas disponíveis. O VTS deve sempre fornecer uma imagem completa do tráfego, como informações sobre todas as embarcações(nome, carga, quantidade de pessoas abordo e etc..) e suas intenções devem estar prontamente disponíveis. Por meio da imagem de tráfego, situações que estão em desenvolvimento podem ser avaliadas, facilitando a tomada de decisão do operador. A avaliação dos dados depende, em grande medida, da qualidade dos dados coletados e da capacidade do operador para combinar isso com uma situação real ou em desenvolvimento. Agosto/2010Ministério dos Transportes11

VTS – VESSEL TRAFFIC SERVICES O Objetivo do VTS é integrar várias informações para um único operador, de modo a permitir a organização eficaz do tráfego e da comunicação. A imagem do tráfego é compilada e coletada por meio de: Agosto/2010Ministério dos Transportes12 Radares; AIS (Sistema de identificação automática); CCTV (Câmeras e circuito fechado de TV); VHF (Comunicação via rádios de alta frequência); Outros sistemas disponíveis.

VTS – Contato da central com uma embarcação (Radar e VHF) Agosto/2010Ministério dos Transportes13

VTS – Ativando o AIS (Radar+AIS) Agosto/2010Ministério dos Transportes14

VTS – Câmeras de vigilância noturnas Agosto/2010Ministério dos Transportes15

Agosto/2010Ministério dos Transportes16 MARIN - Instituto Holandês de Pesquisa Marítima Principais campos de atuação da MARIN na navegação interior: Projetos detalhados de embarcações; Cascos e propulsores; Viabilidade de novas embarcações; Impacto ambiental da navegação interior; Segurança e eficiência náutica.

Agosto/2010Ministério dos Transportes17 EMBARCAÇÃO TRADICIONAL Comandante e família residem na embarcação

Agosto/2010Ministério dos Transportes18 DESENVOLVIMENTO DE NOVAS EMBARCAÇÕES: VIABILIDADE Desenvolvimento de uma barcaça “caminhão” para substituir embarcações menores

Agosto/2010Ministério dos Transportes19 DESENVOLVIMENTO DE EMBARCAÇÕES: Protótipo do casco e dos propulsores

Agosto/2010Ministério dos Transportes20 TESTES DE IMPACTO - ONDAS

Agosto/2010Ministério dos Transportes21

Agosto/2010Ministério dos Transportes22 BATEDOR DE ONDAS

Agosto/2010Ministério dos Transportes23 Tecnologia das embarcações

Agosto/2010Ministério dos Transportes24

Agosto/2010Ministério dos Transportes25 PAINEL DE CONTROLE

Agosto/2010Ministério dos Transportes26

Agosto/2010Ministério dos Transportes27 Simuladores

Agosto/2010Ministério dos Transportes28 Simuladores

Agosto/2010Ministério dos Transportes29

Agosto/2010Ministério dos Transportes30

Agosto/2010Ministério dos Transportes31

Agosto/2010Ministério dos Transportes32 Treinamento em segurança

Agosto/2010Ministério dos Transportes33

Agosto/2010Ministério dos Transportes34

Agosto/2010Ministério dos Transportes35 Rone Evaldo Barbosa Rafael Seronni Mendonça